O que é plano de estudo: passo a passo completo de como montar o seu
Você já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é um plano de estudo nem como fazer um? Então, chegou ao lugar certo!
O que é um plano de estudo, e por que você deve criar um?
Um plano de estudo é uma forma de organização na qual você define o tempo que será dedicado à aprendizagem de um conceito, tema ou assunto.
Você, que está estudando para um concurso, para o ENEM, prova de classe, ou para outro tipo de prova, deve desenvolver um plano de estudo que contemple as disciplinas a serem acompanhadas e o tempo que precisa se dedicar a elas.
Considere a sua dificuldade em cada matéria e o grau de importância delas em suas notas finais.
Se você estuda sozinho ou acompanhando aulas virtuais, criar um plano de estudo é ainda mais importante para o seu sucesso. Nesses casos, você precisa ter autodisciplina e determinação para concluir seus estudos sem os constantes lembretes de um instrutor.
Hoje, é claro, existem ferramentas que podem ajudar nessa disciplina e motivação nos estudos, como o app do Estudaqui. Além dos lembretes, ele te ajuda a montar um plano de estudo e a criar uma rotina muito mais disciplinada.
Ainda não ouviu falar do Estudaqui? Ela é uma ferramenta para ajudar na organização da sua rotina de estudos. Como?
- Plano de estudo personalizado;
- Controle de estudos e estatísticas;
- Motivação diária para bater metas;
- Gestão de revisão e lembretes
Baixe o app Estudaqui e tenha acesso a tudo isso!
Mas, mesmo com essa ferramenta, é indispensável entender o que é plano de estudo. Afinal, o caminho para a aprovação deve ser percorrido pelo estudante, com suporte tecnológico para aumentar o seu rendimento, claro!
Para compreender completamente o que é plano de estudo – e porque você deve criar um – algumas observações são importantes, como:
- um plano de estudo é uma maneira eficaz de ajudá-lo a cumprir suas obrigações com seu próprio aprendizado, de maneira organizada;
- cada aluno irá desenvolver um plano de estudo diferente. Não há um modelo correto para todos;
- ao criar seu plano de estudo personalizado, você precisará fazer uma autoavaliação do seu cronograma e gerenciamento de tempo;
- lembre-se de que cada aluno estuda de maneira diferente, portanto, a quantidade de tempo que você precisa estudar será diferente do período que seus colegas se dedicam ao mesmo estudo;
- você precisará identificar suas metas de aprendizado de modo a maximizar a produtividade de seu tempo;
- determine por que você está estudando e desenvolva um plano que possa ajudá-lo a atingir essas metas;
- crie um plano de estudo que seja razoável. Embora você deva reservar um tempo suficiente na sua agenda dedicada aos seus estudos, não é aconselhável bloquear cinco horas sem intervalo. Depois de muitas horas, você perde parte de sua concentração e diminui a capacidade de absorção de conteúdo.
O conceito em torno de o que é plano de estudo é muito mais amplo do que a construção de um cronograma que contém dia da semana, hora e matéria a ser estudada.
Então, qual o objetivo do plano de estudo? Quando construído estrategicamente, a ideia principal é que você consiga estudar mais em menos tempo. Desta forma, você pode aumentar o rendimento e a efetividade do seu cronograma de estudo.
Não deixe de ler: Como fazer cronograma de estudos? Siga 10 passos essenciais!
Como montar um plano de estudo: método tradicional x ciclo de estudo
Todo mundo, alguma vez na vida, já pegou uma folha de papel – ou abriu o Excel -, criou 5 ou 7 colunas, colocou os dias da semana, os horários, e distribuiu as matérias a serem estudadas.
Fonte: Gênio da Matemática
Um hábito de infância que grande parte das pessoas que estão estudando para concurso, ENEM, ou provas de classe, mantém.
O método tradicional, entretanto, pode ser atrapalhado por qualquer imprevisto em sua agenda. Você pode acordar com febre no dia de estudar Direito Constitucional, por exemplo. Com uma semana sem horários livres, você pode deixar de estudar a matéria ou confundir toda sua agenda.
O que acontece muito no método tradicional é o aluno começar a ficar desmotivado porque não consegue manter a rotina. Se você deixa de estudar por um, dois, ou três dias, acaba deixando de lado e interrompendo de vez seus planos.
Entretanto, atualmente, existem outras técnicas de estudo que se mostram muito mais eficazes, potencializando os resultados das horas passadas em frente aos livros.
O método do ciclo de estudos é uma abordagem premiada, com resultados comprovados, criada por Alexandre Meireles e muito utilizada por concurseiros dos concursos públicos mais difíceis do Brasil.
Aprendendo como montar um plano de estudo RÁPIDO em 7 passos
Com apenas 7 passos você consegue montar um plano de estudo na metodologia em ciclo:
- Defina o tamanho do ciclo: se quiser dividir seu ciclo em 24 horas você deve distribuir as matérias nesse tempo;
- Analise cada disciplina: identifique seu nível de facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias e considere o peso delas em seu concurso ou prova;
- Defina a quantidade e o tempo de cada bloco de matéria: com o número de matérias e o número de horas do ciclo em mãos, bem como o resultado da análise de sua dificuldade em cada uma, você deve distribuí-las em blocos com tempo geralmente entre 1 hora até 2h30.
- Distribua os blocos de matéria no ciclo: não existem dias definidos para cada disciplina, apenas o número de horas que você deve dedicar a cada uma e a ordem em que as matérias devem ser estudadas.
- Intercale os blocos de diferentes disciplinas. Você pode ter mais de um bloco para uma mesma disciplina, mas nunca os coloque em seguida um do outro;
- Evite emendar dois blocos de matérias que usem o mesmo lado do seu cérebro. Ou seja, tente intercalar uma matéria de cálculo/raciocínio com uma de memorização (teórica), assim você treina um lado do seu cérebro enquanto o outro lado descansa e absorve o conhecimento.
- Revise o ciclo e comece.
A imagem a seguir mostra a aparência de um ciclo de estudos completo:
Para tornar mais simples a construção do seu ciclo, você pode usar aplicativos que desenvolvem seu ciclo personalizado para você, ou construir uma tabela para organizar seus blocos de estudo. Todo o conceito se mantém, o importante é que você fuja do plano tradicional de estudo e utilize um plano ciclo, mesmo que no formato de tabela:
Fonte: Método de Estudo
Com um plano de estudo na metodologia de ciclo, você consegue otimizar seu tempo. Pois, qualquer brecha que encontre no seu dia, você pode aproveitar para encaixar um bloco e avançar no estudo.
Além disso, usando ciclos, a sua motivação é muito maior. Ao terminar cada um dos blocos, você tem uma sensação de prazer e evolução. Uma competição com você mesmo.
A desmotivação gerada por problemas de não cumprimento de dia e hora do estudo, que acontece no método tradicional, também é eliminada.
Observação: é interessante que você coloque um deadline para acabar o ciclo e poder reiniciá-lo. O desafio fica ainda mais empolgante!
Você não pode esquecer, ao montar seu ciclo de estudo:
- o método divide as disciplinas a serem estudadas em blocos;
- esses blocos devem ter, geralmente, entre 1h e 2h30 cada;
- você deve definir o número de horas total que o ciclo terá, por exemplo, 24 horas;
- ao terminar o ciclo você deve reiniciá-lo;
- não existe definição de dia e hora para a conclusão do bloco.
Para se aprofundar no entendimento sobre o método de ciclo de estudo, sugerimos que leia o artigo; “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.
Aproveite as ferramentas para criar um plano de estudo
Entendeu o que é um plano de estudo?
Gostou da dica sobre o método de ciclo de estudo?
Vamos colocar tudo em prática?
A tecnologia está aí para te ajudar, então, aproveite as ferramentas e aplicativos para planos de estudo e organize sua rotina de maneira automática, economizando tempo.
O aplicativo Estudaqui cria o seu ciclo de estudos perfeito e exclusivo automaticamente.
Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias pedidas no edital. Com apenas 1 clique, nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado para você. Considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.
Além disso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para você conseguir melhorar o seu estudo diariamente e conquiste a aprovação no menor tempo possível!
O app ordena as disciplinas das provas para as quais você precisa estudar, conforme as prioridades que você tem, e também segundo as suas dificuldades pessoais em cada matéria.
A nossa didática é pautada em 4 pilares indispensáveis para aumentar a eficiência do seu aprendizado e tornar o seu estudo muito mais produtivo.
Nossos pilares são:
- Plano de estudo personalizado: considera dificuldades pessoais, pesos e pontos de cada matéria, e alterna raciocínio e memorização (treinando o cérebro).
- Controle de estudos e estatísticas: controla tempos e detalhes de cada estudo, tempo desperdiçado com pausas, e eficiência por disciplina, período e dia da semana.
- Motivação diária para bater metas: gatilhos de recompensas, gráficos fáceis de cumprimento de metas, dicas e lembretes para evoluir seu estudo.
- Gestão de revisão e lembretes: permite escolher os tempos corretos de revisão, agendar revisões ao fim de cada estudo, e ter lembretes diários das revisões programadas.
Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!
Um abraço, Tiago Ribeiro Neves
Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves