Blog
como-voltar-estudar-concurso

Como voltar a estudar para concurso? O que fazer diferente para alcançar seu objetivo

Como voltar a estudar para concurso? Se você está retornando a sala de aula ou planejando estudar sozinho depois de muito tempo longe dos livros, essa é uma dúvida que bate com tudo.

Bom, mas vamos presumir que da última vez, você fez um trabalho bastante decente de preparação, ou seja, você tinha um cronograma de estudo ou alguns guias de estudo, e você fez um bom número de testes práticos.

Se você não fez um esforço razoável na primeira vez, sua principal prioridade agora deve ser comprometer-se 100%! As informações abaixo ainda ajudarão você, todavia você precisa estar comprometido com o processo. Sem isso, o resto não importa.

Se você se preparou razoavelmente bem na primeira vez, a pergunta natural que surge é: “O que eu posso fazer diferente agora?” A chave é entender que a forma como você estuda precisa mudar.

Para a maioria dos participantes de concurso, há dois desafios: aumentar o conhecimento de todos os vários conceitos e ideias e, depois, tornar-se verdadeiramente proficiente na aplicação dos métodos e técnicas corretos.

Os tópicos abaixo ajudarão a reforçar ambos e aprender como voltar a estudar para concurso.

GUIA: como voltar a estudar para concurso

Entrar nos trilhos de como voltar a estudar para concurso pode ser difícil. Não há mais dias livres. Não há como dormir mais cinco minutinhos. Veja como evitar o choque muito forte e voltar ao modo de produtividade.

1. Organize o começo do seu dia

voltar-estudar-concurso-mesa-estudo

Quaisquer que fossem os seus hábitos durante o tempo off dos estudos, o primeiro dia de volta será muito menos estressante se você tiver uma boa noite de sono. Você também pode preparar tudo o que precisa para a manhã seguinte, para não ter que sair correndo para comprar algo para comer.

Faça alguns alongamentos e outros exercícios, se puder. É hora de acordar e voltar ao jogo!

Comece a preparar sua rotina para um sono consistente, um café da manhã saudável e exercícios durante esta semana e para o resto do ano para voltar a estudar para concurso.

Talvez apenas atualizando sua rotina de despertar, programando as coisas do café e definindo uma ótima música em seu alarme, você irá se mexer.

2. Estabeleça prioridades para as tarefas

Se você tiver alguns preciosos minutos extras do seu dia para si mesmo, use-o para se organizar e priorizar suas tarefas.

Escolha as coisas mais essenciais que você precisa fazer e coloque-as na sua lista, e programe as menos urgentes ao longo da semana. Se você puder delegar tarefas, melhor ainda.

Para voltar a estudar para concurso, é crucial criar um plano de estudos e uma rotina para se familiarizar de novo com o “modo estudar”.

Use um planejador ou um calendário online, como o Google Agenda, não apenas para agendar todas as suas aulas, mas também organizar seus horários de estudo e datas limites para concluir uma tarefa, consultando as apostilas do seu curso.

Esta parte da organização pode levá-lo de volta para o mindset de estudo e até mesmo te animá-lo para o resto da semana ou ano.

3. Comece pelas pequenas coisas

Se você ainda sente como se estivesse presente apenas de corpo, dê o primeiro passo para voltar a estudar para concurso, resolvendo apenas uma pequena tarefa.

Primeiro, tenha uma lista de tarefas que você deseja realizar durante o dia e verifique se há uma tarefa fácil (mas importante). Algo simples, mas crítico, como uma matéria que você tem mais domínio, ou uma lista de exercício para recapitular um assunto. Não há nada tão revigorante quanto riscar algo da sua lista.

As pequenas tarefas no início dos estudos podem ser orientadoras. Se você faz aulas em algum lugar, não perca as primeiras aulas.

Certifique-se de que você tenha todos os suprimentos e livros necessários (ou faça as anotações e preparações para obtê-los). Assim, você está pronto para um bom começo.

4. Organize-se

Quando se trata de equilibrar como voltar a estudar para concurso e os compromissos com a vida, a organização é a chave.

Adquirir o hábito de usar um diário ou calendário (como sugerimos no item 2) para programar coisas como estudo, reuniões, datas de brincadeiras para as crianças ou eventos sociais é uma maneira eficaz de acompanhar o que você precisa fazer.

É fácil perder o foco quando as demandas começam a se acumular e é esse o momento em que deixamos coisas como nossos estudos deslizarem.

Aproximar-se dos seus estudos da maneira mais organizada possível é uma ótima maneira de manter-se focado, diminuir o estresse e garantir que você não seja constantemente pressionado pelo tempo.

5. Utilize serviços de apoio

voltar-estudar-concurso-mentoria

É compreensível que você precise de um pouco de uma ajuda extra para voltar a estudar para concurso – e entrar em contato com um serviço de suporte online é uma ótima maneira de obter apoio.

Treinadores, mentores ou coachings para concurso podem trabalhar com você para ajudar em quaisquer perguntas que você possa ter.

Se você ficou fora dos estudos por algum tempo, pode ser apresentado a novos conceitos que não entende. Um simples e-mail para seu instrutor ou mentor pode responder às perguntas do seu concurso e esclarecer qualquer confusão.

Alternativamente, você pode fazer uso de fóruns de alunos na internet para fazer perguntas e obter insights e inspirações de outros alunos.

Tem dificuldade em gerenciar seu tempo ou montar seu ciclo de estudos? O contato com a equipe de suporte desse tipo de serviço te ajudará com algumas dicas de ferramentas importantes de gerenciamento de tempo e estudo.

Quaisquer que sejam suas necessidades, entrar em contato com esses serviços pode ajudar a minimizar os sentimentos de estresse e tornar o compromisso de voltar a estudar para concurso o mais fácil e indolor possível.

6. Defina expectativas realistas

Não há nada de errado em esperar muito de si mesmo. Na verdade, esse impulso pode realmente ajudar você a atingir suas metas e voltar a estudar para concurso. É importante, no entanto, manter seus objetivos realistas e alcançáveis.

É natural querer dar tudo de si e acompanhar as coisas, mas colocar uma pressão desnecessária em si mesmo pode ser contraproducente.

Ser gentil consigo mesmo e permitir-se tempo para voltar ao ritmo das coisas é a melhor maneira de manter a calma.

Tente julgar a si mesmo não pelos seus resultados, mas pela quantidade de esforço que você está investindo.

7. Prepare um espaço de estudo funcional

voltar-estudar-concurso-mesa-estudo-2

É essencial criar um espaço de estudo funcional quando você voltar a estudar para concurso. Seu ambiente tem um efeito direto sobre o que você tira do seu tempo de estudo, então criar um espaço que seja silencioso, limpo e livre de distrações o ajudará a estudar de maneira eficaz.

Procure uma área da casa que receba muita luz natural, invista em uma cadeira com bom apoio e compre uma mesa com gavetas ou divisórias para ajudar organizar suas apostilas e outros materiais.

Personalizar o seu espaço de estudo com um pôster ou uma foto que motiva você, uma planta na mesa ou uma foto também pode ajudar, pois garante que o seu espaço de estudo seja convidativo e motive você a passar mais tempo lá.

Voltar a estudar para concurso pode parecer cansativo, mas com um pouco de conhecimento e apoio, não há razão para ter medo.

Lembre-se do seu objetivo e imagine como será gratificante quando você finalmente passar na prova que sempre desejou!

E já imaginou com um clique selecionar a prova que você irá fazer e com outro clique organizar toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos?

Isso tudo automaticamente, e considerando as suas facilidades PESSOAIS em cada disciplina? Você pode fazer isso!

O Estudaqui te ajudará a voltar a estudar para concurso e montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

Também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível. Conheça todos os detalhes no nosso site.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves