Blog
como-manter-rotina-estudos

Como manter uma rotina de estudo – 4 dicas simples, mas altamente eficazes

Como manter uma rotina de estudo é uma das partes mais importantes para alcançar seu potencial de aprendizado para o concurso que você deseja passar.

Algumas pessoas de sorte podem conseguir dar o gás no último minuto e se saírem bem, mas são uma exceção.

Para a maioria, o estudo exige esforço, comprometimento e um impulso extra de motivação na preparação para as provas.

Tudo o que realmente nos dizem na escola (e, na verdade, pela sociedade) é — estude muito e você vai se sair bem.

Mas como vivemos em um mundo livre, como você realmente estuda, fica inteiramente por sua conta. 

Felizmente, a internet agora existe e podemos nos conectar e compartilhar nossas dicas sobre estudar e ajudar e aprender uns com os outros.

Neste post, vamos nos concentrar em quatro dicas de estudo simples, mas práticas e altamente eficazes para ajudar você a como manter uma rotina de estudos.

4 passos para manter uma rotina de estudos

aplicativos-rotina-estudos

Primeiro de tudo, vamos tentar definir os parâmetros de uma “rotina”

Rotina de estudos significa estudar por oito horas todos os dias, sem falhas, antes das provas? Não.

Significa que você nunca pode fazer outra coisa senão estudar quando chega em casa? Não.

Significa que você falhará em seus exames se perder uma tarde programada? Também não.

Ter uma rotina de estudo significa estudar consistentemente em um período de tempo não insignificante.

Dentro desse período, você terá dias bons de estudo e dias ruins de estudo. Em alguns dias você pode não conseguir estudar nada! Talvez porque você tenha tirado uma folga merecida, ou talvez porque a vida aconteceu e o estudo simplesmente não teve encaixe.

Os melhores concurseiros estudam todas as horas de todos os dias na preparação para as provas? Realmente não. Eles têm um plano de estudos que mais ou menos cumprem ao longo do ano e, certamente, na preparação para os exames. Mas eles não são robôs. Eles também fazem pausas nos estudos.

Agora, vamos de fato iniciar a lista de quatro dicas para ajudá-lo a manter a rotina de estudos.

1. Estude no mesmo lugar

Vamos começar com uma dica boa e fácil de colocar em prática.

É muito importante para a construção de um bom hábito (neste caso, manter uma rotina de estudo) que você faça as mesmas coisas repetidas vezes.

Quando se trata de manter uma rotina de estudo, parte disso significa estudar no mesmo lugar.

Você precisa estudar em um lugar que lhe proporcione um ambiente propício ao aprendizado.

Isso significa que o espaço é relativamente livre de distração (ou seja, não no meio da sala de estar de sua família) e espaçoso o suficiente para você manter seu computador, anotações, livros e todos os seus outros materiais de estudo em um único lugar.

Quando você chega em casa do trabalho ou acorda no início de um dia de estudo, não precisa começar limpando um espaço para ter onde estudar. Isso destrói a motivação. 

Você quer apenas ser capaz de se jogar em sua mesa e ficar concentrado sem qualquer aborrecimento.

2. Estude regularmente, não o tempo todo

Como já mencionado, uma rotina de estudo não precisa ser perfeita para funcionar.

O que uma rotina precisa para funcionar é de consistência.

Assim como o exercício e qualquer outra atividade que requer um pouco de estímulo, o estudo realmente fica mais fácil quanto mais você faz. O esforço mental necessário para se sentar e se concentrar reduz massivamente quanto mais você estuda regularmente.

Seu cérebro e seu corpo apenas se acostumam a fazer atividades e estudar regularmente. Com o tempo, o estudo acaba se tornando parte do tecido do seu dia a dia e menos uma provação.

3. Estude para mini-objetivos

Quando você estuda sem um plano e sem metas, é como dizer: “Eu vou escalar o Monte Everest este ano” sem um cronograma de treinamento.

A tarefa é enorme para ser alcançada sem atingir mini-metas ao longo do caminho. Primeiro de tudo você precisa do equipamento certo, entrar em forma e chegar ao acampamento base antes de chegar ao topo.

A cada sessão de estudos, tente ter um mini-objetivo para trabalhar. Por exemplo: “Esta manhã vou concluir a última parte do estudo de Português.”

Instantaneamente, você tem uma meta para trabalhar. Seu estudo tem propósito. Você tem maior probabilidade de ser produtivo e alcançar algo tangível quando se dá metas para alcançar.

Leia também o artigo que ensina seis dicas de como organizar matérias para estudar para concurso.

4. Tenha sempre em mente os benefícios a longo prazo de se esforçar muito agora

Quando você estiver no caminho para manter uma rotina de estudo, haverá dias em que você vai querer jogar seu material de estudo pela janela.

Você pode se sentir desmotivado por nenhuma razão óbvia (isso acontece com todos nós). Você pode se sentir como se não estivesse progredindo (mesmo que você esteja). 

Você pode achar que o período de estudo do exame NUNCA vai terminar.

Quando você se sentir assim, tente manter o objetivo final em mente.

Como você está bem ciente (e talvez cansado de ouvir!), você está trabalhando para metas de LONGO PRAZO.

Você está trabalhando em prol de um futuro em que você tem opções sobre o que quer fazer consigo mesmo quando terminar. Você está trabalhando para se preparar para poder realizar as coisas da vida que deseja.

Há um grande valor em tentar o seu melhor. Ninguém que tenta o seu melhor olha para o seu tempo e lamenta o esforço que eles colocaram, porque de alguma forma, grande ou pequena, ele os ajudou a chegar onde eles estão.

Então aguente firme nos dias difíceis. Os benefícios a longo prazo de estudar agora serão recompensados.

Aprender como manter uma rotina de estudos não é tão difícil e pode ficar ainda mais fácil com a ajuda dos gadgets certos.

Dentro do grupo de aplicativos para organizar estudos, o EstudAqui pode ser a solução que você precisava para montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades.

Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

Também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo de estudos.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o EstudAqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves