Como ser mais produtivo nos estudos

6 dicas de como ser mais produtivo nos estudos: do ENEM aos concursos

Concurseiros, estudantes que se preparam para o ENEM e profissionais que vão fazer prova de classe: todos gostariam de uma fórmula mágica de como ser mais produtivo nos estudos.

Tem hora que o cansaço bate e que parece que quanto mais horas nos dedicamos, menos conseguimos aprender, não é mesmo?

Calma! Isso acontece com todo mundo.

Existem algumas técnicas que você pode usar para aumentar a produtividade nos estudos, garantir que haja tempo para aprender toda a matéria, e ainda levar uma vida mais equilibrada.

Pensando nisso, selecionamos 6 dicas simples, indicadas por especialistas, para você entender como aumentar a produtividade nos estudos.

Como ser mais produtivo nos estudos com 6 dicas para bons hábitos

1. Gerencie seu tempo

É difícil planejar suas horas se você não sabe como está gastando cada uma delas.

A gestão do seu tempo é um passo importante para quem deseja aprender como aumentar a produtividade nos estudos, ou mesmo no trabalho.

Para fazer esse gerenciamento comece dividindo um grande projeto em tarefas individuais gerenciáveis.

Se você quer ser aprovado em um concurso grande como Auditor Fiscal da Receita Federal, você tem em mãos um extenso volume de matéria. Nesses casos você pode:

  • dividir as disciplinas em blocos de estudo;
  • após estudar a matéria completa de uma disciplina, crie uma rotina de revisão.

Também é indicado que você não comece a estudar todas as disciplinas ao mesmo tempo. Isso divide suas horas em frações muito pequenas. Conclusão: você se dedica pouco a cada uma das matérias e não consegue absorver o conhecimento de maneira correta.

Algumas matérias devem ser estudadas antes de outras, para assim você ter uma base maior, o que facilitará a compreensão do conteúdo. Se você tem um coaching para concurso, consulte-o sobre a ordem ideal de estudo.

Caso não tenha um coaching, você pode recorrer a aplicativos de estudo para concurso, aos professores de cursinhos, ou mesmo fazer uma pesquisa profunda da internet.

Se você se interessa pela área fiscal, terá mais informações no artigo: “Plano de estudo para Auditor Fiscal da Receita Federal”.

A gestão do tempo fica mais fácil quando você separa sua vida pessoal e de estudante em blocos de horas. O método de Ciclo de Estudo é o ideal para isso.

2. Faça pausas regulares

Acredite ou não, fazer uma pausa aumentará sua produtividade.

Alguns alunos tentam estudar por horas a fio sem parar. Isso não funciona.

Nosso cérebro diminui a retenção de informações quando começamos a nos cansar. Ou seja, você vai estudar muitas horas, mas reter apenas uma parte. Perda total de tempo!

Ao forçar nossa mente além de sua capacidade, só podemos experimentar maior estresse e fadiga.

Intervalos regulares ajudam a combater o cansaço e estresse, bem como maximiza a produtividade dos alunos.

Como um profissional estabelecido, você pode estar acostumado a longos dias de trabalho com apenas uma pausa para o almoço. Esqueça esse comportamento nos seus estudos!

Se você realmente quer aprender como ser mais produtivo nos estudos, precisará incluir pequenas pausas regulares na sua rotina.

Não há uma regra para esse descanso, mas existe uma metodologia muito interessante: a Técnica Pomodoro.

Nela você divide seu trabalho em intervalos de 25 minutos e faz uma pequena pausa entre cada um.

Use esses horários para descansar sua mente, então evite entrar em redes sociais ou resolver problemas pessoais.

3. Defina prazos

O terceiro passo de como ser mais produtivo nos estudos inclui definir um prazo para a conclusão de suas atividades.

Você pode determinar, por exemplo, que sua primeira atividade levará 3 horas, e que a mesma tem um prazo de 3 dias para ser concluída.

Se você só faz a primeira parte, ou seja, se apenas divide suas tarefas em blocos e define o tempo de estudo de cada um, sem colocar um prazo, corre o risco de demorar para iniciar e finalizar o bloco ao qual deve se dedicar.

A imagem abaixo mostra como a metodologia de ciclo de estudos organiza as disciplinas a serem estudadas:

 Como ser mais produtivo nos estudos

 

Você define o tempo que será dedicado a cada matéria, bem como a sua ordem de estudo.

É interessante que você defina um prazo para concluir a primeira volta no ciclo, por exemplo, 10 dias. Após concluir a primeira volta você deve iniciar a segunda.

4. Mantenha-se saudável

Parece óbvio, mas a maioria dos concurseiros ignora o fato de que se ficarem doentes não irão conseguir estudar, pelo menos não com a mesma produtividade.

Embora algumas doenças não possam ser evitadas, vale a pena tentar se manter o mais saudável ​​possível.

Uma dieta leve, por exemplo, é a melhor amiga do seu cérebro. Já reparou que depois daquela feijoada com arroz você morre de sono após o almoço? Pois é, fique ligado na sua dieta e na forte ligação existente entre alimentação e concursos públicos.

E claro, isso também vale para Enem, provas de classe, ou qualquer outro tipo de estudo.

Uma solução simples é introduzir refeições mais nutritivas em seu estilo de vida. Isso manterá os níveis de energia altos e tornará os estudos mais produtivos.

A produtividade do aluno depende de um ótimo sistema imunológico e ótima saúde.

Exercícios físicos também são fundamentais para evitar dores provocadas por muitas horas na mesma posição, por exemplo. Eles também são fundamentais para manter sua mente saudável e pronta para receber mais conteúdo.

5. Diminua ou pare de usar redes sociais como entretenimento

Como já abordado, a tecnologia deve ser sim usada por quem está se preparando para concurso. Entretanto, o uso deve ser voltado para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem, como o uso de aplicativos que ajudam a organizar os estudos, ou como fontes de informação.

Celulares, tablets, computadores, jogos – as telas estão em todos os lugares – e estão cheios de aplicativos desenvolvidos para distraí-lo e reduzir sua produtividade.

Se você está com problemas para se concentrar, a solução é fazer uma desintoxicação e eliminar essas ferramentas. Evite completamente esses dispositivos.

Coloque seu telefone em uma gaveta ou em outro cômodo. Você pode até tentar ir à biblioteca para estudar e deixar seu telefone em casa, ou, caso precise dele para usar algum aplicativo de estudo, coloque-o no modo avião ou bloqueie completamente as redes sociais. Prometemos, o Facebook ainda estará lá quando você voltar!

6. Separe um tempo para dormir

Pelo menos 8 horas de sono são essenciais para uma função cerebral saudável. Você ficará surpreso ao descobrir a importância do sono para os estudos.

Estudos sugerem que os estudantes podem precisar de ainda mais.

Para aumentar sua produtividade certifique-se de relaxar no final de cada dia e ir para a cama com calma.

Tome medidas para cansar seu corpo e relaxar a mente, como exercícios ou meditação.

O estresse é uma das principais causas de falta de sono, portanto, sua principal preocupação deve ser cuidar de si mesmo.

Gostou das dicas de como ser mais produtivo nos estudos?

Falamos muito sobre o método de Ciclo de Estudos, então se quiser conhecer mais e aumentar sua produtividade, sugerimos que leia o artigo; Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

E falando em tecnologia a favor do estudo, o EstudAqui é um aplicativo que monta um plano de estudos eficiente, personalizado e que atende às suas necessidades.

Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital. Com apenas 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.

Também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui. Você pode economizar ainda mais tempo e otimizar seus horários de estudo com o nosso aplicativo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *