Como organizar o tempo de estudo

Como organizar o tempo de estudo: técnica rápida em 2 etapas

Este guia oferece estratégias de como organizar o tempo de estudo.

A intenção é ajudar você a planejar seu tempo de forma eficaz, te incentivando a ser mais produtivo nos estudos e a manter o controle sobre suas atividades.

Nosso guia de como organizar o tempo de estudo e trabalho é separado em 2 grandes – porém, simples – etapas: planejamento e uso do tempo.

Então vamos direto ao assunto!

#Parte 1: Como organizar o tempo de estudo: planeje-se

O planejamento é uma parte essencial da organização. Envolve prever seus compromissos futuros, seja eles pessoais, de estudo, ou profissionais, e reservar tempo suficiente para atendê-los.

Um planejamento bem-sucedido lhe dá confiança e determinação.

Olhe para o futuro

Um primeiro passo importante é estabelecer:

  • o que você precisa fazer: por exemplo, quais disciplinas deve estudar;
  • quando as coisas precisam ser feitas: estabeleça o “deadline” de comprimento de cada ciclo de estudos;
  • quanto tempo eles podem demorar: período dedicado a cada conteúdo.

O método de ciclo de estudos é um dos mais eficientes quando o assunto é gerenciamento de tempo. Isso porque ele permite que você:

  • defina o número de horas total do ciclo, por exemplo, 20 horas;
  • divida as matérias a serem estudadas em blocos que devem, em geral, girar entre 1h e 2h30 (você pode repetir a matéria dentro de um ciclo, mas nunca em blocos próximos);
  • treine um dos lados do seu cérebro enquanto descansa o outro, utilizando a alternância correta de matérias de raciocínio e memorização.
  • reinicie o ciclo quando terminá-lo.

Com o ciclo de estudo você pode inserir outras atividades em sua rotina sem ter que mexer em todo o seu cronograma, diferentemente do que  acontece no método de estudo tradicional, em que se divide as matérias em dias e horários fixos na semana.

Leia mais em: Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos

O único cuidado que deve tomar é colocar um prazo máximo para finalizar um ciclo. Dessa forma você permanece atento aos blocos de estudo e evita a procrastinação.

Tempo de pausa e deadline

Para tomar o controle do seu tempo, você precisará dividi-lo em partes gerenciáveis.

Por mais que o ciclo de estudo seja flexível em relação aos seus horários, você deve se manter firme no intuito de planejar seus dias e semanas para priorizar suas leituras.

Tente as seguintes estratégias para organizar o tempo de estudo:

Planeje sua semana

Seu tempo de estudo durante uma semana será dividido em duas grandes áreas:

  • seu tempo em aula – caso frequente cursinhos ou assista a vídeo-aulas;
  • suas atividades de estudo individuais.

Estabelecer pequenas metas de estudos semanais, como um número de horas do ciclo de estudos que pretende cumprir, vai ajudá-lo a rodar rápido por todos os blocos.

Não tente cumprir suas obrigações de estudo em longas sessões. Ficar muito tempo sem uma pausa pode deixar sua mente cansada e prejudicar a capacidade de absorção do material.

Ao planejar sua semana, lembre-se de equilibrar seus compromissos de longo prazo com os de curto prazo. O gerenciamento eficaz envolve fazer a coisa certa no momento certo.

Planejando um dia

À medida que cada novo dia se aproxima, reveja seu plano semanal para ter certeza de que está atualizado. Faça uma lista de tarefas diárias. Isso ajuda a se concentrar em suas atividades.

Inclua no plano todas as atividades que você precisa realizar, mesmo as que não envolvam seu aprendizado. É dessa forma que se aprende como organizar o tempo de trabalho e estudo:

  • use o seu plano do dia para incluir os espaços que serão dedicados aos estudos. Fique atento ao tamanho dos blocos. Não adianta planejar estudar 1 bloco de 2 horas e 2 de 1 hora, se você só vai conseguir dedicar 3 horas ao estudo nesse dia;
  • considere todas as atividades do dia para realmente alocar seus estudos, de acordo com as demais atividades;
  • seja ativo com o seu plano. Assinale as tarefas concluídas e mantenha uma verificação da atividade incompleta. Tente sempre entender o que deu errado e o que pode ser melhorado.
  • evite sobrecarregar o seu plano do dia – apenas se prepare para completar tarefas realistas.

Definição de prioridades

Entendo que a sua prioridade é sempre estudar para a prova do concurso, mas em alguns dias você precisará ir ao médico ou buscar seu filho na escola.

Encontre uma maneira de colocar várias tarefas em ordem e estabelecer uma lista de prioridades.

Um gráfico como o mostrado abaixo pode ser usado para julgar se algo é uma prioridade ou não.

Como organizar o tempo de estudo

Coloque uma cruz no gráfico para cada tarefa que você precisa concluir. Se for no canto superior direito (Importante / Urgente), é uma prioridade imediata.

Se for no canto inferior esquerdo (Não Urgente / Sem Importância), você deve se perguntar por que você estava pensando em fazer isso ao invés de dedicar esse tempo ao próximo bloco do ciclo de estudo.

Revendo o progresso

É importante revisar continuamente sua estratégia, para garantir que ela esteja atualizada.

Uma observação é importante sobre o ciclo de estudos: como o próprio nome sugere, ele não tem fim. Ao completar todos os blocos em ordem, você deve reiniciá-lo. Em alguns momentos, entretanto, você pode sentir que precisa realizar mudanças na sua estrutura ou mudar de ciclo, conforme a sua nova realidade de conhecimentos.

Por exemplo, se algumas matérias já tiveram seu conteúdo absorvido e não precisam mais de tantos blocos ou de blocos tão extensos, você pode reduzir o tempo dedicado a elas. Mantenha blocos apenas para revisão. Você também pode incluir disciplinas que ainda não estudou.

#Parte 2: Como usar seu tempo de estudo

Agora entramos na parte 2 desse artigo sobre como organizar o tempo de estudo. Depois do planejamento, é finalmente hora de colocar a mão na massa.

Encontre maneiras de motivar sua mente e estimular seus pensamentos ao trabalhar por um período prolongado em seu plano de estudo.

As dicas a seguir mostram maneiras de manter sua mente fresca e ativa enquanto estuda.

Dê início às atividades

Comece uma sessão de trabalho certificando-se de que a tarefa é realizável no tempo definido, para isso:

  • divida uma tarefa que é muito grande em tarefas menores.
  • verifique se você tem domínio sobre o que deve fazer ou estudar (alguns assuntos precisam de um conhecimento prévio sobre um tema similar, garanta ter as informações necessárias para avançar);
  • defina metas claras e atingíveis: isso irá melhorar consideravelmente sua motivação. Nesse estágio você deve definir um ponto final – “Eu vou terminar quando …” – e recompensas claras – “Quando terminar, vou …”.

Se você tiver algumas tarefas de estudo que não gosta de fazer, tente realizá-las no início de uma sessão de estudo. Se esforce para terminá-las o quanto antes para que possa ter a recompensa de atuar em trabalhos mais interessantes. Evite colocar o que você não gosta no fim de sua lista de tarefas – pois ficarão lá para sempre!

Continue, continue!

Evite fazer a mesma coisa por horas a fio. Seu cérebro logo ficará exausto e você deixará de ser produtivo.

Como propõe o método do ciclo de estudo, fique no máximo 2h30 concentrado na mesma disciplina e intercale conteúdo teórico com exercícios, além de intercalar cálculos e raciocínio lógico com matérias que exigem mais memorização (matérias mais teóricas).

Faça uma pausa quando chegar ao final de um capítulo longo ou completar um exercício cansativo.

Aproveite estas oportunidades para se recompensar e reacender o entusiasmo.

Além disso, faça pausas quando e sempre que você precisar. Isso pode acontecer se sua concentração começar a diminuir e você ficar olhando para a tela do computador por muito tempo sem fazer nada.

No entanto, é sempre necessário o equilíbrio: tente evitar distrações e pausas em excesso. Nada de parar para um programa de televisão “interessante” ou uma conversa com amigos. Mantenha sua mente concentrada. Isso é importante se você quiser retomar o trabalho de maneira produtiva e focada.

Uma metodologia que pode te ajudar nesse processo é a Técnica Pomodoro.

Conheça seus próprios limites

Existem muitas razões pelas quais não conseguimos estudar efetivamente. Algumas delas incluem:

  • falta de motivação;
  • pouca concentração;
  • ambiente de trabalho ruidoso.

Tente ser ativo em superar seus obstáculos pessoais. Se você sabe que tenta ignorar tarefas menos interessantes ou difíceis, resolva-as imediatamente antes de iniciar um trabalho mais estimulante.

Concluindo

Depois das dicas de como organizar o tempo de estudo e trabalho, vai ficar mais fácil planejar e conciliar os vários setores da sua vida. Então não se esqueça de:

  • ser claro sobre o que você tem que fazer e quando isso tem que ser feito;
  • usar um sistema que controla e acompanha os estudos e metas para ajudar a avaliar sua produtividade ao longo do tempo – conheça o EstudAqui;
  • criar um planejamento semanal para definir uma agenda clara;
  • acompanhar sua lista de tarefas diárias.

Organizar seu tempo é um processo pessoal. Você precisará encontrar uma maneira de monitorar e planejar suas atividades da forma que melhor lhe convier.

Nossa grande dica final sobre como organizar o tempo de estudo da maneira mais fácil, eficiente e rápida possível é o uso de um aplicativo como o EstudAqui, que monta um plano de estudos eficiente, personalizado e que atende às suas necessidades.

Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital. Com apenas 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.

Também possui a funcionalidade de controle do estudo para que possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo.

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui. Você pode economizar ainda mais tempo e otimizar seus horários de estudo com o nosso aplicativo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *