O que é um plano de estudo Imagem

O que é um plano de estudo e porque criar um [+ 2 métodos]

Você já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é um plano de estudo nem como fazer um? Então, chegou ao lugar certo!

O que é um plano de estudo, e porque você deve criar um?

Um plano de estudo é uma forma de organização na qual você define o tempo que será dedicado à aprendizagem de um conceito, tema ou assunto.

Você que está estudando para um concurso, para o ENEM, prova de classe, ou para outro tipo de prova, deve desenvolver um plano de estudo que contemple as disciplinas a serem acompanhadas e o tempo que precisa se dedicar a elas.

Considere a sua dificuldade em cada matéria e o grau de importância delas em suas notas finais.

Se você estuda sozinho ou acompanhando aulas virtuais, criar um plano de estudo é ainda mais importante para o seu sucesso. Nesses casos, você precisa ter autodisciplina e determinação para concluir seus estudos sem os constantes lembretes de um instrutor.

Algumas observações são importantes para a compreensão total sobre o que é um plano de estudo, e porque você deve criar um:

  • um plano de estudo é uma maneira eficaz de ajudá-lo a cumprir suas obrigações com seu próprio aprendizado de maneira organizada;
  • cada aluno irá desenvolver um plano de estudo diferente. Não há um modelo correto para todos;
  • ao criar seu plano de estudo personalizado, você precisará fazer uma autoavaliação do seu cronograma e gerenciamento de tempo;
  • lembre-se de que cada aluno estuda de maneira diferente, portanto, a quantidade de tempo que você precisa estudar será diferente do período que seus colegas se dedicam ao mesmo estudo;
  • você precisará identificar suas metas de aprendizado de modo a maximizar a produtividade de seu tempo;
  • determine por que você está estudando e desenvolva um plano que possa ajudá-lo a atingir essas metas;
  • crie um plano de estudo que seja razoável. Embora você deva reservar um tempo suficiente na sua agenda dedicada aos seus estudos, não é aconselhável bloquear cinco horas sem intervalo. Depois de muitas horas, você perde parte de sua concentração e diminui a capacidade de absorção de conteúdo.

O conceito em torno do que é um plano de estudo é muito mais amplo do que a construção de um cronograma que contém dia da semana, hora e matéria a ser estudada.

Um plano de estudo estrategicamente construído pode ajudar você a estudar mais em menos tempo. Ou seja, pode aumentar o rendimento das suas horas de estudo.

Como montar um plano de estudo: método tradicional x ciclo de estudo

Todo mundo, alguma vez na vida, já pegou uma folha de papel – ou abriu o Excel -, criou 5 ou 7 colunas, colocou os dias da semana, os horários, e distribuiu as matérias a serem estudadas.

o que é um plano de estudos

Fonte: Gênio da Matemática

Um hábito de infância que grande parte das pessoas que estão estudando para concurso, ENEM, ou provas de classe, mantém.

O método tradicional, entretanto, pode ser atrapalhado por qualquer imprevisto em sua agenda. Você pode acordar com febre no dia de estudar Direito Constitucional, por exemplo. Com uma semana sem horários livres, você pode deixar de estudar a matéria ou confundir toda sua agenda.

O que acontece muito no método tradicional é o aluno começar a ficar desmotivado porque não consegue manter a rotina. Se você deixa de estudar por um, dois, ou três dias, acaba deixando de lado e interrompendo de vez seus planos.

Entretanto, atualmente, existem outras técnicas de estudo que se mostram muito mais eficazes, potencializando os resultados das horas passadas em frente aos livros.

O método do ciclo de estudos é uma abordagem premiada, com resultados comprovados, criada por Alexandre Meireles e muito utilizada por concurseiros dos concursos públicos mais difíceis do Brasil.

Aprendendo a montar um ciclo de estudo RÁPIDO em 7 passos

Com apenas 7 passos você consegue montar um plano de estudo dentro da metodologia em ciclo:

  1. Defina o tamanho do ciclo: se quiser dividir seu ciclo em 24 horas você deve distribuir as matérias nesse tempo;
  2. Analise cada disciplina: identifique seu nível de facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias e considere o peso delas em seu concurso ou prova;
  3. Defina a quantidade e o tempo de cada bloco de matéria: com o número de matérias e o número de horas do ciclo em mãos, bem como o resultado da análise de sua dificuldade em cada uma, você deve distribuí-las em blocos com tempo geralmente entre 1 hora até 2h30.
  4. Distribua os blocos de matéria no ciclo: não existem dias definidos para cada disciplina, apenas o número de horas que você deve dedicar a cada uma e a ordem em que as matérias devem ser estudadas.
  5. Intercale os blocos de diferentes disciplinas. Você pode ter mais de um bloco para uma mesma disciplina, mas nunca os coloque em seguida um do outro;
  6. Evite emendar dois blocos de matérias que usem o mesmo lado do seu cérebro. Ou Seja, tente intercalar uma matéria de cálculo/raciocínio com uma de memorização (teórica), assim você treina um lado do seu cérebro enquanto o outro lado descansa e absorve o conhecimento.
  7. Revise o ciclo e comece.

A imagem a seguir mostra a aparência de um ciclo de estudos completo:

O que é um plano de estudo

Para tornar mais simples a construção do seu ciclo, você pode usar aplicativos que desenvolvem seu ciclo personalizado pra você, ou construir uma tabela para organizar seus blocos de estudo. Todo o conceito se mantém, o importante é que você fuja do plano tradicional de estudo e utilize um plano cíclo, mesmo que no formato de tabela:

Como fazer um ciclo de estudos

Fonte: Método de Estudo

Com um plano de estudo dentro da metodologia de ciclo, você consegue otimizar seu tempo, pois, qualquer brecha que encontre no seu dia, você pode aproveitar para encaixar um bloco e avançar no estudo.

Além disso, usando ciclos a sua motivação é muito maior. Ao terminar cada um dos blocos, você tem uma sensação de prazer e evolução. Uma competição com você mesmo.

A desmotivação gerada por problemas de não cumprimento de dia e hora do estudo, que acontece no método tradicional, também é eliminada.

Observação: é interessante que você coloque um deadline para acabar o ciclo e poder reinicia-lo. O desafio fica ainda mais empolgante!

Você não pode esquecer, ao montar seu ciclo de estudo:

  • o método divide as disciplinas a serem estudadas em blocos;
  • esses blocos devem ter geralmente entre 1h e 2h30 cada;
  • você deve definir o número de horas total que o ciclo terá, por exemplo, 24 horas;
  • um ciclo é composto por vários blocos de disciplinas;
  • ao terminar o ciclo você deve reiniciá-lo;
  • não existe definição de dia e hora para a conclusão do bloco.

Para se aprofundar no entendimento sobre o método de ciclo de estudo, sugerimos que leia o artigo; Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

Aproveite as ferramentas para criar um plano de estudo

Entendeu o que é um plano de estudo?

Gostou da dica sobre o método de ciclo de estudo?

Vamos colocar tudo em prática?

A tecnologia está aí para te ajudar, então, aproveite as ferramentas e aplicativos para planos de estudo e organize sua rotina de maneira automática, economizando tempo.

O aplicativo EstudAqui cria o seu ciclo de estudos perfeito e exclusivo automaticamente.

Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital. Com apenas 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado para você, considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.

Além disso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *