Dicas para focar nos estudos

7 dicas para focar nos estudos e se dar bem no próximo concurso

Organizar as demandas da semana, fazer breves intervalos, colocar música de fundo, tomar um café. Essas, e outras, dicas para focar nos estudos são muito importantes para você, concurseiro ou estudante, que está nos lendo neste momento.

Com tanta informação ao nosso redor, com os chamados do Whatsapp, as novidades do Instagram, a preocupação da família, a pergunta que fica é: como se concentrar na pilha de material para estudar?

Neste artigo, vamos listar algumas dicas para focar nos estudos e conseguir aumentar a produtividade e, com isso, alcançar melhores resultados em suas provas.

Um ser humano comum tem 8 segundos de atenção – menos do que um peixinho dourado, de acordo com um estudo de 2015 da Microsoft. Esse número encolheu ao longo dos anos devido à nossa conexão digital e ao fato de que o cérebro está sempre buscando o que é novo e o que é o próximo.

Então, o que você faz quando precisa se concentrar no trabalho ou no estudo por mais de 8 segundos?

Alguns estudos recentes acreditam que a concentração é como um “músculo” que pode ser treinado.

Muitas pessoas tomam como verdade a ideia de que não são focadas, e isso se torna uma profecia auto-realizável. Depois de abandonar essa crença equivocada, você pode adotar uma abordagem muito mais realista para desenvolver seu foco.

Com uma combinação de bons hábitos, e algumas ferramentas, é possível configurar um ambiente que promova o foco. Aqui estão 7 dicas para:

  • focar nos estudos;
  • eliminar distrações;
  • prestar real atenção ao que você precisa fazer.

Leia também: 13 aplicativos para organizar estudo e gerenciar seu tempo.

7 dicas para focar nos estudos e aumentar sua produtividade

1. Prepare o seu cérebro

Antes de começar a estudar, acalme seu cérebro.

Reserve um ou 2 minutos para se sentar em uma posição confortável e respirar profundamente.

Você não precisa se sentar de pernas cruzadas ou fazer barulhos típicos de meditação.

Você só precisa deixar seu corpo se acalmar antes de começar a estudar. Você vai descobrir que isso realmente ajuda você a se concentrar.

2. Organize suas demandas da semana, dia e mês

Nós sabemos que o foco de qualquer concurseiro é estudar, mas a vida lá fora não para.

Preocupações gerais como organização financeira, saúde, eventos de pessoas importantes, são exemplos de assuntos que podem tomar conta de nossos pensamentos.

O foco também envolve uma compreensão do que é digno de sua distração. É preciso que você tenha tempo para se dedicar a essas questões. Para fazer isso sem ter prejuízo em seu plano de estudo, você precisa se organizar.

Dica prática: no domingo, pegue sua agenda e organize o que precisa ser feito, tanto de estudo como da sua vida pessoal ou trabalho, durante aquela semana. Distribua tudo em seus dias e visualize a forma mais eficiente de cumprir todos os seus compromissos.

Deixar um problema martelando na sua cabeça sem resolvê-lo é a forma mais fácil de se distrair e perder o foco VÁRIAS vezes ao dia.

Identifique o que merece seu foco no ano, no mês, na semana e no dia. Então olhe para o seu calendário e dedique um bloco de tempo à sua realização.

Para organizar seu tempo em blocos e cumprir tudo de maneira mais eficiente, sem atrapalhar seu planejamento, recomendamos você a adotar o método de ciclo de estudo. Quer saber mais sobre ele? Leia o artigo “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

3. Desconecte-se

Talvez uma das mais valiosas dicas para focar nos estudos seja essa. Se você precisa se concentrar, saia de e-mail e mídia social. E coloque seu telefone no modo “não perturbe” para bloquear distrações. O modo “não perturbe” está disponível tanto para android quanto para IOS.

Não se engane!

4. Tome algum café durante o dia

Seja de manhã ou à tarde, um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, identificou uma conexão entre cafeína e cognição.

Embora a cafeína não melhore o desempenho da aprendizagem ou da memória, o estudo identifica que ela, usada moderadamente, aumenta a excitação fisiológica, o que torna você menos apto a se distrair e ter maior capacidade de prestar atenção durante uma tarefa exigente.

5. Ligue alguma música

Uma das dicas para focar nos estudos mais inusitadas – e inesperadas.

Muito ruído pode ser muito perturbador, mas, de acordo com um estudo da Escola de Medicina Wake Forest e da Universidade da Carolina do Norte publicado na Scientific Reports, ter música tocando ajuda você a se concentrar em seus próprios pensamentos.

O pulo do gato é que você precisa gostar da música! Se você não está acostumado a ouvir música, não tente essa técnica, ou então comece aos poucos e vá testando para saber se você irá se acostumar com ela ou não.

Seja Beethoven, os Beatles ou Maiara e Maraísa, aumente o volume e comece a estudar.

6. Faça breves intervalos

Em vez de sucumbir à distração, construa-a, sugere um estudo da Universidade de Illinois, EUA. Segundo a pesquisa, fazer pausas curtas durante uma tarefa que tenha em média 50 minutos de duração, aumenta o desempenho do estudante, em relação àqueles que não param e trabalham direto até a exaustão.

O estudo examina um fenômeno chamado “decréscimo de vigilância”, ou perda de foco ao longo do tempo. Fazer uma pequena pausa no meio de uma longa tarefa reenergiza o cérebro.

Resumindo, breves pausas mentais irão ajudá-lo a manter o foco em sua tarefa.

7. Faça um cronograma de estudo

Não tem como fugir. Um artigo com dicas para focar nos estudos não pode deixar de falar da importância de um cronograma.

Nós já falamos acima que, nossa indicação de como organizar as matérias para estudar para concurso é o método de Ciclo de Estudo.

Ele é construído em blocos e foge do modelo convencional de agenda, onde você estuda por muitas horas uma mesma matéria e fixa dia e hora para cada conteúdo. Além desses, outros benefícios do método são:

  • o Ciclo de Estudos não engessa sua agenda e se adapta a sua rotina diária, semanal e mensal;
  • você estuda diversas disciplinas em um mesmo dia;
  • aumenta a produtividade, pois aproveita cada pedaço do dia, mesmo que pequeno;
  • te força a estudar conteúdos que você não gosta, mas que são importantes;
  • melhora a frequência de revisão, o que mantém os conteúdos sempre em dia;
  • aumenta a sua motivação, pois, você se sente evoluindo mais rapidamente em seu ciclo, e muito mais.

Mesmo sem dia e hora definidos na semana, é importante definir uma rotina para o estudo.

Seu horário pode incluir o horário que você deve ir para a cama, a hora média em que você deve fazer suas refeições e, o mais importante, o tempo que você deve gastar em estudos.

Dica bônus!

A tecnologia não deve ser vista como vilã! Os aplicativos para estudo são ótimas ferramentas para quem deseja aumentar a produtividade. O app EstudAqui, por exemplo, monta seu ciclo de estudos automaticamente, em 4 passos simples:

  1. Escolha a prova para a qual deseja estudar;
  2. Nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital;
  3. Você indica suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.
  4. Em 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você;

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *