Dicas para passar em concurso publico

Dicas para passar em concurso público: 6 estratégias para otimizar tempo e resultados

Todo concurseiro, não importa se iniciante ou veterano, vive em busca de dicas para passar em concurso público. Esse comportamento é tão comum, pois, realmente, a preparação para concurso não é fácil. Exige paciência, dedicação e muita vontade. 

Dentro desse cenário, qualquer dica que possa facilitar os estudos e diminuir o tempo até a aprovação, é muito bem vinda, não é mesmo?

Neste artigo, resolvemos reunir as 6 dicas para passar em concurso público que realmente valem a pena e que, principalmente, são fáceis e baratas de serem postas em prática. 

Sem muita dificuldade e com um pouco de boa vontade você vai sim, aumentar seu ritmo de estudo, e principalmente, ampliar a qualidade das horas dedicadas ao concurso. 

6 dicas para passar em concurso público: o que você precisa começar a fazer

1. Escolha uma área e concentre-se nela

Um erro muito comum de quem começa a se preparar para um concurso público é atirar para todos os lados, ou seja, fazer concursos de várias áreas como bancária, policial, fiscal e para tribunais. Se você está fazendo isso pare já e defina uma prioridade

Você não precisa escolher apenas um cargo, mas também não deve se dividir em mais de uma área de concentração.

Resumindo, escolha um tipo de concurso e se prepare para as provas que estejam sob seu “guarda-chuva”. 

Essa dica para passar em concurso público te ajudará a ter foco para estudar, além de diminuir o volume de disciplinas a serem analisadas. Com isso você terá mais tempo para se dedicar aos conteúdos da sua área.

A verdade é que o volume de matérias de uma única área é enorme e exige a ampla organização de seu tempo, então imagine se você tivesse que acumular mais de uma área de concentração. Simplesmente seu tempo se esgotaria, e seu cérebro também. 

2. Crie um plano de estudos

Escolhida a área de estudo (policial, bancária, tribunais, etc) é hora de organizar as disciplinas que serão estudadas. A melhor forma de fazer isso é por meio da criação de um plano de estudo

Entre os exemplos de planos de estudos disponíveis nós indicamos que você aprenda como montar um Ciclo de Estudo.  

O ciclo de estudos permite que você organize seu tempo de maneira mais flexível e motivadora. 

É importante lembrar que estudar para concurso é, em geral, uma meta de médio a longo prazo, então acredite, motivação e flexibilidade são dicas para passar em concurso público, fundamentais. 

Para organizar seu estudo por meio desse método você deve seguir as etapas abaixo:

 

  1. Defina o tamanho do ciclo;
  2. Analise cada disciplina, destacando os conteúdos nos quais você tem mais dificuldade e as matérias com mais peso na prova;
  3. Defina a quantidade e tempo dos blocos;
  4. Distribua os blocos de matéria no ciclo;
  5. Revise o ciclo

A aparência de um ciclo de estudos para Auditor Fiscal da Receita Federal, por exemplo, é similar à apresentada abaixo:

Dicas para passar em concurso publico

Dica bônus

Você não precisa criar esse ciclo à mão e sozinho. Com o aplicativo Estudaqui basta definir para qual concurso você deseja estudar e indicar quais são as disciplinas que você tem mais dificuldade. Em um clique o app cria um ciclo personalizado para você. 

O sistema também oferece outras funcionalidades, como:

  • comparativo de avanço de estudo com outros concurseiros que desejam uma vaga no mesmo concurso que você;
  • estatísticas e desenvolvimento;
  • questões e mais. 

Ficou curioso? Então acesse o site e conheça mais sobre o aplicativo Estudaqui. 

3. Faça toneladas de exercícios

A prática leva à perfeição. Essa frase deveria ser o lema de todo concurseiro. 

Novamente, a jornada é longa e você precisa entender que a cada dia de estudo você está mais perto da aprovação. 

Fazer exercícios está entre as principais dicas para passar em concurso público, afinal, é uma ótima forma de reforçar o que você estudou e de identificar o que precisa de mais atenção da sua parte. 

Quando errar algum exercício, pesquise imediatamente sobre o assunto e identifique o que te fez falhar. Se preciso anote algumas observações em seus resumos e bola para frente!

Busque por provas antigas do concurso que você deseja prestar e faça todas as questões. 

4. Crie mapas mentais

Acima, falamos sobre resumos, e na nossa opinião não há melhor método para isso do que os mapas mentais. Por quê? Simplesmente porque eles funcionam como a nossa mente, criando gatilhos que nos levam a acessar o conteúdo por completo e criando ligações sobre temas e assuntos.

Aprender como fazer mapas mentais para concursos fará você economizar muito tempo de estudo, afinal, com um volume extenso de disciplinas, é provável que você não tenha tempo de rever tudo, na íntegra.

Dessa forma, fazer revisão de conteúdo com mapas mentais e anotações, pode otimizar seu tempo.

Além disso, mapas mentais são super visuais, o que também contribui para a assimilação do conteúdo.

Abaixo um vídeo que ensina como fazer mapas mentais, que realmente te ajudarão a estudar mais e melhor. 

Leia mais sobre essa dica para passar no concurso, no artigo; Guia | Como fazer resumos para concursos aplicando 5 passos”.

5. Procurar especialistas pode ser um bom investimento

É possível sim estudar para concurso sozinho e ser aprovado, entretanto, se você tem a possibilidade de fazer aulas em um bom cursinho, ou ter o apoio de um coaching ou mentoria, esse pode ser um bom investimento. 

Neste tópico também separamos um vídeo que acreditamos ser de grande valia para você que está em busca de dicas para passar em concurso público e não sabe se deve ou não investir em um estudo “guiado”. Assista ao vídeo  do Alexandre Meirelles, o criador do método de ciclo para estudo em concurso. Confira:

6. Encontre mais brechas para estudar

Essa é aquela dica bônus que pode mudar sua vida! rs rs

Na verdade, ela é um compilado de microdicas para passar em concurso público. 

Se você trabalha ou se não trabalha, aproveitar momentos que seriam de desperdício de tempo podem te ajudar a aproveitar cada minuto do seu dia. Então vamos lá, anote aí:

  • acorde 2 horas antes do comum e estude antes de ir para o trabalho, de manhã sua mente está mais descansada e preparada para absorver informações;
  • leve os mapas mentais na bolsa ou no smartphone e revise algum conteúdo no tempo que sobrar na hora do almoço (não esqueça de almoçar!);
  • faça download de audioaulas e escute no carro ou no fone de ouvido rumo ao trabalho ou faculdade;
  • dedique algumas horas do seu final de semana para estudar;
  • durma cedo

Viu como mudar alguns comportamentos pode ser importante para manter uma rotina de estudos eficiente?

Para finalizar nosso guia de dicas para passar em concurso público, gostaria de relembrar a importância de criar um ciclo de estudos que seja perfeito para você. É por aí que tudo começa e é essa organização que vai permitir que você absorva todos os conteúdos de que precisa

Quer ganhar tempo e eficiência ao criar seu ciclo? O aplicativo Estudaqui pode ser a solução que você precisava para montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades. 

Você também usará o aplicativo para marcar os seus estudos diariamente e acompanhar a sua evolução. Assim poderá melhorar diariamente a eficiência dos seus estudos.

Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

Acesse a plataforma e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo. 

Um abraço, e bons estudos!