como-organizar-materias-para-estudar-concurso

Como organizar as matérias para estudar para um concurso: 6 dicas

Saiu o edital do concurso que você tanto esperava. Você lê tudo com atenção e quando se depara com a lista de matérias bate aquele desespero: como organizar as matérias para estudar para o concurso e conseguir aprender todas?

Organizar-se é fundamental para estabelecer um cronograma de estudo produtivo. E também para acompanhar a crescente carga de trabalho que vem com a preparação para um concurso (ou mais de um, se você gostar de fortes emoções! rs).

Fazer uma organização efetiva das matérias para estudo ajudará a minimizar a procrastinação e garantirá que você use seu tempo precioso com sabedoria!

Aqui estão as nossas seis principais dicas de como organizar as matérias para estudar para um concurso e não perder tempo.

Rotina de concurseiro: como organizar as matérias para estudar para um concurso

1. Crie uma linha do tempo de estudo

O primeiro passo de como organizar as matérias para estudar para um concurso é criar uma linha do tempo de estudo. Com ela você dividirá seu tempo até a data do concurso entre cada matéria a ser estudada. E ainda terá aquele tempo curinga para revisão!

Planejar uma abordagem com antecedência dará a estrutura necessária às suas sessões de estudo, dando um senso de direção com o uso adequado das técnicas de gestão do tempo.

Para garantir que suas horas de estudo cubram todas as matérias necessárias, pode ser útil, primeiro, fazer um checklist das matérias em separado.

Certifique-se de escrever não apenas as matérias principais que você tem que estudar, mas também os subtópicos, ressaltando os que vão precisar de revisão.

2. Priorize as matérias importantes

Sua agenda de estudo pode ser ocupada por vários exercícios de provas anteriores e revisões, que variam de acordo com o nível de urgência e importância.

Embora você ainda possa dar check em sua longa lista de tarefas durante as sessões de estudo, priorizar as matérias é extremamente importante.

Afinal, você definitivamente não quer estruturar seu precioso tempo de estudo com tarefas desnecessárias ou sem importância!

A priorização das matérias é uma excelente maneira de garantir que você dedique a maior parte do seu tempo às mais importantes, que provavelmente terão o maior impacto no desempenho geral e nas notas do concurso.

Para organizar as matérias do edital do seu concurso para estudar, informe-se sobre quais têm maior peso e você precisa dominar bem. Mas também não negligencie as outras matérias, que parecerem “fáceis” à primeira vista.

Organize as matérias por prioridade, e de forma que você consiga estudar todas, empregando o tempo adequado para cada uma.

Você pode organizar as matérias usando aplicativos para organizar o estudo, como o EstudAqui. Ele monta automaticamente as listas de acordo com o escopo de matérias do seu concurso, suas dificuldades e preferências de estudo.

3. Defina limites de tempo

Muitos estudantes de concurso cometem o erro muito comum de dedicar muito tempo para apenas uma ou duas matérias, e depois se veem sem tempo para estudar o restante.

O ideal é que você crie um ciclo de estudo. Cada ciclo deve ter uma duração de tempo para que você passe por todas as matérias frequentemente.

Defina quanto tempo você dará para cada matéria – entre 1h e 2h30 -, de acordo com o grau de dificuldade e extensão do conteúdo.

Tente também fazer pausas nas suas sessões de estudo, com intervalos curtos de cinco a dez minutos, para recarregar suas baterias e descansar seu cérebro, para que você possa absorver e consolidar as informações.

4. Defina metas específicas para cada ciclo de estudo

Simplesmente estudar, sem direção, não é eficaz. Considere o que você pretende alcançar a cada rodada do ciclo de estudo, para se orientar e manter o foco nas tarefas que tem em mãos.

Use os minutos iniciais de sua sessão de estudo para criar uma lista de tarefas e observar o que daquela matéria requer mais sua atenção naquele momento.

Definir metas de curto prazo a cada vez que você se senta para estudar, isso pode ajudar a reduzir a procrastinação e aumentar sua motivação!

5. Encontre o seu período de pico de energia

Organizar suas sessões de estudo também significa agendá-las durante os seus períodos de pico de energia no dia.

Tente não permitir que suas sessões de estudo sejam influenciadas por seus colegas, amigos ou família, pois cada um de nós estuda melhor em diferentes momentos do dia.

Algumas pessoas se sentem mais alertas e concentradas no início da manhã, enquanto outras acham que são mais produtivas e preferem trabalhar à tarde, ou tarde da noite, quando há menos distrações.

Você também pode organizar as matérias para estudar para um concurso de forma eficiente, colocando as mais pesadas nos momentos que você rende mais, e exercícios práticos nos momentos mais “lentos”.

Apenas certifique-se de que, se você preferir estudar tarde da noite, ainda poderá dormir o suficiente para se concentrar no dia seguinte!

6. Envolva mais de um “conceito” em uma mesma sessão de estudo

Uma das melhores maneiras de organizar as matérias para estudar para concurso é misturar, em uma única sessão, o tipo de material abordado, e também conceitos diferentes. Isso é como um treinamento cruzado para o seu cérebro.

Concentrar-se em uma variedade de habilidades diferentes, mas relacionadas – da mesma forma que muitos atletas misturam exercícios de força e velocidade em seus treinos – é geralmente mais eficaz do que aderir a uma matéria de cada vez.

Um bom exemplo disso é quando você aprende um novo conceito de matemática. Em vez de gastar um bloco de estudo inteiro para completar os problemas que demonstram o novo conceito, você pode tentar resolver problemas que usam diversos conceitos, incluindo o novo.

Então se você estiver aprendendo sobre multiplicação, por exemplo, pode tentar misturar problemas que exigem divisão, adição e subtração. A idéia é forçar seu cérebro a avaliar cada problema e decidir sobre a abordagem adequada.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

https://www.ted.com/talks/suzana_herculano_houzel_what_is_so_special_about_the_human_brain/transcript?language=pt-br

Misturar os conceitos para perceber as semelhanças e diferenças no assunto, pode levar a um entendimento, em geral, mais forte.

Se você pretende fazer algum concurso, aprender como organizar as matérias para estudar de forma eficiente é fundamental!

E, se você quer facilitar a sua vida, sem ter que ficar se preocupando com tudo isso diariamente, você só precisa de uma solução simples, rápida e focada na experiência do usuário, como o aplicativo do EstudAqui. O app foi feito com a ajuda e opinião de milhares de estudantes. É um produto feito para o usuário e COM o usuário.


Você escolhe o seu concurso, ou, se quiser estudar sem focar em um concurso específico, indica quais são as matérias que quer estudar, e o software cria seu plano de estudo perfeito, baseado em suas facilidades e dificuldades pessoais em cada matéria. Conheça agora como funciona!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *