Não consigo estudar - Há uma solução emergencial para essa situação

Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

Qual é a solução emergencial para “consiguir estudar”?

Reunimos aqui as possíveis causas e soluções para o bloqueio dos seus estudos. Confira!

Dedicar-se a passar em uma prova difícil, como um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc significa deixar de lado alguns hábitos e se apegar aos livros todos os dias.

Mas, ao tentar colocar a rotina de estudos em prática, muitos estudantes sofrem um bloqueio“não consigo estudar! Qual é a solução emergencial para isso?”, é o que muitos nos questionam.

Ter dificuldade para estudar é um problema comum a muitas pessoas que se tornam estudantes de alto desempenho, como um concurseito, um vestibulando etc.

Entretanto, passar em concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares e residência médica exige muito esforço, principalmente quando se trata de provas muito concorridas.

Diante da queixa “não consigo estudar”, apresentada por muitos estudantes que nos acompanham, reunimos as possíveis causas para o bloqueio com os estudos e como superá-las. Continue a leitura!

Procrastinação: o mal do século

A procrastinação nada mais é do que o famoso “deixar tudo para depois”. E, na maioria das vezes, quando isso acontece, a pessoa fica estressada.

Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, “a procrastinação é, na atualidade, o problema mais grave da educação”.

Ele integra um grupo que investiga o assunto para “entender por que às vezes nos tornamos nosso pior inimigo com atrasos desnecessários” de nossas tarefas.

Muitos estudantes também encaram a procrastinação como, na verdade, um bloqueio mental e, por isso, muitos exclamam preocupados: “não consigo estudar!”.

No entanto, o fato de não conseguir estudar pode ser resultado do cansaço, o que resulta em sono durante o estudo ou da falta de motivação para realizar suas tarefas.

Contudo, se você deseja ingressar na carreira pública, é indispensável buscar uma solução emergencial para seu problema de “não consigo estudar” e engatar nos estudos.

Para isso, avalie o tempo de estudo disponível e se prestar essa prova condiz com seus objetivos pessoais e profissionais.

Antes de continuarmos, gostaríamos de reforçar que a gestão do tempo, assim como a motivação, o ambiente de estudo e a área que você escolher, fazem parte dos pilares de aprovação. 

Não consigo estudar porque estou muito cansado

O cansaço é uma das causas mais alegadas por aqueles que reclamam que não conseguem estudar.

Por isso, antes de desesperar-se, você já verificou se há horários do dia em que você apresenta um rendimento melhor para estudar?

Cada pessoa possui um relógio biológico e um ritmo de estudos diferente. Tem gente que apresenta melhor desempenho durante as manhãs, enquanto outros conseguem absorver melhor o conteúdo quando se dedicam a estudar à noite.

Portanto, para driblar o bloqueio com os estudos, a primeira iniciativa é encontrar o turno do dia ideal para estudar.

Em suma, não existe um melhor horário para estudar. Tudo vai depender do seu rendimento.

Um cochilo pode potencializar o aprendizado

Dormir um pouco pode ser o melhor remédio para o bloqueio resultante do cansaço!

Se você não trabalha, experimente fazer uma sesta, ou seja, repousar após o almoço por 30 minutos. Se você for estudar durante a tarde, é possível que seu desempenho seja amplificado.

Se você tem apenas o período da noite para estudar e, assim como eu, chega muito cansado do trabalho, permita-se tirar um cochilo antes de começar a estudar e estenda os estudos até o início da madrugada.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Trabalho, só tenho a noite para estudar e me sinto muito cansado. O que fazer?

Se você trabalha o dia todo e tem as noites para estudar, mas sente-se exausto neste horário, que tal experimentar madrugar? Pode ser que seu desempenho seja melhor pela manhã.

Tente chegar do trabalho, tomar banho, jantar e pegar no sono às 20h. Dessa forma, programe o despertador para tocar às 2h ou 3h da manhã e estude até o amanhecer.

Em geral, nos primeiros dias, você não conseguirá pegar no sono às 20h, mas aos poucos você conseguirá adaptar seu organismo a essa rotina e verificar se esse método funciona para você.

Só não desista! Muita gente acredita que é necessário se dedicar exclusivamente aos estudos para ser aprovado em na sua prova. 

No artigo: Dá para estudar e trabalhar ao mesmo tempo?tiramos suas dúvidas e tentamos responder a essa pergunta.

Não consigo estudar porque não tenho “cabeça” para isso! Como lidar com essa situação?

Há pessoas que possuem o dia todo disponível para estudar, mas alegam não conseguir pois não têm “cabeça” para os estudos.

Nesse caso, o bloqueio existe em função da ausência de motivação para estudar. E  cabe a você procurar o aspecto que te motiva e impulsiona.

Lembre-se que, a partir do momento que você escolhe prestar uma prova concorrida, é necessário ter objetivos claros e estudar muito até alcançá-los.

Não existe “meio estudante”, ou seja, aquela pessoa que deseja passar mas estuda apenas eventualmente. Esse é um dos maiores erros no estudo.

Prestar uma prova concorrida é uma postura que deve ser internalizada e refletida em estudo constante!

Se você percebe que manter uma rotina de estudos realmente não é a sua praia, pare de se enganar, meu amigo.

Deixe de gastar dinheiro com materiais e criar expectativas na sua família sobre a aprovação em um cargo público. Procure a carreira que te faça feliz, seja na iniciativa privada ou empreendendo.

Como aumentar a motivação para estudar

Encontrar o que te motiva a estudar é a melhor forma de cessar as queixas de “não consigo estudar!”.

Questione-se sempre por que motivo estudar. Quais aspectos da tua carreira ou da sua vida de estudante te levaram a tomar essa decisão?

Identificar a motivação é ter combustível o suficiente para alcançar o seu objetivo.

Há uma solução emergencial para aumentar a motivação com os estudos?

Não há uma única solução emergencial para aumentar a concentração e ter foco nos estudos, mas há dicas para elevar o engajamento. Confira!

1. Organize sua rotina

Defina os horários em que você estudará e elabore o seu ciclo de estudos, ou seja, as disciplinas que irá estudar a cada dia e o tempo que será dedicado a cada uma delas.

Não deixe de alinhar o seu cronograma de estudos com as exigências do edital, para que nenhuma disciplina deixe de ser contemplada.

Risque cada disciplina concluída, assim, você terá a sensação de progresso.

Outra dica que recomendamos aos estudantes para se organizar corretamente para estudar é o aplicativo Estudaqui.

Esse app é fácil de usar e bastante intuitivo. Você só precisa selecionar sua prova e informar o seu nível de conhecimento e o sistema cria seu plano de estudo personalizado.

O aplicativo também fornece estatísticas relacionadas ao desempenho que ajudam a acompanhar o progresso de maneira prática pelo celular. 

O Estudaqui é o único do mercado que consegue fazer isso com maestria. Os concorrentes não conseguem fazer ciclos tão eficientes, o que pode te atrapalhar muito. 

Leia mais no post “Ciclo de estudos para concursos públicos | PARTE PRÁTICA” e conheça a fundo esta técnica de estudo. 

2. Seja ativo no seu aprendizado

Ler o conteúdo ou assistir a videoaulas nem sempre é muito motivante! A solução é ser ativo, isto é, testar os seus conhecimentos sempre.

Faça questões de provas para fixação e revisão, explique para alguém (ou para você mesmo) em voz alta o que acabou de aprender e construa mapas mentais e resumos.

Essas são algumas técnicas que vão lhe proporcionar um senso de propósito ao estudar. É muito mais do que ver conteúdo e passar para a frente a folha.

3. Foco no progresso

Não pense em tudo o que ainda falta estudar e nem em quantos candidatos por vaga você terá que ultrapassar para conquistar a aprovação.

Foque nos seus estudos do dia e no seu progresso da semana. Não ponha a mente lá na frente durante os estudos.

4. Extermine as distrações

Então afaste-se de vez de distrações como:

  •  smartphone (exceto aplicativos de estudo, é claro);
  •  computador;
  •  televisão;
  • pessoas a sua volta.

Diante daquela disciplina complicada, não recorra às redes sociais e nem a seus programas favoritos.

5. Defina recompensas

Que tal definir uma meta diária de estudos e, após cumpri-la, oferecer a si mesmo uma recompensa?

Pode ser uma hora de videogame, assistir a um ou dois episódios de uma série ou até mesmo comer um pedaço da sua sobremesa favorita.

6. Compartilhe experiências

Uma boa oportunidade para elevar a sua motivação é conhecer e conversar com pessoas que estão vivendo desafios semelhantes aos seus.

Sugerimos que procure um grupo de credibilidade nas redes sociais, formado por estudantes focados, para trocar dicas, comentar a sua rotina de estudos e se motivar.

Estudar para essa prova é apenas uma fase

Estudar para essa prova e ter que ver as matérias que você não tem muito interesse é uma fase! Sempre se lembre de que você não vai estudar para sempre.

Se você tiver foco agora, em breve a tão sonhada aprovação virá e você terá estabilidade financeira para curtir a vida ao máximo.

Aqui em São Paulo sempre ouvimos um ditado comum, que diz que “enquanto você não está estudando, um japonês está”.

E essa é uma verdade – mas a concorrência não se limita a japoneses, são diversos brasileiros buscando estabilidade na carreira pública que estão estudando muito.

Busque ajuda e fortaleça sua estratégia até a aprovação

Se você realmente acredita que não consegue estudar, talvez seja porque você não consegue estudar sozinho e para isso existe solução. Peça ajuda à teconologia!

Todas essas dicas funcionam em conjunto com todas as funcionalidades que o aplicativo Estudaqui disponibiliza para seus usuários. 

Como já mencionamos, além de organizar sua rotina e elaborar um ciclo de estudo personalizado para você, o App  traz estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo. 

Se você não estudar direito, você perderá a chance de ser aprovado quando vier seu edital e, provavelmente, terá que estudar por muito mais anos para que surja outra oportunidade. Tenha foco!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves