Como e por que registrar o tempo de estudo

Como e por que registrar o tempo de estudo facilmente e da forma correta

Para ser aprovado em uma prova difícil (como um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc), é fundamental ter uma rotina de estudos regrada e intensa. Por isso, é importante garantir que você esteja dedicando todo o tempo de estudo planejado e necessário para absorver o conteúdo!

Muitos estudantes sempre chegam até mim com a dúvida: é realmente necessário anotar o tempo de estudo?

Sim, colega! É indispensável registrar o tempo dedicado aos estudos diariamente. Dessa forma, é possível acompanhar o seu rendimento e garantir que você chegará com todo o conteúdo assimilado na hora da prova!

Faço aqui uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Neste artigo, vou explicar o método que sempre utilizei para registrar o meu tempo de estudo e apresentar outras alternativas para você anotar cada minuto. Confira!

Como anotar o tempo de estudo com eficiência?

Antes de começar a registrar o seu tempo de estudo, entenda que cada minuto gasto com o conteúdo deve ser registrado!

Anote ao máximo as suas HBCs (horas-bunda-cadeira), ou seja, o tempo em que você realmente está estudando de forma ativa e produtiva.

Pode ser que você tenha passado duas horas lendo um livro de Direito ou revisado uma lista de fórmulas matemáticas durante 15 minutos enquanto esperava na fila do banco – independente do tempo, essas HBCs devem ser registradas e levadas em consideração!

Você deve estar se perguntando como anotar cada minuto com eficiência. Pois bem, no meu tempo não havia aplicativos de gestão de tempo, logo, eu dedicava uma agenda inteira ao registro do tempo de estudo!

Se você quiser seguir o meu exemplo, pegue uma agenda do ano e anote o tempo de estudo dedicado em cada dia.

Anote o tempo dedicado para uma determinada disciplina, acompanhado de sua sigla! Por exemplo, suponha que você estudou 1h30 de matemática financeira:

14/03/2017

13h – 14h30 | 1h30 – MF

Ao registrar o tempo dedicado a cada disciplina, ao final do dia é possível somar com maior precisão o tempo de estudos do dia e verificar se você cumpriu a sua meta diária.

Repasse da agenda para o calendário do mês

Além da agenda tenha, separadamente, um calendário do mês. Você pode elaborar à mão ou imprimir modelos que você encontra na internet!

Assim, ao fim do dia, registre em cada quadradinho do seu calendário o número de horas dedicadas ao estudo no dia em questão.

É essencial também, ao final de cada semana, somar as horas dedicadas por dia e encontrar o total de horas de estudo da semana – isso também é importante para entender se você está cumprindo com a sua meta de estudo semanal.

Veja!

Como e por que registrar o tempo de estudo 1

Ao somar o total de horas estudadas nas semanas, é possível fazer uma comparação entre o desempenho atingido entre uma semana e outra.

Se em uma semana você estudou 48h e na outra estudou 44h, é possível verificar quais fatores estão “roubando” suas horas de dedicação aos estudos!

 

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Como registrar o tempo de estudo e evitar a autossabotagem

A forma mais fácil de registrar o tempo de estudo é através de um cronômetro especial feito exclusivamente pra isso. Ou seja, com a utilização de aplicativos feitos especialmente para controlar e gerir o seu estudo diariamente. Aqui no blog ha um artigo exclusivo para indicação de aplicativos para estudo.

É claro que a diferença de tempo de estudo observada entre os dias e semanas pode ser resultado de fatores externos e inevitáveis, como uma doença repentina, um problema de família ou até mesmo uma reunião no trabalho!

No entanto, registrar o tempo de estudo também permite que você identifique aspectos que estão sabotando o seu estudo.

Anotar o tempo de estudo permite que você repense as suas escolhas e se esforce ao máximo para cumprir as metas diárias, semanais e mensais de estudo!

Aplicativos recomendados para registrar horas de estudo

É claro que, na era dos smartphones, você não precisa ficar refém do papel para registrar o seu tempo de dedicação aos estudos!

Eu conheço especialmente três aplicativos muito interessantes, que registram o tempo de estudo com muita eficiência. São eles:

Estudaqui

O Estudaqui é sem dúvida alguma o melhor deles, sendo o mais completo e o que melhor vai te permitir melhorar o seu estudo de verdade.

Os outros dois pareciam bons antes de o Estudaqui surgir no mercado, mas hoje em dia o Estudaqui está em um patamar muito superior, e por isso mesmo é que eu sempre indico o estudaqui para todos os alunos das minhas mentorias.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! Ele ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui.

Aprovado

O Aprovado já foi bom, e eu já o indiquei muito no passado, mas hoje em dia não dá mais pra indicá-lo, pois o Estudaqui é realmente muito melhor.

É um aplicativo disponível na App Store e no Google Play e possibilita a você registrar seus estudos, analisar gráficos, manter histórico e ter controle total de sua dedicação e desempenho.

É possível acionar um cronômetro ao iniciar os estudos e registrar com exatidão o período dedicado.

A funcionalidade de gráficos permite que você analise gráficos e relatórios detalhados de toda a sua evolução e saiba exatamente em quais matérias e conteúdos você precisa melhorar para garantir sua aprovação.

Além disso, você pode visualizar o seu desempenho em qualquer dispositivo. É só utilizar a mesma conta de e-mail em outros aparelhos que você tiver o Aprovado instalado que tudo estará interligado.

Meu App de Estudos

O aplicativo do site Meu Cantinho de Estudos também já  foi uma boa alternativa para registrar o tempo de estudo, mas hoje em dia também ficou muito ultrapassado.

O aplicativo possui uma taxa mensal de assinatura por R$ 6,90, que oferece acesso a todas as funcionalidades:

  • Contabilização do tempo líquido durante os estudos, com pausa e retomada;
  • Cadastro de estudos agrupados por matérias e temas;
  • Identificação do estudo organizado por teoria, revisão ou exercícios;
  • Estatísticas de desempenho por tipos de estudo, matérias, temas e exercícios;
  • Revisões de estudos geradas automaticamente pelo sistema;
  • Calendário de lembretes pessoais e anotações nos estudos efetuados;
  • Comparativo de estudos por período e contabilização geral de sua performance.

Planilha de estudo e planilha do excel para marcar o tempo de estudo

Vale ressaltar que você também pode elaborar uma planilha no Excel para controlar o tempo de estudo, o que hoje em dia eu acho uma loucura.

Na internet é possível encontrar vários modelos de planilhas com funcionalidade de soma de tempo e diversas estatísticas. Mas isso é coisa do passado.

Com tantos aplicativos bons no mercado, usar uma planilha de estudo para marcar o tempo estudado certamente virou uma prática arcaica e pouco eficiente, e fará com que você já saia atrás da concorrência, então nem pense nisso.

Cuidado para não se render às distrações!

Mesmo utilizando aplicativos e tabelas virtuais, eu recomendaria que você anotasse primeiro no papel e, posteriormente apenas, preenchesse online.

Isso porque, no tempo para abrir o aplicativo e a planilha, você pode acabar desviando seu foco com notificações das redes sociais.

Se você optar por aplicativos ou tabelas online para registrar o seu tempo de estudo, tenha disciplina e resista à tentação de verificar notificações!

Evite o preciosismo com números

A última dica que tenho a oferecer é: evite preciosismo com os números ao anotar o seu tempo de estudo.

Se você contabilizou, por exemplo, 1h28 de estudo de uma determinada disciplina, registre como 1h30 de dedicação. Você não precisa ter tanto preciosismo com números quebrados – arredonde para mais ou para menos!

Para otimizar o tempo de estudo, também evite ficar esperando “dar a hora” exata para estudar – comece a estudar independente do relógio marcar 12h52 ou 13h.

Primeiro você senta para estudar e depois olha que horas são! 

Ter uma rotina de estudos bem definida e buscar cumprir as metas diárias e semanais de estudo é o caminho para a aprovação!

Respeite os seus horários como se estivesse indo a uma aula presencial com chamada ou a uma consulta médica. Se o seu compromisso fosse com outra pessoa, você não faltaria. Então, por que faltar um compromisso que você tem consigo mesmo?

Agora que você já sabe como e por que registrar o tempo de estudo, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida e use o aplicativo Estudaqui.

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.