Conheça 5 técnicas de estudo para concurso e conquiste a aprovação
Você conhece técnicas de estudo para concurso realmente eficazes que aumentem suas possibilidades de aprovação? Elas são fundamentais para candidatos que se dedicam a processos seletivos cada vez mais competitivos.
Uma pesquisa mostra que a pandemia do novo coronavírus impulsionou a procura por uma vaga no serviço público.
Essa informação não é para te desanimar. Ao contrário, ele serve para mostrar que você realmente precisa se dedicar e procurar as melhores técnicas disponíveis para ser aprovado.
Afinal, em uma jornada tão longa e árdua, tudo que queremos é encontrar uma fórmula mágica que nos faça produzir mais e memorizar melhor.
Entretanto, não existe fórmula mágica, mas com algumas dicas interessantes você pode:
- ampliar sua produtividade, estudando mais em menos tempo;
- aumentar a memorização de conteúdos, armazenando mais rapidamente um volume maior da matéria;
- ampliar seu tempo de estudo, aproveitando cada espaço do seu dia, mesmo que você trabalhe ou tenha outra ocupação, além de estudar para concurso.
Portanto, selecionamos 5 técnicas de estudo para concurso público que devem ser adotadas tanto por estudantes que se dedicam em tempo integral como por pessoas que dividem seu tempo com outras obrigações. Você vai ver como elas realmente se encaixam em ambas as situações. Leia até o final para entender!
5 técnicas de estudo para concurso público que você pode confiar
1. Faça toneladas de exercícios de concursos anteriores
A primeira e mais clássica entre as técnicas para estudar para concursos é o contato com exercícios de provas anteriores do mesmo concurso que você irá prestar ou de outros que possuem o mesmo escopo de matérias.
Realizar exercícios também é uma técnica de memorização do conteúdo já estudado. Dessa forma, além de testar se você aprendeu o que estudou, os exercícios ajudam você a “guardar” aquele conteúdo na memória.
Uma dica importante é tentar dividir os exercícios e:
- realizar algumas atividades logo após o estudo da matéria. Isso te ajudará a mensurar o quanto você compreendeu da disciplina estudada;
- fazer outro bloco de exercícios em momentos de revisão, posteriores. Este grupo de exercícios te fará perceber que você memorizou o conteúdo e que não esqueceu as informações ao longo do tempo.
Ao conferir as respostas e identificar quais foram seus erros e dificuldades, vá até seu material de revisão e releia aquele tópico. Errar uma questão mostra que você não absorveu completamente o conteúdo ou que você não entendeu o que foi transmitido. Por isso, resolva esse problema imediatamente.
2. Crie Mapas Mentais
Já que falamos de revisão e releitura do material estudado, é hora de nos concentrarmos em mais uma técnica de estudo para concurso público: os mapas mentais.
Em geral, o volume de conteúdo de uma prova de concurso é extenso, e reler esse material completo é quase uma missão impossível. Por isso existem técnicas de como fazer resumos para concurso, entre elas os mapas mentais.
Ao aprender como fazer mapas mentais, você, além de resumir o conteúdo de uma disciplina, ainda constrói conexões entre assuntos e torna tudo isso visualmente agradável e fácil de assimilar.
Os mapas são também importantes para quem tem pouco tempo para se dedicar, afinal, com uma simples “passada” de olho no seu horário de almoço, você é capaz de revisar um conteúdo, lembrando de seus tópicos principais.
3. Exercite-se e aprenda mais
Talvez, nessa fase da sua vida, exercitar-se e cuidar da sua saúde não esteja sendo exatamente uma prioridade, mas sabia que exercício físico faz você aprender mais?
Segundo o estudo da University of Illinois, a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro, ligadas à atenção e à memória. Ou seja, fazer uma caminhada, correr, andar de bicicleta, pular corda, entre outros exercícios físicos do tipo, podem te ajudar a armazenar mais informações, além de auxiliar na concentração.
Você não precisa passar horas na academia. Trinta minutos diários de exercícios já são suficientes para ampliar a rapidez de processamento de informações e contribuir para a saúde mental.
4. Audioaulas
Algumas técnicas de estudo para concurso público podem ser surpreendentemente valiosas e essa é uma delas. O áudio ajuda você a trabalhar outro sentido em prol de seu desenvolvimento como concurseiro.
Segundo alguns neurocientistas, se você não desenvolveu o hábito de leitura consciente até a 2ª infância, provavelmente, estudar por meio do áudio será muito mais eficaz que passar horas lendo uma apostila.
Não estamos dizendo que você não deve ler. Afinal, materiais escritos continuam sendo valiosos e devem continuar fazendo parte da sua rotina de estudos para concursos públicos. Entretanto, adicionar aos seus hábitos diários as audioaulas ampliará as possibilidades de memorização e aprendizado.
Além disso, você pode usar as audioaulas para ampliar o seu tempo de estudo, utilizando, por exemplo, o caminho entre sua casa até o trabalho. Basta um fone de ouvido ou o som do carro. Se você demora 20 minutos ou 1 hora para se deslocar, não importa. Tempo, qualquer tempo, é precioso para um concurseiro.
Além de ouvir aulas disponibilizadas por plataformas de ensino EAD, você também pode combinar suas técnicas de estudo para concurso público para criar um áudio exclusivo.
Vamos imaginar que você tenha que estudar Direito Tributário e deseja acrescentar o áudio em sua rotina. Uma opção é “comprar” aulas de sites para concursos que disponibilizam esse formato. Outra possibilidade é gravar você mesmo o conteúdo.
Por meio de aplicativos de gravação de áudio você pode ler o conteúdo da disciplina em voz alta, gravando, com a sua voz, o teor do material. Posteriormente, você pode colocar no som do carro e reforçar o aprendizado durante suas idas e vindas.
Se você aprende aqueles jingles de anúncios de rádio, ou a música chiclete, você também vai aprender o conteúdo, ouvindo suas gravações de seus estudos.
5. Ciclo de Estudo
Quantas vezes você já montou um quadro de estudos, com dia, hora e disciplina definidos, de segunda a sábado, e não conseguiu cumprir com essa organização?
A última entre as 5 técnicas de estudo para concurso público que indicamos aqui, é o ciclo de estudo, que surgiu da busca por uma alternativa ao método agenda, no qual você define, o dia, a hora e a disciplina que você vai estudar, durante toda a semana.
Por que um método alternativo teve que surgir? Simplesmente porque esse método “clássico” não dá certo para a maioria das pessoas. Não é um problema exclusivo seu. É uma questão que atinge 99% dos concurseiros.
Para você entender como criar esse ciclo de estudos, sugerimos que você acesse nosso artigo; “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”, no qual apresentamos o passo a passo completo de como a técnica deve ser aplicada e as razões para isso.
Mesmo surgindo como uma opção alternativa, atualmente, o modelo em ciclo de estudo é o grande responsável pelas aprovações nos maiores concursos do Brasil.
A seguir uma imagem de um ciclo de estudos construído:
Enquanto o método de agenda aumenta a dificuldade para encontrar momentos para revisar a disciplina, é cansativo para o concurseiro, pois, em geral, os tempos dedicados a cada matéria são muito longos e os estudos podem ficar prejudicados por qualquer imprevisto na agenda, o ciclo de estudo vai auxiliar na:
- organização de suas horas;
- aproveitamento de cada período do dia;
- aumento da produtividade, ou seja, com o ciclo você vai assimilar mais conteúdo em menos tempo;
- organização de horários para revisão do conteúdo.
Para construir um ciclo de estudo, você vai precisar:
- definir o tamanho do ciclo;
- analisar cada disciplina;
- definir a quantidade e tempo dos blocos;
- distribuir os blocos de matéria no ciclo;
- revisar o ciclo
Técnicas de estudo para concurso: como a tecnologia pode me ajudar?
Mas, fique tranquilo, você não vai precisar fazer nada disso sozinho ou à mão. Existem aplicativos de estudo que podem te ajudar nessa missão.
O app Estudaqui faz todo esse trabalho para você e cria o seu ciclo de estudos perfeito e personalizado, automaticamente.
Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital. Com apenas 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas facilidades pessoais em cada matéria.
Também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou em suas disciplinas de estudo e quanto falta para terminar um ciclo (plano) de estudo.
Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível. Conheça todos os detalhes no nosso site.
Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui.
Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.
Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves