como-funciona-ciclo-estudos

Como funciona o ciclo de estudos: tudo que você precisa saber

Organizar as matérias para estudar para concurso é uma tarefa que às vezes pode ser cansativa. Existem muitas provas com editais extensos e muitas matérias que você não conhece. Assim aprender uma maneira mais fácil de fazer isso ajuda bastante. Neste post, vamos explicar como funciona o ciclo de estudos.

Essa metodologia foi criada pelo pioneiro Alexandre Meirelles, experiente na área de concursos e autor do livro Como Estudar Para Concursos.

Para que você entenda os detalhes deste método vamos explicar: o que é, as vantagens de usá-lo e como funciona o ciclo de estudos.

O que é o ciclo de estudo?

O ciclo de estudo é uma metodologia que tem como objetivo organizar um plano de estudo eficiente, personalizado e de acordo com sua necessidade de estudo.

Imagine uma pizza dividida em vários pedaços. Visualizou? Te damos uma forcinha nessa imaginação com a imagem abaixo que ilustra um ciclo de estudo para Auditor do ICMS com 24h.

Vantagens de utilizar o ciclo de estudo

O ciclo de estudo traz, principalmente, o benefício da organização. Mas não é uma organização engessada. Pela maneira como ele funciona (veremos em detalhes no próximo tópico), você tem uma rotina flexível que pode ser continuada mesmo com imprevistos do dia a dia.

A seguir listamos algumas vantagens de ser uma pessoa organizada e como ela se relaciona com o ciclo de estudos.

1. Pode impulsionar sua energia

Organizar-se tem a capacidade de dar a você o impulso de energia necessário, de acordo com o site WebMD(texto em INGLÊS).

Se você está sentindo uma leve queda na produtividade do seu dia e parece não conseguir se mexer, tente reservar alguns minutos para organizar sua mesa e sua área de estudo como um todo.

Ordene os papéis que se acumularam, arquive seus e-mails, jogue fora o lixo ao seu redor, etc. O WebMD reforça ainda que aproveitar esse tempo para se organizar pode ajudá-lo a trabalhar com mais energia pelo resto do dia.

Então, com um estudo mais organizado você tem um dia mais produtivo.

2. Pode levar a melhores hábitos alimentares

Um estudo da Psychological Science descobriu que a organização pode realmente ter uma contribuição positiva sobre o que você está comendo.

Especificamente, o estudo descobriu que as pessoas que trabalhavam em uma rotina mais organizada e um espaço arrumado tinham duas vezes mais chances de escolher uma maçã para comer do que uma barra de chocolate quando comparadas àquelas que estavam trabalhando em um espaço de trabalho desorganizado e confuso.

Sua saúde é um ativo importante para seguir seu ciclo de estudo com eficiência. E como você viu a ciência já provou que vale a pena investir na organização do espaço físico. E essa premissa também vale para os estudos.

3. Pode melhorar seus hábitos de sono

Manter-se organizado também pode ajudar a garantir uma boa noite de sono todas as noites. De acordo com o Huffington Post, a bagunça pode ser estressante, mesmo que você não perceba, fazendo com que você perca um sono precioso.

Ter um dia a dia organizado também te deixa mais tranquilo e com a sensação de dever cumprido ao final de cada dia. Além disso, você pode gerenciar melhor os imprevistos com o ciclo de estudos sem perder o ritmo ou deixar de estudar alguma coisa.

Seguindo essa organização você observará como seus hábitos de sono mudam progressivamente para melhor.

4. Pode reduzir o estresse e nos tornar mais felizes

De acordo com a Shape, um estudo conduzido pelo Personality and Social Psychology Bulletin descobriu que pessoas com tarefas desordenadas estavam mais deprimidas, fatigadas e com níveis mais altos de cortisol do que suas contrapartes que descreviam suas rotinas como repousantes e restauradoras.

Para quem não sabe, o cortisol é o hormônio do estresse do corpo – então, quando isso aumenta, nossos sentimentos de estresse são amplificados. Certamente, nenhum de nós quer isso.

Com base no estudo, se quisermos evitar esses efeitos negativos, devemos nos esforçar para sermos organizadas. De acordo com a Shape, após se organizar, você deve se sentir mais feliz e relaxado.

Ao visualizar seu ciclo de estudos completo e pronto para ser começado, sua autoconfiança de que você tem um plano bem definido será um bom combustível para seguir focado no objetivo da sua prova.

Como funciona o ciclo de estudo

Já falamos o que é o ciclo e o que é possível alcançar com a organização que ele proporciona. Mas como funciona o ciclo de estudos na prática?

Vamos lá!

Cada prova – seja concurso público, OAB, Enem, dentre outras – tem um edital que traz as matérias que serão cobradas. E você precisa estudar todo os conteúdos de forma eficiente para memorizar as informações.

É neste ponto que o ciclo de estudo entra. Ele funciona como um guia que estabelece quantas horas você terá para estudar cada matéria. Juntas, as horas de cada matéria, formam um ciclo com um número X de horas.

Podem ser 10h, 12h, 20, 24h. A quantidade de horas do ciclo de estudos depende do número de matérias e também das horas disponíveis que você tem por dia para estudar.

Montado o ciclo de estudos, você pode começar a estudar as matérias e se tiver um imprevisto no meio do dia, pode retornar no dia seguinte de onde parou. Assim, você não perde o timing e não deixa de estudar nenhuma matéria.

Ao fechar o ciclo, você deve recomeçá-lo até concluir todo conteúdo a ser estudado. Com essa organização ainda vai sobrar tempo para uma revisão!

Quer aprender como montar um ciclo de estudo? Leia o post do nosso blog e aprenda em 5 passos simples como organizar as matérias para estudar.

Aprender como funciona o ciclo de estudo é fácil, mas se você quer ainda mais facilidade, pode ter uma ajuda da tecnologia para criar seu ciclo de forma automatizada.

A aplicativo do Estudaqui monta um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades. Isso tudo automaticamente, e considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina. Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

Também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou e o quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves