Blog
Como estudar para concurso publico em pouco tempo

Estudar para concurso público em pouco tempo: 6 dicas para cortar caminho

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que estudam anos para passar em um concurso público. Realmente, para as provas mais difíceis do Brasil, o tempo é um aliado (ou inimigo) poderoso. Entretanto, se você acumulou matéria e deixou tudo para última hora ou se decidiu agora tentar uma vaga em um concurso público próximo, algumas dicas podem te ajuda-lo na busca de como estudar para concurso público em pouco tempo

Não existe milagre, e se a sua prova está chegando, é importante que você saiba que vários candidatos estão estudando há algum tempo. Isso, contudo, não quer dizer que você não tenha chance. 

É importante otimizar seu tempo e usar cada minuto a seu favor

Se você tem um emprego, pode tentar pedir férias, por exemplo, mas se não for possível deve aproveitar cada minuto de folga, como:

  • hora do almoço;
  • trajeto de casa para o trabalho;
  • acordar 2 horas antes do seu horário comum etc. 

Se você não tem outros compromissos e tem o tempo todo à disposição será ainda mais fácil se organizar para estudar para concurso público em pouco tempo. 

Listamos algumas dicas simples para você otimizar seu tempo e cortar caminho nesta jornada rumo ao sonho da estabilidade.

Acompanhe!

Como estudar para concurso público em pouco tempo

 1. Planeje seus estudos

Você pode ter muito ou pouco tempo até a sua prova, independente disso, você precisa construir um plano de estudo. Por que? São várias as razões para fazer um planejamento: 

  • organizar as disciplinas de maneira que você priorize os conteúdos com os quais têm mais dificuldade;
  • aproveitar melhor cada período de estudo;
  • dividir corretamente sua atenção com as variadas disciplinas;
  • manter sua motivação para continuar os estudos e mais. 

Nós indicamos o Ciclo de Estudos como método de organização e planejamento. 

Por meio dessa metodologia você deve dividir as disciplinas em blocos de 1h a 2h30 (inicialmente), dentro de um ciclo com média de 20h a 35h. A verdade é que o ciclo pode ter quantas horas você considerar necessárias, dependendo das suas metas de estudo, da quantidade de disciplinas etc. 

É interessante que você estabeleça um prazo para terminar o ciclo, como, por exemplo, 5 dias, duas semanas etc. Após alguns ciclos completos você poderá comparar se está diminuindo o tempo de conclusão, ou seja, se está completando mais blocos em menos tempo, ou o contrário. 

Recomendamos a leitura do artigo Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”, para aprender o passo a passo de como montar esse ciclo e começar a estudar de maneira eficiente. Lembre-se, você está correndo contra o tempo! 

2. Resolva muitos exercícios de provas anteriores

Dentro de seu plano de estudos não se esqueça de dedicar alguns períodos para fazer exercícios. Muitos. Toneladas! 

Acesse as provas de concursos passados e resolva todos os exercícios. Quando errar alguma resposta pesquise mais sobre o assunto e tire a dúvida que te fez errar. 

Os exercícios te ajudam a revisar e armazenar o conteúdo estudado até o momento, por isso, eles fazem parte da lista de ações de uma estratégia de como estudar para concurso público em pouco tempo. 

3. Aproveite bem seu tempo

Novamente, vale lembrar que você está correndo contra o tempo! 

Você verá a seguir, que é necessário dar folgas à sua mente, mas também é importante aproveitar momentos que seriam desperdícios de tempo, como filas de banco, trânsito e horários de almoço. 

Se, normalmente, você acorda às 8h para ir trabalhar, uma boa dica de como estudar para concurso público em pouco tempo é acordar 2 horas antes e estudar nesse período. De manhã nossa mente está mais descansada e pode aproveitar melhor o conteúdo estudado. 

Você também pode ir para o trabalho ouvindo uma aula em áudio no som do carro ou no fone de ouvido.

Na hora do almoço leia o resumo de alguma matéria

Se você tem pouco tempo, seus finais de semana também deverão ser usados para estudar. Faça um esforço e evite dormir tarde ou consumir bebida alcoólica, ambos podem prejudicar seu dia seguinte de estudo. 

Fila de banco e sala de espera também são boas opções para otimizar seu tempo. 

Quanto mais você “vê” um determinado conteúdo, mais rápida será sua fixação. 

4. Revise as matérias com mapas mentais 

Os mapas mentais são ótimas ferramentas de resumo. Eles são visuais o que facilita a assimilação da informação – e conectam informações como nenhum outro método. 

Para quem busca como estudar para concurso público em pouco tempo, os mapas mentais são ainda mais valiosos. Você não vai conseguir rever todo o conteúdo estudado, então o que te resta é manter todas as informações frescas em sua mente, por meio dos mapas mentais.

Eles condensam as informações mais importantes de um conteúdo, fazem ligações entre variados temas, e permitem que, em 10 minutos, você relembre os tópicos mais relevantes do assunto. 

Até aqui, seu estudo segue uma tríade:

  • planejamento;
  • exercício;
  • resumo.

Para se tornar um especialista, acesse o artigoComo fazer mapas mentais para concursos: 5 passos + exemplos”. Para fazer o processo ainda mais rápido conte com aplicativos para organizar estudo

5. Descanse a mente

Bom, seguindo as dicas acima de como estudar para concurso público em pouco tempo, você estará em um ritmo acelerado. Isso é ótimo, afinal, você precisa correr “atrás do prejuízo”. Entretanto, é preciso que você dê um descanso para sua cabeça, caso contrário vai chegar ao dia da prova exausto. 

Como você pode fazer isso? Listamos algumas dicas simples:

  • faça de 20 a 30 minutos de exercícios físicos diariamente;
  • durma pelo menos 6 horas por dia;
  • quando estiver muito cansado prefira descansar a ficar forçando o estudo. Volte no dia seguinte;
  • reserve um tempo para ver amigos ou assistir a um filme. 

Como dissemos, não existe milagre, todavia existem técnicas de como estudar para concurso público em pouco tempo, que contribuirão para que você seja aprovado em um concurso. 

Leia também: Como montar um plano de estudo para concurso e ser aprovado

6. Use a tecnologia 

Imagine como seria trabalhar sem um computador. Impossível?

Agora, imagine como manter contato com seus amigos, saber notícias da família, ou mesmo marcar um jantar, comprar uma passagem aérea, ir de um lugar para o outro, sem internet, smartphone e aplicativos. 

Sim, tudo isso é possível, mas é consideravelmente mais demorado

Se você quer saber como estudar para concurso público em pouco tempo você não pode “demorar” para fazer nada!

A tecnologia vai muito além do Instagram que faz você perder horas sem produzir. A tecnologia pode ajuda-lo a produzir mais, e mais rápido

Para montar um mapa mental, por exemplo, você pode usar o app MindMeister, ao invés de ficar desenhando a mão, apagando e refazendo. 

Para aumentar a sua concentração uma dica é o sistema Tomato Timer, que aplica a técnica Pomodoro.

Já para montar seu ciclo de estudos você pode contar com o Estudaqui. Com ele você só precisa inserir o nome do concurso e seu ciclo personalizado será montado automaticamente. O passo a passo do sistema funciona da seguinte maneira:

  1. você escolhe a prova para a qual deseja estudar;
  2. o sistema preenche automaticamente todas as matérias que são pedidas no edital;
  3. você indica seu nível de conhecimento e facilidade em cada matéria;
  4. a tecnologia cria um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você.

Além disso, o sistema ainda permite que você faça um acompanhamento de erros e acertos em exercícios e compare seus resultados com outros concurseiros que vão prestar a mesma prova. 

Você pode cortar o caminho rumo à sua aprovação!

Quer economia de tempo, aumento de produtividade e relatórios para avaliar sua evolução? É tudo o que um concurseiro que está correndo contra o tempo precisa.  Acesse o site e conheça mais sobre o EstudAqui. Você pode economizar tempo e otimizar muito os seus estudos. 

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves