como-estudar-para-concurso

5 dicas eficazes de como estudar para concurso

O estudo efetivo começa com a atitude certa – uma perspectiva positiva pode mudar o estudo de um castigo para uma oportunidade de aprender e atingir objetivos. Quer saber como estudar para concurso? Este post traz algumas estratégias, dicas de estudo e outros recursos úteis que o ajudarão ao longo do caminho.

Qual é a maneira mais eficaz de estudar para concurso?

Encontrar a melhor maneira de como estudar para concurso é um processo contínuo. Não é algo que pode ser deixado para a noite antes da prova. Você deve melhorar constantemente suas habilidades de estudo para entender o que funciona e o que não funciona para você.

Aprender a estudar melhor ajuda a evitar pânico e frustração na próxima vez que uma prova importante estiver chegando. Afinal de contas, é mais provável que você se dê bem e fique menos estressado antes de um teste, quando tem tempo de revisar e praticar o material adequadamente!

Aprender como estudar para concurso envolve criar hábitos de estudo eficazes que não só tornam mais fácil aprender, mas também ajudam a obter resultados melhores.

Como estudar para concurso: 5 dicas

1. Planeje um cronograma de estudo

Assegure-se de que você estudará todo seu material a tempo com um cronograma de estudo realista. Isso ajudará você a saber por onde começar e o que você pretende alcançar durante o dia.

Com um plano em prática, você ficará menos inclinado a procrastinar, pois saber como usar seu tempo também significará que você faz o melhor uso dele.

O tipo de trabalho e compromissos de cada pessoa são diferentes, mas aqui estão algumas dicas sobre como estudar para concurso com um cronograma de estudo realista:

  • Estude na mesma hora todos os dias para criar uma rotina;
  • Mantenha uma variedade de assuntos. Planeje tarefas difíceis para quando você trabalha melhor e as mais fáceis para quando você está menos alerta;
  • Priorize e estabeleça uma meta para um determinado tempo de estudo, por exemplo, um tópico em duas horas. Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Aprenda como montar um ciclo de estudo neste formato;
  • Inclua outras coisas importantes como dormir, fazer exercícios, pausas, refeições na sua rotina;
  • Antes de terminar o dia de estudo, decida o que você estudará no dia seguinte.

E o mais importante sobre como estudar para concurso é: seja flexível. Não jogue a toalha seu dia não sair 100% como planejado. Faça alguns ajustes e siga em frente!

2. Prepare sua área de estudo

Dê a si mesmo o melhor ambiente para se concentrar escolhendo um lugar com luz suficiente, uma cadeira confortável e pouca ou nenhuma distração.

Sente-se com tudo o que precisa – e apenas as coisas das quais precisa mesmo – como livros, bloco de papel, bem como água e lanches saudáveis ​​à mão.

Isso é algo muito simples, mas muito eficaz para ajudá-lo a se concentrar e evitar interromper seu tempo de estudo. Também pergunte-se o que você NÃO precisa.

Uma regra prática de como estudar para concurso é que, se isso não ajudar você a estudar, não deve estar na sua mesa.

Essa conduta pode significar o seu sucesso ou fracasso no resultado final quando você está focando apenas no seu celular…

3. Mantenha-se saudável: coma, durma e exercite-se

De alguma forma nunca parece haver tempo suficiente para as coisas básicas, como dormir e fazer exercícios quando as provas chegam.

Cuidar da sua saúde e bem-estar vai realmente ajudá-lo a estudar melhor, elevando seus níveis de memória, humor e energia, e mantendo os níveis de estresse baixos.

Quando se trata de dormir, provavelmente não é surpresa que o objetivo principal seja o suficiente – sete a nove horas é uma boa referência.

Para a melhor qualidade de sono, tente evitar telas (computador, celular, tablet, TV) por cerca de uma hora antes de dormir e cafeína por 4-6 horas, e dê a si mesmo um pouco de tempo para relaxar antes de dormir.

Se você já tentou, mas não consegue dormir, saia do seu quarto e faça algo relaxante até sentir sono.

Manter-se hidratado, fazer pelo menos três refeições e aderir a lanches saudáveis ​​ao longo do dia lhe dará o combustível que você precisa para se concentrar.

Se você está se sentindo um pouco desanimado, tente sair para tomar um pouco de ar fresco e mexa-se. Um bom objetivo é de 20 a 30 minutos de exercício, mas até mesmo uma caminhada ao redor do quarteirão pode tornar a jornada de como estudar para concurso bem melhor para você!

4. Minimize as distrações e supere a procrastinação

Ok, você sabia que isso estava por vir – para estudar para concurso de forma eficaz, você precisa evitar distrações o máximo possível (afinal, o Insta e o Facebook não ajudam você a estudar). Se você se ver pegando o telefone para procrastinar, pare e faça uma pausa adequada então.

Muitas vezes, a procrastinação acontece porque você está com dificuldades para iniciar uma tarefa. Parece muito difícil, chato demais ou talvez demais para sua cabeça. O nosso conselho? Quebre esse ciclo!

Pequenos passos alcançáveis ​​como colocar um limite de tempo nas coisas são uma maneira eficaz de eliminar tarefas maiores e parar de procrastinar.

Ainda tem problemas para começar? Diga para si mesmo que você vai se sentar e se comprometer apenas 25 minutos. Isso ajudará a quebrar a inércia de começar a concluir as coisas. Aprenda como colocar essa estratégia chamada de técnica pomodoro em prática.

Foque em começar, não em ser perfeito, e lembre-se que algo é melhor que nada. Reduzir a procrastinação e permanecer na tarefa significa que você não se sentirá culpado por não estudar para concurso quando for hora de fazer uma pausa.

5. Faça pausas para o seu bem-estar

Aproveitar ao máximo uma boa pausa no estudo para concurso ajudará você a ser mais produtivo quando estudar. Faça pausas regulares e rejuvenescedoras em sua área de estudo e faça algo diferente.

As provas são muito trabalhosas, mas lembre-se de se divertir, descontrair e ver os amigos com moderação também. Estudar com afinco significa ter metas razoáveis ​​e se recompensar quando você as alcançar.

Passou por essas tarefas no seu horário de estudo do dia? Aproveite o seu Netflix sem culpa!

E, lembre-se: se você estiver se sentindo sobrecarregado ou estressado, não deixe de conversar com um amigo, familiar ou professor.

Quando estiver se esforçando para estudar para concurso, pense no quadro geral e nos objetivos que você está tentando alcançar.

Você gostaria de aplicar facilmente todas essas dicas para estudar de maneira eficaz para um concurso? Isso é possível, com ajuda da tecnologia!

Todas essas dicas funcionam em conjunto com todas as funcionalidades que o aplicativo Estudaqui disponibiliza para seus usuários.

Com um só clique você seleciona a prova que você irá fazer e com outro clique organiza toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

O plano de estudos criado é eficiente, personalizado e atende às suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

O Estudaqui também possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e o quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse a plataforma e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves