Blog
motivacao-para-concurseiros

Motivação para concurseiros: como se manter firme no objetivo

Para a maioria das pessoas, a preparação para qualquer teste padronizado pode ser um pouco estressante. O concurso é um teste muito desafiador e, em um campo competitivo, as apostas podem ser altas. Para muitas pessoas, até mesmo começar a se preparar parece assustador. Com tantas expectativas em jogo, aqui estão algumas dicas para manter a motivação para concurseiros.

Motivação para concurseiros: dicas práticas

#1. Diversão primeiro

Comece seus estudos com a parte mais “divertida” que puder. Por exemplo, se você não se importa tanto com a raciocínio lógico, comece fazendo alguns exercícios.

Em outras palavras, ajuste seu plano de estudos para começar com algo que o envolva. Da mesma forma, começar com revisão ou um tópico mais fácil pode ajudar a aumentar sua confiança.

Esta é uma boa motivação para concurseiros, principalmente, para concurseiros que estão estudando para o mesmo exame depois de uma ou duas tentativas.

#2. Estude em pedaços

Planeje com antecedência para se dar um tempo. Pois ter tempo é uma motivação valiosa para concurseiros!

Se você tiver dificuldade em passar um bom tempo seguido estudando (não se preocupe, sabemos o que está acontecendo!), planeje dar um tempo e limpar a cabeça depois de um período de estudo.

Coma um lanche, passeie com seu cachorro (ou faça algo mais que você goste) e depois volte a estudar. Você pode estender gradualmente o tempo de cada bloco de estudo, quando sentir que está mais gerenciável.

#3. Se recompense

Dê a si mesmo um incentivo baseado apenas no tempo e no esforço do estudo, e não em quão bem você se sai.

Por exemplo, se você estudar por uma hora cinco vezes por semana, dê a si mesmo algum tipo de recompensa que você realmente quer, como um cupcake da padaria (ou uma folga nos estudos).

As recompensas são pequenos truques de motivação para concurseiros que ajudam a atingir dois objetivos com uma única ação: você estuda e ainda ganha outra coisa de que gosta muito. Trata-se, portanto, de dupla satisfação para recuperar as energias para o dia seguinte.

#4. Ilumine o humor

Torne seu estudo mais agradável fazendo alguns lanches, ouvindo música ou sentado em um lugar confortável. Algumas pessoas consideram benéfico ir a algum lugar fora de casa para estudar, como um café.

Só porque você está estudando não significa que está tudo bem parar de interagir com as pessoas.

Muitas vezes, bate aquele desânimo da rotina e a Motivação para concurseiros vem de coisas simples como uma mudança de ambiente. Faça o teste e veja como se sente!

E tire alguns minutos para conhecer a história da atleta Diana Nyad (é possível ativar a legenda no vídeo).

#5. Considere seu entorno

Está cansado e sentindo-se desmotivado para tentar novamente aquele concurso difícil?

Pense em qualquer aspecto do seu ambiente de estudo que possa estar afetando seu foco, como ruído (com a TV ligada), iluminação, fome ou hora do dia.

Você trabalha melhor quando vai à academia? Você precisa comer algo substancial antes de começar a estudar? Elimine quaisquer obstáculos que possam distraí-lo do seu estudo.

É importante encontrar o equilíbrio entre estudar e cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto socialmente.

A motivação para concurseiros pode vir de diversas fontes, pense em hábitos que você tinha e o faziam mais animado e tente inseri-las na rotina novamente.

Além disso, pesquisas mostraram que você retém mais informações quando estuda em diferentes contextos. Aparentemente, seu cérebro pode associar o que aprendeu com mais lugares.

#6. Faça parcerias

Já ouviu a frase “juntos vamos mais longe”? Pois é, se você anda desmotivado e sem foco para estudar, essa é uma ótima dica de motivação para concurseiros.

Encontre um amigo de estudo. Você não precisa ter um plano formal, estar no mesmo intervalo horário todo os dias ou até mesmo estudar os mesmos tópicos.

Apenas se comprometam a sentar-se juntos e ter uma sessão de estudo de vez em quando.

Essa responsabilidade ajudará você a realmente encontrar tempo para estudar, porque é mais fácil resgatar você mesmo do que resgatar um amigo. Além disso, provavelmente vai tornar o estudo mais divertido!

#7. Use os últimos 15 minutos de cada ciclo de estudo para planejar o próximo

No final do seu ciclo de estudo, você provavelmente estará mais lento, então é melhor resumir as coisas e fazer um plano detalhado para a próxima sessão de estudo.

Revise o tempo que você vai estudar cada matéria e, como mencionado acima, os números exatos de página, números de seções, perguntas etc. que você abordará.

No final da sessão, você terá uma boa ideia sobre o que trabalhar ou sobre o que fazer na etapa seguinte dos estudos. Por isso, é um ótimo momento para registrar todas essas informações e serve como motivação para concurseiros, pois você vê o progresso que já fez.

#8. Se dê um tapinha nas costas

Concursos são testes difíceis, com certeza, e é fácil ficar irritado – é isso que seus concorrentes querem. Orgulhe-se do fato de que você está enfrentando um desafio muito sério – imagine seus adversários como dignos da competição, se isso ajudar.

A maioria das pessoas concorda que fazer concursos é um dos mais difíceis testes de habilidades de raciocínio, e até mesmo passar pela primeira vez pode ser um feito bastante impressionante.

Então uma automotivação para concurseiros é reconhecer o esforço e valorizar seu potencial na concorrência por uma vaga.

#9. Aumente suas habilidades

A principal motivação para concurseiros deste post é que o aprendizado inteligente pode mudar seu cérebro. A única coisa que você precisa é adotar uma mentalidade de crescimento.

Autodisciplina, persistência e determinação são todas as coisas que são mencionadas como características necessárias para um domínio complexo.

Se você quiser melhorar os resultados dos seus concursos, terá que fazer alguns sacrifícios e começar a trabalhar. Você não pode aumentar músculos, se você não usá-los; o mesmo vale para o seu cérebro.

Para onde ir a partir daqui …

Este foi um post relativamente longo e ainda existem várias dicas que poderíamos acrescentar. Mas queremos ouvir de você:  quais suas dicas de motivação para concurseiros? Quais já funcionaram para você? Conte pra gente nos comentários!

Ter mais produtividade na sua rotina de estudo também é um grande fator de motivação para muitos concurseiros. E se contarmos que temos uma solução e que ela está na palma da sua mão?

O aplicativo Estudaqui chegou para mudar a maneira como você estuda. Um edital imenso e cheio de tópicos e subtópicos de matérias vira um plano de estudo eficiente e personalizado para você saber como, quando e o que estudar.

Nosso app te ajuda a criar um plano de estudo eficiente e personalizado. E tudo de forma automática.

Além do plano de estudo para você seguir, o aplicativo ainda mostra seu histórico de horas estudadas, suas estatísticas e seu desenvolvimento, e dá dicas personalizadas de como melhorar o seu aprendizado diariamente.

Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves