tecnica-pomodoro-estudar

Técnica Pomodoro para estudar: tudo que você precisa saber

Usar a técnica Pomodoro para estudar pode ajudá-lo a driblar distrações, ter mais foco e fazer tarefas em intervalos curtos, enquanto faz pausas frequentes para respirar e relaxar.

E o melhor de tudo: é FÁCIL.

Se você trabalha e estuda, por exemplo, usar a técnica é uma ótima maneira de realizar suas tarefas com mais produtividade.

Nos próximos tópicos vamos fazer um mergulho profundo sobre como funciona a técnica pomodoro para estudar e como começar a usá-la. Continue lendo!

O que é a técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro foi inventada no início dos anos 90 pelo empreendedor, empresário e escritor Francesco Cirillo.

Cirillo nomeou o sistema “Pomodoro” depois que ele usou um temporizador em forma de tomate para cronometrar seu trabalho como estudante universitário.

A metodologia é simples: ao se deparar com qualquer tarefa grande ou com uma série de tarefas, divida o trabalho em intervalos curtos e cronometrados (chamados “Pomodoros”) que são espaçados por intervalos curtos.

Isso treina seu cérebro para se concentrar por curtos períodos e ajuda você a ficar em dia com os prazos. Com o tempo, pode até ajudar a melhorar a atenção e a concentração.

O Pomodoro é um sistema cíclico. Você trabalha em sprints curtos, o que garante que você seja sempre produtivo. Você também pode fazer pausas regulares que reforcem sua motivação e mantenham a criatividade.

Como funciona a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é provavelmente um dos métodos de produtividade mais simples de se implementar. Tudo o que você precisa é de um temporizador. Além disso, não são necessários aplicativos, livros ou ferramentas especiais.

O livro de Cirillo, “The Pomodoro Technique”, é uma leitura útil, mas o próprio Cirillo não esconde o núcleo do método por trás de uma compra. Por isso, você não precisa perder seu tempo lendo o livro, tudo o que há de realmente importante você encontra aqui nesse artigo.

Importante: um Pomodoro é o nome dado a um intervalo de tempo de 25 minutos, portanto, sempre que falarmos de 1 Pomodoro, são 25 minutos, 2 pomodoros são 50 minutos, 3 pomodoros são 75 minutos, e assim por diante.

Veja como começar a aplicar a técnica Pomodoro para estudar em cinco etapas:

  1. Escolha uma tarefa a ser realizada;
  2. Defina o seu marcador de tempo para 25 minutos (1 Pomodoro):
  3. Trabalhe em cada tarefa/estudo por um período de 25 minutos (1 Pomodoro);
  4. Após cada Pomodoro (25 min), faça uma pequena pausa de 5 minutos;
  5. Além disso, a cada 4 Pomodoros completos, faça uma pausa maior (15 a 30 min).
tecnica-pomodoro

Exemplo de um ciclo Pomodoro.

Esse “intervalo mais longo” geralmente é da ordem de 15 a 30 minutos, o que for preciso para você se sentir recarregado e pronto para iniciar outra sessão de trabalho de 25 minutos.

Repita esse processo algumas vezes no decorrer de um dia de estudo, e você realmente se tornará muito produtivo. E ainda terá feito muitos intervalos para pegar uma xícara de café ou encher sua garrafa de água no processo, descansando seu cérebro.

É importante notar que um pomodoro é uma unidade indivisível de trabalho. Isso significa que se você se distrair com um colega, sua família ou uma emergência, você terá que acabar com o pomodoro ali (salvando seu trabalho e iniciando um novo mais tarde).

Ou você terá que adiar a distração até que o pomodoro esteja completo. Se você puder fazer a última opção, Cirillo sugere a estratégia “informar, negociar e ligar de volta”:

  1. Informe a outra parte (distração) que você está estudando no momento;
  2. Negocie um momento em que você possa ligar de volta;
  3. Programe essa tarefa imediatamente;
  4. Ligue para a outra pessoa quando o seu Pomodoro estiver completo e você estiver pronto para resolver o problema.

É claro que nem toda distração é tão simples, e algumas coisas exigem atenção imediata – mas nem toda distração faz isso, tente sempre evitar parar.

Às vezes é perfeitamente correto dizer ao seu colega “Estou no meio de uma coisa agora, mas posso te ligar de volta em… dez minutos?” Fazer isso não apenas mantém você no ritmo, mas também lhe dá controle sobre seu dia de estudo.

Como começar a usar a técnica Pomodoro para estudar

Como um temporizador é a única ferramenta essencial do Pomodoro, você pode começar com qualquer telefone com um aplicativo de timer, um relógio de contagem regressiva ou até mesmo um temporizador daqueles de cozinha em formato de ovo.

O próprio Cirillo prefere um temporizador manual, e diz que dar corda “confirma sua determinação em trabalhar”.

Mesmo assim, destacamos abaixo vários aplicativos focados no método Pomodoro, que oferecem facilmente essa marcação:

Marinara Timer (Web)

É um webapp que você pode manter aberto em uma guia do seu navegador. Você pode selecionar seus alertas de timer para saber quando fazer uma pausa ou reconfigurar os tempos de estudo e os intervalos para atender às suas necessidades. É extremamente flexível e você não precisa instalar nada.

Tomighty (Win/Mac)

É um temporizador Pomodoro que você pode disparar e esquecer, seguindo as regras tradicionais do Pomodoro, ou usar para personalizar seu próprio tempo de estudo e intervalos de descanso.

Eggscellent – antigo Pomodorable (OS X)

É uma combinação do temporizador Pomodoro com um app de tipo ‘to do list’. Ele oferece recursos visuais que marcam suas tarefas concluídas e as que você tem a seguir, e se integra muito bem com o aplicativo Lembretes do OS X.

Além disso, você pode estimar quantos pomodoros precisará para concluir um estudo e acompanhar seu progresso.

Simple Pomodoro (Android)

É um temporizador de código aberto, gratuito, com uma estética minimalista. Toque para iniciar o temporizador e começar a estudar, e faça suas pausas quando o alarme do seu telefone se apagar.

Você não pode fazer muitos ajustes nos períodos de trabalho e descanso, mas recebe notificações de quando fazer as pausas e quando voltar ao trabalho, e pode rever o seu dia para ver quantos Pomodoros você realizou. Ele ainda se integra com o Google Tasks.

Focus Timer (iOS)

Costumava ser chamado de PomodoroPro, e é um temporizador rico em recursos, para iPhone e iPad.

Você pode personalizar o estudo, quebrar as durações, revisar seu histórico de trabalho para ver como seu foco está melhorando, ver quanto tempo resta em sua sessão de estudo, e o aplicativo ainda oferece um sistema de classificação baseado em estrelas para mantê-lo motivado.

Você também pode personalizar os sons e ouvir o relógio quando você bloqueia seu telefone para que continue estudando.

Estas são apenas algumas opções de boas ferramentas para escolher e usar a técnica pomodoro para estudar.

Não hesite em experimentar outros, mas lembre-se: o foco da Técnica Pomodoro está no trabalho, não no temporizador que você usa. Escolha um temporizador simples que não te faça perder tempo. O próprio inventor da técnica usa um temporizador analógico em forma de tomate, parecido com o temporizador de cozinha em forma de ovo.

E não se limite a usar apenas a técnica pomodoro, conheça também outra técnica importantes de estudo, que inclusive podem ser usadas em conjunto com a pomodoro. Encontre a melhor delas no artigo “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz em 5 passos”.

Para quem a técnica Pomodoro funciona melhor?

A Técnica Pomodoro é frequentemente defendida por desenvolvedores, designers e outras pessoas que precisam produzir trabalhos criativos diariamente.

Essencialmente, a técnica Pomodoro pode ser aplicada por qualquer pessoa focada em produzir resultados. E não apenas produzir, mas fazer com qualidade e cada vez melhor.

De engenheiros de software que trabalham no próximo grande videogame até estudantes de concursos concorridos do país, todos podem se beneficiar das sessões de trabalho e pausas temporizadas que a Pomodoro propõe.

Finalmente, é importante lembrar que Pomodoro é um sistema de produtividade – não um par de algemas.

Se você está progredindo e o cronômetro dispara, não há problema em pausar o cronômetro, terminar o que você está fazendo e só depois fazer uma pausa.

O objetivo principal é ajudá-lo a concentrar-se, mas também serve para lembrá-lo de buscar um pouco de ar. Pausas regulares são importantes para sua produtividade.

Além disso, lembre-se de que Pomodoro é apenas um método, e pode ou não funcionar para você. É flexível, mas não tente encaixar seu estudo nele, se não couber. Se você testou e não gostou, procure testar outras técnicas.

Quer uma dica de uma técnica de estudo que já é consagrada e considerada a melhor de todas? E ela é indicada tanto em conjunto com o método pomodoro como separadamente: estou falando do Ciclo de Estudo.

E se você, assim como a grande maioria dos estudantes, acha que dá muito trabalho conseguir fazer um ciclo de estudo da maneira correta, então você está no lugar certo, foi justamente por isso que, a pedido de milhares de estudantes, nós passamos mais de 3 anos desenvolvendo o EstudAqui!

O app Estudaqui te ajuda a ter muito mais foco no seu cronograma de estudos, e o melhor de tudo, ele organizar tudo pra vocês de forma simples e rápida.

Você escolhe o seu concurso, vestibular, ou prova de classe; ou, se quiser estudar sem focar em uma prova específica, indica quais são as matérias que você quer estudar, e nossa tecnologia  cria seu plano de estudo perfeito e personalizado, baseado em suas facilidades e dificuldades pessoais em cada matéria.

E não é só isso, o Estudaqui também te ajuda muito na marcação do estudo e na visualização das suas estatísticas, além de muito mais. Conheça agora como funciona!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *