método Pomodoro de estudo

Método Pomodoro de estudo! O segredo: 5 passos + 6 apps pra escolher

25 minutos de concentração, seguidos de 5 minutos de descanso: essa é a base do método Pomodoro de estudo. Com isso, é possível driblar distrações e ter mais foco para estudar, de forma simples e prática. Ou seja, basta dividir as tarefas em intervalos curtos, enquanto faz pausas frequentes para respirar e relaxar.

Por exemplo, se você trabalha e estuda, essa é uma ótima maneira de realizar as tarefas com mais produtividade. Aliás, nos próximos tópicos vamos fazer um mergulho profundo sobre como usar corretamente a técnica Pomodoro para estudar.

Mas, antes de continuar a leitura, que tal abrir um breve parêntese? Aproveite para conferir 3 dicas de cientistas para “aprender a aprender”, incluindo o método Pomodoro de estudo.

O que é o método Pomodoro de estudo? 

O método Pomodoro de estudo é um sistema cíclico, focado na produtividade. No caso, você trabalha em períodos curtos (sprints), deixando as distrações de lado. Depois, chega o momento de relaxar um pouco. Consequentemente, isso garante que você seja sempre produtivo, bem como as pausas regulares reforçam a motivação e mantêm a criatividade.

A propósito, essa técnica foi inventada nos anos 90, pelo empreendedor, empresário e escritor Francesco Cirillo. Na ocasião, ele deu o nome “Pomodoro” depois de usar um temporizador em forma de tomate para cronometrar um trabalho universitário.

O que é 1 ciclo Pomodoro?

Nessa perspectiva, 1 Pomodoro é o nome dado a um intervalo de tempo de 25 minutos. Portanto, quando falamos de 1 Pomodoro, são 25 minutos, ao passo que 2 Pomodoros são 50 minutos e assim por diante.

É importante destacar que cada Pomodoro é uma unidade indivisível de trabalho. Isso significa que, se você se distrair, terá que acabar com o ciclo ali mesmo. Para tal, basta salvar o trabalho e iniciar outro mais tarde.

Como funciona a técnica Pomodoro para estudar? E para que serve?

De fato, o método Pomodoro de estudo é bem simples e requer apenas um temporizador. Logo, ao se deparar com qualquer tarefa grande ou com uma série de tarefas, ninguém precisa se desesperar. 

Aqui, o truque é dividir o trabalho em intervalos curtos e, então, cronometrar a atividade com os chamados “Pomodoros”. Isso treina seu cérebro a manter o foco e te ajuda a ficar em dia com os prazos. Com o tempo, o método Pomodoro de estudo ainda contribui para melhorar a atenção e a concentração.

A quem interessar, o livro de Cirillo, “The Pomodoro Technique”, é uma leitura útil. Contudo, o próprio autor não esconde o núcleo das informações por trás de uma compra. Por isso, não é necessário ler a obra inteira, sendo que você encontra tudo neste artigo.

5 passos para aplicar o método Pomodoro de estudo

É isso mesmo: são apenas 5 etapas para ter mais foco usando a técnica Pomodoro para estudar:

  1. Escolha uma tarefa a ser realizada utilizando esse método;
  2. Defina um marcador de tempo para 25 minutos (1 Pomodoro);
  3. Trabalhe em cada tarefa por um período de 25 minutos (1 Pomodoro);
  4. Após cada Pomodoro (25 minutos), faça uma pequena pausa de 5 minutos;
  5. A cada 4 Pomodoros completos, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

No decorrer de um dia de estudo, repita esse processo algumas vezes e veja como realmente será produtivo. E ainda terá feito intervalos para descansar o cérebro, seja pegando uma xícara de café ou enchendo a garrafa de água.

Exemplo de um ciclo Pomodoro

método Pomodoro de estudo - ciclo

Por sinal, note que esse intervalo mais “longo” pode ser realizado entre 15 e 30 minutos. Porém, pense no tempo que for preciso para se sentir recarregado e pronto para recomeçar. Dessa forma, você inicia outra sessão de trabalho de 25 minutos, com carga total.

Entretanto, lembre-se de atentar para o fator distração, independente se isso parte de um colega ou da família. Quando for uma emergência, encerre a produção e recomece depois. Por outro lado, se o assunto não exigir atenção imediata, tente adiar até concluir o Pomodoro. 

Diante dessas situações, Cirillo sugere a estratégia de “informar, negociar e ligar de volta”. Assim sendo, você mantém o ritmo e controla seu dia de estudo, incluindo esses exemplos de ações:

  • Informe a outra parte (distração) que você está estudando no momento;
  • Negocie um momento em que você possa retomar o contato;
  • Programe essa tarefa imediatamente, ainda que seja para daqui a 10 minutos;
  • Fale com a pessoa quando o seu Pomodoro estiver completo.

6 apps para começar a usar a técnica Pomodoro para estudar

O temporizador é a única ferramenta essencial do Pomodoro, certo? Sendo assim, você pode começar com um telefone que tenha timer ou um relógio de contagem regressiva. Aliás, vale até mesmo um temporizador de cozinha, inclusive aqueles em formato de ovo.

Em paralelo, você pode usar outras ferramentas especialmente pensadas para facilitar sua vida. A seguir, listamos 6 aplicativos voltados para o método Pomodoro de estudo:

1. Estudaqui (Smartphone Android ou IOS)

Registrar o tempo de estudo é essencial. Pensando nisso, o cronômetro do Estudaqui conta com contagem regressiva e alarme. Por exemplo, você pode programar a opção de 25 minutos, que é o padrão Pomodoro. 

E o melhor: você também dispõe de várias métricas, como a exclusiva marcação do tempo de pausa e da eficiência de estudo. Isso faz do Estudaqui, certamente, a solução mais completa e assertiva para quem quer usar a técnica Pomodoro para estudar. 

Mas, claro, também listamos outras opções abaixo para te ajudar no processo de escolha. Dessa maneira, você pode analisar o custo-benefício, conforme suas necessidades. 

2. Marinara Timer (Web)

Marinara Timer é um webapp que pode ficar aberto em uma guia do navegador. Você pode selecionar alertas de timer para fazer pausas ou reconfigurar os tempos de estudo. É extremamente flexível e você não precisa instalar nada.

3. Tomighty (Win/Mac)

Tomighty é um temporizador que você pode disparar e esquecer, seguindo as regras tradicionais do Pomodoro. Ou mesmo usar para personalizar seu próprio tempo de estudo e os intervalos de descanso.

4. Eggscellent – antigo Pomodorable (OS X)

Eggscellent é uma combinação de temporizador com ‘to do list’, a fim de acompanhar seu progresso. Isto é, o app te ajuda a estimar quantos Pomodoros são necessários para concluir um estudo. 

Ele ainda oferece recursos visuais que marcam as tarefas concluídas e aquelas que você tem a seguir. Além disso, o Eggscellent se integra muito bem com o app Lembretes do OS X. 

5. Simple Pomodoro (Android)

Simple Pomodoro é um app de código aberto, gratuito e com estética minimalista, que se integra com o Google Tasks. Toque para iniciar o temporizador e começar a estudar, fazendo as pausas quando o alarme do telefone se apagar.

Você não pode fazer muitos ajustes nos períodos de trabalho e descanso, mas recebe notificações para isso. Depois, basta rever o seu dia para analisar quantos Pomodoros você realizou.

6. Focus Timer – antigo PomodoroPro (iOS)

Focus Timer é um app com um sistema de classificação com estrelas para mantê-lo motivado. Com isso, você pode personalizar o estudo e revisar seu histórico. Em paralelo, é possível conferir se seu foco está melhorando e ver quanto tempo resta em uma sessão. Para finalizar, fique à vontade para bloquear o telefone e, ainda assim, ouvir o relógio.

Por fim, vale lembrar que essas são apenas algumas ferramentas para usar o método Pomodoro de estudo. Porém, não deixe de experimentar outras opções, lembrando que o foco está no trabalho – e não no temporizador. Por isso, escolha um modelo que não te faça perder tempo, até mesmo um analógico, em forma de tomate, como o do Cirillo. 

Para quem a técnica Pomodoro funciona melhor?

A técnica Pomodoro costuma ser usada para quem precisa manter uma rotina de estudos ou produzir trabalhos criativos. Isso inclui: concurseiros, estudantes de vestibulares, desenvolvedores, designers, engenheiros de software etc. 

Essencialmente, o método pode ser aplicado por qualquer pessoa focada em produzir resultados. E não apenas produzir, mas fazer com qualidade e cada vez melhor. Afinal, todos podem se beneficiar das sessões de trabalho e das pausas temporizadas.

Finalmente, é importante lembrar que o método Pomodoro de estudo é um sistema de produtividade – e não um par de algemas. Logo, se você está progredindo e o cronômetro dispara, não há problema em terminar o que está fazendo e só depois fazer uma pausa.

O objetivo principal é ajudá-lo no quesito concentração, mas também serve como lembrete para buscar um pouco de ar. No fim das contas, as pausas regulares são fundamentais para a sua produtividade.

Enfim, como otimizar meus estudos?

Primeiramente, não se limite a usar apenas a técnica Pomodoro para estudar. Se você testou e não gostou, conheça outras metodologias que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto, como por exemplo o Ciclo de Estudos, que é considerado a melhor delas. Saiba mais sobre essa famosa técnica no post “Como montar um ciclo de estudos flexível e eficaz em 5 passos”.

Embora o método Pomodoro de estudo seja bem prático, não tente se encaixar nele, se isso não estiver fluindo. É justamente por esse motivo que o Estudaqui te deixa personalizar outros tempos no seu alarme. Afinal, não faz sentido ficar travado apenas aos 25 minutos, já que cada pessoa tem seu próprio ritmo.

E, voltando a falar sobre outra técnica consagrada, o ciclo de estudo, fica uma reflexão. Assim como a maioria dos estudantes, você acha que dá muito trabalho fazer um ciclo de estudo da maneira correta? Se a resposta for sim, então você está no lugar certo! 

Justamente por isso, nós passamos mais de 3 anos desenvolvendo o Estudaqui! Nosso app te dá mais foco no cronograma de estudos, organizando tudo de forma simples e rápida.

Quer saber como o Estudaqui pode te ajudar?

Você escolhe o seu concurso, vestibular e prova de classe. Ou, se quiser estudar sem focar em um exame específico, basta indicar quais são as matérias de interesse. E, seja qual for sua opção, nossa tecnologia cria um plano de estudo perfeito e personalizado, considerando:

  • Facilidades e, também, dificuldades pessoais;
  • Peso (importância) de cada disciplina;
  • Quantidade de questões dos editais e das provas passadas;
  • Mescla perfeita entre as matérias de raciocínio e as de memorização;
  • Metas de estudo periódicas (diárias, semanais, mensais…);
  • E muito mais.

E não é só isso: o Estudaqui também te ajuda na marcação do estudo e na visualização das estatísticas. Além disso, o app dá um up na motivação, ao passo que reduz o desperdício, entre várias outras vantagens, tais como:   

  • Estatísticas inteligentes em prol do desenvolvimento pessoal;
  • Metas e prioridades de estudo, além de quanto tempo dedicar a cada item;
  • Índice de eficiência nas matérias, juntamente com o relatório de melhorias;
  • Revisões, pontos de parada e porcentagens de acerto;
  • Tempo desperdiçado com pausas, sendo dividido por: disciplina e hora (dia/semana);
  • Edição do ciclo, caso você decida estudar algo que não estava planejado;
  • Importação do histórico de estudo, a partir de planilhas ou de outros aplicativos.

Conheça agora mesmo como funciona o Estudaqui, com teste grátis por 7 dias!

 Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves