Dicas para concurseiros iniciantes

Dicas para concurseiros iniciantes: 5 estratégias para não perder tempo

Você vai mesmo entrar nessa? Tem certeza? Olha que a vida de concurseiro não é fácil e responder a essas duas simples perguntas pode parecer fácil, mas, definitivamente você precisa tirar um tempo para pensar sobre elas. Todavia, se você já se decidiu, nós daremos a maior força e, o que realmente importa, compartilhar dicas para concurseiros iniciantes.

Antes de qualquer coisa, vamos tirar a primeira dúvida que quase TODOS os concurseiros têm quando começam sua caminhada: quanto tempo demora para passar em um concurso? Com a palavra, Alexandre Meirelles, criador do método ciclo de estudos: 

Com essas informações em mente, é hora de ir à luta! 

Dicas para concurseiros iniciantes: 5 passos para quem quer ser aprovado

1. O concurso deve ser seu objetivo de vida

Se você começar sua jornada pensando “quando eu tiver um tempinho eu estudo” ou “ah, não custa tentar passar nessa prova”, desculpe-nos, mas as chances de você ser aprovado são bem pequenas. 

Não deve ser uma novidade que conseguir passar em concurso público não é fácil. É preciso muita dedicação, concentração e motivação para alcançar seu objetivo. E como em qualquer outra área da sua vida, você só conseguirá atingir sua meta, se realmente se concentrar nisso.  

Passar em concurso deve ser o seu grande objetivo

Não estamos falando que para isso você deve deixar de trabalhar, ao contrário, nós acreditamos plenamente que é possível criar um plano de estudo para concurso para quem trabalha. 

A questão é que dentro da sua realidade atual, com trabalho, filhos, ou qualquer outra responsabilidade que você tenha, o concurso precisa ser seu grande objetivo. 

Isso significa que, se você trabalha, provavelmente seus finais de semana serão usados para estudar, que você deverá acordar mais cedo para aproveitar algumas horas da manhã antes de ir para o serviço e que o sertanejo do rádio vai dar lugar para audioaulas no caminho para o trabalho. 

As duas horas de almoço serão usadas para comer e revisar conteúdos já estudados e que depois do trabalho, você deixará de assistir sua série favorita para estudar mais um pouco. 

Não queremos dizer que você não deve ter lazer ou acabar com a sua vida social. A verdade é que descansar e conversar com amigos vai ajudar sua mente a descansar para voltar ainda mais preparada para os estudos.

O que estamos reforçando aqui, neste guia com dicas para concurseiros iniciantes, é que sua rotina mudará e talvez você tenha que diminuir o barzinho semanal por um mensal, de preferência com suco de laranja como opção. 

Isso é necessário porque ressaca não combina com uma rotina de estudos para concursos, noites sem dormir não combinam com produtividade e que usar o tempo que você tem fora do trabalho, ou longe de outras obrigações, é importante para competir com quem estuda em tempo integral. 

Ah, e se você tem o privilégio de “só” estudar, você também vai abrir mão de viagens de família longas, noites em baladas e saídas diárias. 

Esperamos não ter te assustado! O que estamos fazendo é te alertar que, a fórmula mágica que traz mais sucesso para aprovados do Brasil inteiro é a dedicação

Você pode até conhecer alguém que passou em um concurso, não abriu mão de nada e estudou pouco, mas a verdade é que essa pessoa é uma em um milhão! Você pode tentar ser esse outro um, cruzando os braços e esperando ver no que dá, ou dar uma forcinha pra “sorte” e realmente se dedicar ao sonho da estabilidade.  

Ter o concurso como objetivo de vida é uma das maneiras de como ter motivação para estudar, e motivação é fundamental nesse processo. Alguns dias vão ser bem chatos e cansativos, mas lembrar-se do seu objetivo maior, vai te ajudar na caminhada. 

Ufa! Partindo do princípio que realmente ser aprovado em um concurso público é o seu objetivo, vamos para as próximas dicas para concurseiros iniciantes!

2. Pesquise sobre o concurso e a área 

Uma das dicas para concurseiros iniciantes mais valiosas é essa! O ideal é que você escolha apenas um concurso ou uma área de concentração para se dedicar. Tentar prestar concursos para área Tributária e Policial, por exemplo, vai dividir ainda mais o seu tempo. Então, não faça isso! 

Antes de escolher uma área, pesquisa sobre ela, sobre o volume de concursos, previsões, sobre os principais cargos para entender se é algo que realmente te interessa. Não pense só no dinheiro nem no número de concorrentes por vaga. 

Uma dica para concurseiros de primeira viagem é começar fazendo provas menores e regionais, e depois de aprovado continuar estudando para concursos mais complexos. Isso te ajudará a ter mais tranquilidade financeira e diminuir a pressão sobre os ombros. 

Mas, você está apenas começando, então vamos lá as dicas para concurseiros iniciantes: 

  • escolha o concurso e/ou área;
  • pesquise por editais e provas anteriores;
  • procure pessoas que já foram aprovadas nessas provas e converse para saber como se prepararam. Hoje a internet facilitou muito esse processo e você pode buscar por grupos do Facebook que reúnem aprovados e concurseiros;
  • quando o edital sair, leia-o com atenção;
  • analise a banca examinadora do seu concurso.Talvez você ainda não tenha ideia da importância desse fator em sua caminhada, mas busque saber mais sobre cada uma. Para te ajudar, indicamos o vídeo abaixo.

3. Cuidado com a bibliografia

A internet ajuda muito os concurseiros pois permite a troca de informações, a pesquisa de conteúdos, auxilia a tirar dúvidas, permite realizar a mentoria e o coaching para concursos a distância (quando do interesse do concurseiro), facilita o acesso à questões de concursos anteriores e muito mais. 

Entretanto, esse volume de informações pode confundir nossa cabeça que já não sabe mais o que estudar para o concurso

É importante que você se atenha às bibliografias mais importantes de cada área e ao guia de conteúdo presente no edital. 

4. Cursinho, coach, mentoria ou estudar sozinho

Essa dúvida, só você pode responder. Uma das coisas a considerar é o seu perfil, ou seja, se você costuma ter disciplina para realizar suas tarefas sem acompanhamento. 

Outro fator é o custo. Mentoria e coaching são os métodos mais caros, mas também oferecem atendimento exclusivo e direcionado, o que pode otimizar seu caminho até a aprovação. 

O cursinho é a escolha mais comum, todavia também envolve um certo custo e tempo de deslocamento, o que pode ser complicado em grandes cidades. Além disso, os horários das aulas podem ser incompatíveis com sua rotina. Entretanto, com o cursinho você tem apoio de professores atualizados e experientes. 

Cada vez mais comum, estudar sozinho é possível e também bastante eficiente para muitos concurseiros. Por exigir ainda mais disciplina e pedir por algumas dicas extras, indicamos que você acesse o artigo: Como estudar para concurso público sozinho: teste 9 maneiras!”.

5. Crie um plano de estudo

Não existe destino que não precisa de um plano de chegada. 

Um plano de estudo para concurso é uma diretriz, uma forma de organizar e alinhar:

  • o tempo, que você vai dedicar à preparação;
  • o conteúdo que precisa ser estudado.

Existem alguns exemplos de plano de estudo, contudo nossa dica para concurseiros iniciantes é a opção pelo ciclo de estudos, método criado por Alexandre Meirelles. 

Enquanto o método tradicional, em formato de agenda, aumenta a dificuldade para encontrar momentos para revisar a disciplina, é cansativo para o concurseiro e os estudos podem ficar prejudicados por qualquer imprevisto na agenda, o ciclo de estudo auxilia:

  • organizando cada período do dia, de acordo com suas necessidades;
  • no aproveitamento de cada período do dia;
  • na produtividade do estudo, permitindo aproveitar melhor os períodos de dedicação aos conteúdos;
  • na organização de horários para revisão do que foi estudado. 

O melhor de tudo é que além de  todas essas dicas para concurseiros iniciantes, temos uma dica extra: você pode contar com a tecnologia para criar seu ciclo, sem se preocupar nem perder tempo organizando os blocos. O aplicativo Estudaqui faz todo esse trabalho pra você e cria o seu ciclo de estudos perfeito e personalizado, automaticamente.

Com um só clique você seleciona a prova que você irá fazer e com outro clique organiza toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

O plano de estudos criado é eficiente, personalizado e atende às suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar. 

O Estudaqui também possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou em cada disciplina e o quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

 Um abraço, e bons estudos!