Blog
dicas-como-organizar-estudar-concursos

Como se organizar para estudar: veja 8 dicas imperdíveis

Você se pega procrastinando muito quando tenta estudar? Você consegue acompanhar a quantidade de matérias com o seu cronograma de estudo atual? Se a sua resposta foi um sim e um não, respectivamente, você precisa ler nossas dicas de como se organizar para estudar.

A flexibilidade do aprendizado em casa liberta-nos das limitações de uma sala de aula física e permite programar o tempo de estudo em torno dos compromissos profissionais e familiares. Mas toda essa conveniência pode representar um obstáculo.

A mistura dos compromissos profissionais com os pessoais e outras séries de distrações que o estudo em casa oferece precisa ser acompanhado de severa disciplina para que o estudante não se perca em procrastinação, não cumprindo seus deveres.

Dessa forma, selecionamos algumas dicas de como se organizar para estudar e conseguir cumprir com todas as obrigações. 

Não importa se você deseja ser aprovado em concurso público, vestibular, residência médica ou quer apenas tirar boas notas na escola ou faculdade. Sempre haverá um ritmo apropriado de acordo com seus objetivos e particularidades.

Vamos lá!

Dicas de como se organizar para estudar para concursos

  1. Escolha um espaço que você associa ao aprendizado
  2. Elimine a desordem
  3. Certifique-se de que seu espaço é confortável
  4. Organize seus materiais
  5. Utilize aplicativos de estudos
  6. Reúna seus materiais de estudo
  7. Organize seu tempo
  8. Use cores na sua organização

 

#1. Escolha um espaço que você associa ao aprendizado

Se um espaço de estudo em potencial já estiver associado a outras atividades como comer, assistir televisão ou dormir, provavelmente não é o ideal, pois você ficará exposto a inúmeras distrações que vão tirar seu foco.

Então nossa primeira dica de como se organizar para estudar é: selecione uma área que você já associa à aprendizagem, e quanto mais tempo você se dedicar, mais forte será a associação. 

#2. Elimine a desordem

A limpeza do seu espaço de estudo é uma dica de organização de estudo básica e vital para a produtividade.

Certifique-se de que sua área de estudo esteja livre de materiais desnecessários, como papéis, lixo e garrafas de água vazias.

Um espaço de estudo organizado terá um impacto positivo na sua aprendizagem e vai melhorar sua capacidade de concentração.

#3. Certifique-se de que seu espaço é confortável

Ao garantir que seu espaço de estudo seja confortável, uma das coisas mais importantes a ter em mente é a ergonomia.

Tanto a mesa de estudo quanto a cadeira devem permitir uma boa postura e, quando você estiver sentado, a parte de cima da mesa deve ficar na altura entre o peito e a caixa torácica.

Dessa forma, você poderá descansar os cotovelos na área de trabalho sem ter que empurrar os ombros para a frente. Além disso, a cadeira deve ser confortável, bem ajustada à altura da mesa e permitir que os pés fiquem apoiados no chão.

#4. Organize seus materiais

Os materiais  devem estar facilmente acessíveis sempre que você precisar deles.

Se você preferir trabalhar com cópias impressas, pode investir em um sistema de arquivamento físico, mas os alunos que estudam online também têm a opção de aproveitar a facilidade e a flexibilidade de trabalhar digitalmente.

Organize os arquivos do seu computador em pastas e use nomes descritivos para facilitar a identificação.

#5. Utilize aplicativos de estudos

Nossa quinta dica de como se organizar para estudar é investir em ferramentas e aplicativos de estudo que podem te ajudar a se organizar e aumentar sua concentração.

Existem várias opções, como plataformas que implementam o Método Pomodoro na sua rotina, outras funcionam como organizadores de conteúdo, como é o caso do Mindmeister, entre outros.

Ou então você pode optar por um aplicativo que reúna todas essas características em um lugar só, como é o caso do Estudaqui. Ele consegue desenvolver um plano de estudo eficiente de forma automatizada de acordo com suas particularidades pessoas e objetivos.

Além dos já citados, a ferramenta também oferece a metodologia do ciclo de estudos, prática de planejamento educacional com resultados comprovados de performances para todo e qualquer tipo de estudante.

Ele, sem dúvidas, é um aliado perfeito se você deseja aprender como se organizar para estudar para concurso, ENEM, OAB ou qualquer outro objetivo.

#6. Reúna seus materiais de estudo

Para evitar muito movimento ao estudar, tenha todos os seus materiais à mão. Se você não tiver espaço suficiente na área da mesa, use uma prateleira próxima ou coloque tudo em uma gaveta.

Uma vez que você já criou um sistema de organização para seus materiais (vide item 4), saiba que ter tudo à mão é outra dica de organização certeira, pois melhora o aproveitamento e agilidade do tempo exclusivo dedicado aos estudos. 

Assim, você pode pensar em um livro e, rapidamente, encontrá-lo para pesquisar a referência que precisa. Ou seja, nada de distrações tentando achar uma informação e acabar perdendo tempo valioso.

#7. Organize seu tempo

No caso do concurso, vestibulares e outras provas que exigem uma preparação de longo prazo é vital se familiarizar com o plano de estudos, as matérias do edital e as datas da prova (se já houver uma data) para evitar surpresas desagradáveis.

Pendure um calendário na parede do seu espaço de estudo e preencha-o assim que montar seu cronograma. Como alternativa, use um calendário online e defina alertas.

Organizar sua agenda não apenas facilitará seus estudos, mas também ajudará você a reservar um tempo para os outros elementos de sua vida.

Afinal de contas, em longas jornadas de estudos que às vezes duram meses ou anos, a definição de uma planejamento e o estabelecimento de metas periódicas são fundamentais para manter a disciplina e se manter no rumo correto sempre. 

Portanto, longos intervalos de tempo podem ser frustrantes e fazer você perder o fio da meada. Por isso crie rotinas de estudos e se discipline a elas!

 

#8. Use cores na sua organização

Não há razão para que suas anotações sejam monocromáticas e sem vida. Tenha marcadores em cores diferentes ou altere a cor da fonte do seu laptop para que você possa relacionar o seu livro e suas anotações para corresponder a um sistema que você criou.

Muitas pessoas gostam de destacar as diferentes partes de cada caso (problema, regra, análise, retenção, etc.) para facilitar o encaminhamento de referências nas pesquisas, mas você também pode codificar em cores as suas anotações ou o conteúdo comum do livro. Assim, é possível  criar as regras, exceções e exemplos de casos que se destacam um do outro.

como se organizar para estudar

A foto ilustra como as cores podem ajudar a organizar o seu processo de aprendizado. Foto: Shutterstock.

O código de cores também pode ajudá-lo a melhorar sua estrutura de escrita ao redigir respostas discursivas e redações, por exemplo, destacando cada parte da estrutura (Introdução, Problema, Regra, Aplicação e Conclusão) de ambas com uma cor diferente.

Se você olhar suas respostas e estiver sentindo falta de uma cor, ou se elas estiverem fora de ordem, você saberá que precisa se concentrar em melhorar sua estrutura de escrita e organização.

Criatividade e desenvoltura são muitas vezes habilidades negligenciadas na hora de se organizar para estudar para concursos. Possuir esses atributos pode realmente ajudá-lo, então comece a estimular sua criatividade!

Dica extra de como se organizar para estudar: faça seu tempo valer a pena!

A pior coisa possível para quem estuda é desperdiçar tempo fazendo coisas que poderiam ser feitas de maneira mais rápida e fácil.

Dessa forma, por que em vez fazer um plano de estudos  e controlar seu planejamento de maneira demorada e manual, você não investe em uma ferramenta capaz de colher suas característica e criar um plano de estudos completo e personalizado para você?

Imagine se com apenas um clique você pudesse selecionar a prova que você vai fazer e organizar toda a sua rotina de estudos rapidamente no modelo de ciclo de estudos.

Finalmente! Nossa dica final de como se organizar para estudar é o aplicativo Estudaqui. Essa ferramenta pode ser a solução que você precisava para montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades.

O app também possui funcionalidades de controle para que você possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo, além de diversas estatísticas e dicas de melhoria de desempenho.

E a prova de que o método é realmente eficiente é que tecnologia do Estudaqui foi aprovada pelo guru dos estudos Alexandre Meirelles e validada no Vale do Silício, nos EUA, um dos maiores centros de tecnologia e inovação do mundo.

Acesse a plataforma e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo, aprender como se organizar para estudar e impulsionar suas conquistas. Faça seu tempo valer a pena!

Experimente estas táticas e deixe-nos saber nos comentários quais delas te ajudaram mais!

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

 

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves