Como estudar em casa para concurso publico

Como estudar em casa para concurso público e ser aprovado: 4 práticas para bons resultados

A preparação para um concurso começa com muitas dúvidas e talvez a mais comum delas seja como estudar em casa para concurso público? Ela vem acompanhada de uma outra: é possível estudar sozinho ou eu preciso estar matriculado em um cursinho? 

Aprender como estudar em casa para concurso público não é um bicho de 7 cabeças e é possível sim estudar sozinho, mas isso não significa que você deve se isolar completamente. Como veremos a seguir, atualmente, temos uma aliada importante para quem não quer ou não pode frequentar um cursinho: a internet. 

Os passos a seguir, mostram que você pode criar uma rotina de estudos para concurso, com bons materiais, tudo de casa! Então anote aí e comece a colocar em prática nossas dicas. 

Como estudar em casa para concurso público: 4 passos para aprovação

1. Defina um local para estudar

Você vai estudar em casa, mas exatamente onde? Deitado na cama, dificilmente você terá o rendimento necessário para a aprovação. 

É preciso que você escolha um local que ofereça o mínimo de conforto, como uma mesa para apoiar os materiais necessários e uma cadeira confortável. 

Se você mora com outras pessoas, é melhor escolher um lugar que não seja muito visitado por outros moradores. Um quartinho vazio ou mesmo o seu quarto, podem ser boas opções. Aqui um aspecto é fundamental. Converse com os demais moradores para não que te interrompam durante seu tempo dedicado aos estudos. Usar uma plaquinha de “não perturbe”, na porta, pode ser suficiente para evitar possíveis distrações, mas para não parecer antipático, explique a necessidade dessa medida.

O barulho é algo que também pode ser um problema. Você não pode impedir que seus filhos brinquem ou que seus pais conversem, por isso, comprar um abafador de som é uma ótima opção para você.

Com um ambiente apropriado, você pode começar a pensar nas demais questões sobre como estudar em casa para concurso público. 

2. Aproveite a internet para ESTUDAR 

Você estará em casa, mas precisa de materiais de qualidade para te ajudar a organizar seus estudos e avançar pelos conteúdos que serão cobrados em sua prova. 

Antigamente, o acesso a bons materiais era de exclusividade dos estudantes que faziam cursos preparatórios. Hoje está tudo online e você pode acessar de qualquer lugar que estiver. Isso é muito importante para quem deseja aprender como estudar em casa para concurso público. 

Você pode comprar cursos online e apostilas em PDF de autores importantes.

É importante, entretanto, pesquisar sobre o material que você vai comprar e acessar, para ter certeza que vai contribuir efetivamente com seus estudos. 

Além de comprar apostilas e cursos, você pode participar de mentorias online, fóruns e grupos da área do concurso que você deseja prestar. 

Novamente, tenha atenção para escolher a qual comunidade pertencer. Lembre-se que ela deve estar concentrada em compartilhar conteúdos relevantes para o concurso e não em correntes, discussões ou outros assuntos que desviem sua atenção. 

Leia também: Top 6 melhores coachings para concursos

Faça uma pesquisa inicial de materiais, cursos e programas de preparação disponíveis na internet e depois selecione os que se adequam a sua rotina. Periodicamente faça outra pesquisa para ter acesso à novas opções. Estar atualizado é importante para montar um plano de estudos para concurso que seja completo!

3. Faça muitos exercícios e simulados

Fazer exercícios de concursos passados é uma das formas mais eficientes de revisar e memorizar o material estudado, além de treinar seu conhecimento sobre o conteúdo.

Tente dividir seu tempo de estudo entre:

  • aquisição de novos conhecimentos, com acesso a novos conteúdos ainda não vistos;
  • exercícios e simulados;
  • revisão, com resumos como mapas mentais.  

Na internet, você encontra as provas passadas do concurso para o qual você está se preparando e também simulados. Após conferir suas respostas, volte ao conteúdo que ainda não está completamente assimilado e entenda porque você errou a questão. 

Leia mais: Como estudar e memorizar o conteúdo? 5 métodos para concurso

4. Crie um Ciclo de Estudo para cumprir prazos e cronogramas

Você já tem o local preparado, o material a ser usado e já entendeu que precisa separar seu tempo entre novos conteúdos e exercícios, agora é hora de organizar seu tempo!

Você tem diferentes exemplos de plano de estudo, entre os mais comuns temos o tradicional, em formato de agenda, e o Ciclo de Estudo, um modelo mais moderno em formato de ciclo (óbvio!). 

O formato de agenda é aquele que usamos desde a época da escola, com dia, hora e matéria definidos. 

Como estudar em casa para concurso publico

Se você já tentou seguir esse modelo, provavelmente deve ter falhado na tentativa. Não acontece só com você. A inflexibilidade dele, ao contrário do que você pode pensar, diminui sua produtividade, além de contribuir para a desmotivação do concurseiro

Como solucionar isso? Nossa dica de como estudar em casa para concurso público é apostar em um modelo de Ciclo de Estudo. Com ele você tem ganho de produtividade e motivação. Além disso, o método amplia o aproveitamento do seu tempo, permite que você faça constantes revisões e esteja sempre em contato com TODAS as disciplinas do concurso que deseja prestar. 

Resumindo, entre os principais benefícios de usar um ciclo de estudos:

  • você conseguirá ter contato com várias matérias por dia, evitando ficar dias sem contato com algum conteúdo. Isso mantém o material sempre fresco em sua mente;
  • não tem escapatória, você vai precisar estudar as disciplinas que não gosta;
  • amplia o armazenamento de informações e diminui o esquecimento;
  • amplia o sentimento de evolução o que ajuda na motivação, afinal ao ver que está completando mais rápido o seu ciclo, você cria um sentimento de competição pessoal. Marque o tempo que demorou para completar um ciclo e tente fazer o outro em menos dias; 
  • ele que se adapta a sua rotina, o que permite que você se organize quanto a outras obrigações.

Leia também: Como criar um plano de estudo para concurso para quem trabalha [+10 dicas].

Um ciclo de estudos tem a seguinte aparência: 

Como estudar em casa para concurso publico

Viu esse ciclo e não sabe nem como começar a montá-lo? Relaxa! 

Para encerrar nosso guia de como estudar em casa para concurso público, indicamos o app Estudaqui. Com nossa tecnologia você pode criar seu ciclo, sem se preocupar nem perder tempo organizando os blocos. O aplicativo Estudaqui faz todo esse trabalho pra você e cria o seu ciclo de estudos perfeito e personalizado, automaticamente, com apenas 1 clique.

Você seleciona a prova que você irá fazer, com o clique de um botão o app organiza toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

O plano de estudos criado é eficiente, personalizado e atende às suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar. 

O Estudaqui também possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou em cada disciplina e o quanto falta para terminar um ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível

 Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. 

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves