Técnicas para passar em concurso

6 técnicas para passar em concurso: O que você NÃO está fazendo [checklist]

Não importa se você começou a estudar agora ou se já tem anos de preparação, você pode estar fazendo alguma coisa errada que está impedindo-o de ser aprovado. Como eu não consigo saber o que você está fazendo, vamos ao que não está fazendo? A seguir, separamos 6 técnicas para passar em concurso público que precisam fazer parte do seu dia a dia.

Observação: todas as dicas podem ser aplicadas por quem estuda em tempo integral ou por quem estuda e trabalha.

6 técnicas para passar em concurso público [sem mistério]

#1 Defina a área de estudo

Um dos erros mais comuns de quem está começando a estudar para concurso, e mesmo para quem já está há um certo tempo na luta, é tentar atirar para todos os lados e fazer concursos de áreas diferentes.

Sim, você deve fazer várias provas, mas todas dentro de uma área escolhida.

Entre as mais comuns estão:

  • carreira Policial;
  • área Fiscal;
  • Tribunais;
  • Bancos, entre outras.

Se você quer a área fiscal, separamos um guia com “Plano de estudo para Auditor Fiscal da Receita Federal”.

Ao se concentrar em uma área você se torna um especialista. Ao contrário, estudar áreas diferentes torna você um concurseiro generalista, mas no que isso pode o ajudar? 

Com a concorrência atual, o concurseiro deve saber quase tudo sobre cada uma das matérias da prova que desejar fazer. Então, vamos ser sinceros, você não vai ter tempo de fazer isso se não tiver foco. Decida-se e se concentre em sua área e concurso!

#2 Aproveite cada momento que seria desperdiçado

Essa dica é válida principalmente se você trabalha e estuda.

Nesses casos, cada minuto é valioso, então você pode usar e abusar das aulas em áudio e ouvir o conteúdo a caminho do trabalho, na fila do banco ou esperando um cliente.

Outra técnica para passar em concurso é fazer mapas mentais (falaremos à frente) como forma de resumo da matéria e carregá-los com você. Assim sua hora de almoço pode virar um momento de estudo muito importante e produtivo.

Se você vive a correria de estudar para concurso e trabalhar, não desanime. Existem muitas técnicas para passar em concurso, especialmente desenvolvidas para o seu perfil. Como você verá adiante, tempo não é tudo!

Leia também: Plano de estudo para concurso para quem trabalha: como criar

#3 Comece antes da publicação do Edital

Todo concurseiro que está na luta há algum tempo sabe disso, mas vale reforçar. Deixar para estudar para o concurso só quando o edital é divulgado pode ser fatal e deixar seu planejamento em maus lençóis.

Se você sabe que quer uma vaga, prepare-se previamente usando o edital da edição anterior do concurso.

Essa é, sem dúvida, uma das técnicas para passar em concurso mais indicadas por aprovados nos principais concursos do Brasil, como você pode ver emComo se preparar para concurso do Senado: 8 dicas de experts”.

# 4 Resolva muitas questões e exercícios

Quando a gente fala muitas questões, são muitas mesmo!

Afinal, essa é a técnica para passar em concurso que vai provar que você está – ou não – dominando o conteúdo.

Além disso, é uma das formas mais eficientes de assimilar o teor das disciplinas.

Será que você está dedicando tempo suficiente aos exercícios e questões da sua área?

Use as provas antigas e exercícios dos seus materiais de estudo.

Por falar em materiais de estudo, sim, você vai ter que investir em conteúdos pagos para se preparar adequadamente.

Os materiais gratuitos que encontramos na internet são bons, porém, limitados. Não se prenda a eles.

#5 Crie um material de revisão em formato de mapa mental

Já citamos os mapas mentais, mas eles são tão importantes que merecem destaque entre as técnicas para passar em concurso.

Os mapas mentais são muito poderosos, porque permitem que você reproduza a forma como sua mente trabalha naturalmente, ou seja, interligando diferentes assuntos e fatos a um tema, pessoa ou acontecimento central.

Além disso, são extremamente visuais, o que também facilita a assimilação de conteúdo.

Se você não sabe como criar mapas mentais, pode usar o Mindmeister. A ferramenta está entre os aplicativos para organizar estudo que todo concurseiro deve usar para aumentar sua produtividade e poder de armazenar informações.

#6 Tempo não é tudo. Reúna disciplina e método

Independente da aplicação de qualquer uma das técnicas para passar em concurso que você encontrar aqui, tenha em mente que o tempo é apenas 1/3 do tripé que também é formado por disciplina e técnica.

É muito comum que concurseiros que se dedicam exclusivamente aos estudos usem mal este tempo, ao passo que concurseiros que também tenham outras atividades usem melhor suas horas, sendo mais produtivos, ou seja, estudando – e aprendendo – mais em períodos menores.

A procrastinação é muito comum em quem tem muito tempo para estudar e ela é a mãe da desmotivação e da baixa produtividade.

Então, antes de qualquer outra palavra, sugerimos que também leia o artigo: “7 dicas para focar nos estudos e se dar bem nos concursos”.

Continuando, é preciso que você tenha disciplina para seguir seu plano de estudo, independente de qual modelo você adotar. Nós indicamos o ciclo de estudo, criado por Alexandre Meireles, que já aprovou milhares de concurseiros nos mais disputados certames do Brasil.

Se você ainda não conhece, sugerimos que acesse nosso artigoComo fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

O método permite que você divida seus estudos em blocos que se adaptam a sua rotina e aumentam sua motivação e produtividade.

Técnicas para passar em concurso

Fonte: Método de Estudo

A correta técnica para passar em concurso é resultado da soma de um plano de estudo bem desenvolvido, com os materiais e ferramentas utilizados por você.

O EstudAqui, por exemplo, é um aplicativo que monta seu plano de estudo personalizado com apenas um clique. Ao acessar a ferramenta você:

  • insere o nome do concurso que pretende prestar;
  • informa quais são os conteúdos em que você possui um maior nível de dificuldade ou facilidade.

Com esses dois passos, você terá um ciclo de estudos personalizado, bem como poderá contar com acesso a estatísticas e métricas especialmente pensadas para que melhore o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o EstudAqui.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves