Não consigo estudar para concurso

Não consigo estudar para concurso: 4 razões e 4 soluções para mudar esse cenário

Não são raros os casos de pessoas que gostariam de ser aprovadas em um concurso, mas que afirmam: “não consigo estudar para concurso”. Se você faz parte desse grupo, veio ao lugar certo. Juntos tentaremos entender porque você não consegue colocar em prática seu objetivo e buscar soluções para mudar essa situação. 

Existem muitas razões para alguém afirmar que não consegue estudar para concurso. Algumas pessoas, infelizmente, usam esse discurso como desculpa para não dedicar as horas e dias necessários aos estudos. Outras apenas acreditam que seria interessante ter a tranquilidade de um serviço estável, contudo, não se organizam para realmente colocar em prática os passos para começar a estudar. 

Além desses casos, entretanto, há diversas de pessoas que realmente desejam passar em um concurso público, porém não conseguem se concentrar nos estudos. Novamente, muitos são os motivos para essa sensação de “não consigo estudar para concurso”. 

Abaixo analisaremos os principais motivos e apresentaremos sugestões para resolver esses problemas, e abrir caminho para você ser aprovado em um grande concurso. 

Não consigo estudar para concurso: motivos e soluções

1. Procrastinação

Sabe quando você tem alguma coisa para fazer, mas fica empurrando com a barriga? Normalmente isso acontece quando a tarefa em questão é longa, demanda tempo e nem sempre é legal. 

Todas essas características se adequam perfeitamente ao estudo necessário para ser aprovado em um concurso. 

Você não vai ser aprovado do dia para a noite e muitas vezes você começará a estudar para uma prova que não tem nem data de lançamento de edital. Isso realmente é um prato cheio para a procrastinação.

A solução 

A melhor forma de não deixar tudo para depois é colocar a mão na massa, ou seja, começar a estudar. 

Para isso é importante que você crie um plano de estudos, partindo da definição do concurso que você irá prestar e da data que ele ocorrerá. 

Para saber como fazer isso, sugerimos que acesse o artigo; Como montar um plano de estudo para concurso e ser aprovado”. Falaremos mais sobre planos de estudos a seguir. 

2. Trabalho fora e falta de tempo

Há quanto tempo você não ouve alguém falar que está com tempo sobrando? 

Ninguém está! 

Todo mundo está o tempo todo correndo e cheio de tarefas.

Não falamos isso para te desanimar. Ao contrário. Nossa intenção é que você enxergue que dificilmente terá tempo “sobrando” para se dedicar aos estudos. Então você terá que “arrumar” esse tempo, reorganizando suas prioridades e colocando o estudo no topo delas. 

Se você tem um trabalho externo, fique calmo! Você não precisa largar seu emprego. Existem dicas que ajudam a criar um plano de estudo para quem trabalha.  

É claro que pessoas que podem se dedicar exclusivamente aos estudos podem ter uma certa vantagem, mas entenda que mais importante do que quantidade é a qualidade do tempo dedicado aos estudos. 

O trabalho não é o único fator que toma o tempo de quem quer estudar. Se você tem um filho pequeno, sabe como ele pode ocupar cada minuto do seu dia. A ideia é a mesma, tentar achar brechas para se dedicar aos estudos.  

A solução

Se você se encaixa em algum dos perfis acima, existem várias soluções que podem atender suas necessidades e organizar o tempo de estudo

Se você trabalha, a dica mais óbvia seria você largar seu emprego para alcançar um objetivo maior, entretanto, sabemos que nem todo mundo tem essa oportunidade. Mesmo assim é possível se adaptar:

  • estude indo para o trabalho ouvindo áudioaulas no carro ou no fone de ouvido;
  • use parte da hora de almoço para ler resumos e mapas mentais;   
  • acorde 2 horas antes do costume estude nesse período. Na parte da manhã o estudo tende a render mais;
  • chegue do trabalho, coma alguma coisa leve, tome um banho e estude por mais uma ou duas horas;
  • aproveite o final de semana para estudar e dormir um pouco melhor (evite chegar de madrugada de festas ou ingerir muita bebida alcoólica, isso te deixará mais cansado), e mais. 

As dicas são simples, mas aplicá-las nem sempre é fácil. Manter uma rotina de trabalho e estudo é muito puxado e para combater o desânimo você deve buscar uma dose extra de motivação. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico. 

Se você não trabalha fora, mas tem filhos, nós também separamos algumas dicas:

  • deixe as crianças com alguém pelo menos durante meio período do dia. Pode ser o seu cônjuge, seus pais, seus sogros, uma amiga, uma babá, na creche ou escola. Aproveite esse tempo para se trancar no quarto e estudar;
  • final de semana são bons pretextos para tirar as crianças de casa. Novamente, o apoio da família e amigos é fundamental para que você possa ficar estudando;
  • defina um horário e peça que ninguém te interrompa, exceto em casos de emergência. Normalmente funciona quando os filhos estão um pouco maiores e não precisam da sua presença constante. Coloque um sinal na porta do quarto e deixe claro que aquele é o seu momento. 
  • se você faz alguma atividade física também pode se exercitar ouvindo áudioaulas, e mais. 

Se você também vive sem tempo, mas não faz parte de nenhum desses dois grupos, pode usar as dicas para otimizar seu dia. Novamente, planejamento é tudo! 

3. Falta motivação

Mesmo com a promessa de estabilidade no trabalho e bons salários, estudar para concurso pode ser muito desmotivante. Por quê? 

A principal razão para o pensamento “não consigo estudar para concurso”, quando ligado à motivação é o tempo que pode levar uma aprovação. 

Não existe um tempo mínimo nem máximo para se dedicar e nem uma garantia real de que você vai passar. Isso pode pôr fim a sua motivação e, consequentemente, acabar com seu sonho de ser aprovado.  

A solução

Anote em um papel, com letras maiúsculas, o motivo de sua dedicação aos estudos e coloque em um lugar visível, como  espelho do banheiro. Todos os dias ao acordar leia em voz alta e comece seu dia cheio de energia. Você pode inserir o valor do salário também. Isso ajuda. 

Outra forma de motivação é criar um plano de estudos e realmente cumpri-lo. Isso faz você sentir que está avançando nas matérias e chegando mais perto do seu objetivo. Neste caso, é preciso escolher bem o método de organização para que você não cause o efeito contrário, desmotivando-se. Tentar seguir uma metodologia que não se encaixa na sua rotina só causará frustração. 

Leia também: Exemplo de plano de estudo: tradicional x ciclo de estudos

Por último, acredite se quiser, fazer uma prova de concurso da sua área e não ser aprovado também pode ser motivador. 

Como assim? 

Se você estiver seguindo um planejamento de estudo corretamente e estiver se sentindo bem no dia da prova, é bem provável que você comece a se sair melhor nos concursos. Ainda que você não seja aprovado, você notará que está ficando melhor e isso fará você tirar da cabeça o pensamento de não consigo estudar para concurso. 

Faça provas de concursos variados dentro da sua área. Leia o edital e analise se as disciplinas pedidas se relacionam com as que você está estudando para seu concurso principal. 

4. Falta de organização

Quando você não sabe para onde ir, realmente a sensação de não consigo estudar para concurso vai ficando mais forte! 

Organização é tudo, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos estudos. 

Um método comum de organização é o modelo tipo agenda, com definição de dia e hora para estudar cada disciplina. Esse modelo é extremamente inflexível e eu arriscaria dizer, que pode ser ineficaz em muitos casos. A forma como ele é construído faz muitas pessoas pensarem, “não consigo estudar para concurso”.

Isso acontece porque a flexibilidade é fundamental para um processo de longo prazo como é a dedicação para concursos. 

Se você é daqueles que fala “eu preciso de data e hora certas”, responda-me sinceramente: você cumpriu 100% das vezes com seu planejamento de agenda? 

Se você acredita que não consegue estudar para concurso, eu seria capaz de apostar que seu planejamento rígido tenha sido um dos principais fatores que te levaram a acreditar que estudar para concurso não é para você. 

A solução

A melhor maneira de conseguir mudar esse cenário, dentro de uma preparação para concurso, é por meio de um plano de estudo. 

Sim, nós já falamos sobre ele, e vamos aprofundar no método que acreditamos ser o mais indicado para quem acha que não consegue estudar para concurso: o Ciclo de Estudo

Com ele você não define dia nem hora para estudar. Você organiza quantas horas precisa estudar de cada matéria, em um determinado número de horas total, organiza a ordem dessas disciplinas e vai cumprindo seus blocos de estudo. 

Fazer um Ciclo de Estudo corretamente costumava ser muito trabalhoso. Mas agora isso mudou: o aplicativo Estudaqui faz todo o trabalho de montagem do ciclo para você automaticamente.

  • Escolha a prova para a qual deseja estudar;
  • Com apenas 1 clique a tecnologia cria um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas facilidades pessoais em cada matéria.

E depois o aplicativo ainda te ajuda a marcar os seus estudos diariamente e acompanhar a sua evolução, para que você possa sempre ir melhorando a sua eficiência de estudos.

Gostou, não é mesmo? Então mãos na massa!

Se você deseja saber mais sobre esse método acesse o artigo Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o Estudaqui. 

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves