Ciclo de estudos receita federal

Ciclo de estudos Receita Federal: impulsione suas chances de aprovação com 4 passos

O concurso da Receita Federal é um dos mais concorridos do Brasil e está prestes a ter mais uma edição, com previsão de 2,1 mil vagas. Segundo informações do próprio órgão, existe, atualmente, um déficit de servidores que atinge os 21 mil cargos.

Se você quer uma dessas vagas, já deve começar a criar um ciclo de estudos da Receita Federal o quanto antes.

Se preparar para um concurso com grande concorrência pode ser cansativo, afinal, são muitas horas de dedicação. Para quem estuda e trabalha os dias podem ser ainda mais desafiadores. Entretanto, algumas boas práticas podem te ajudar a alcançar o sucesso de maneira mais eficiente, entre elas, aprender como montar um Ciclo de Estudos para Receita Federal. 

O Ciclo de Estudos vai auxiliar na:

  • organização de suas horas;
  • aproveitamento de cada período do dia;
  • aumento da produtividade, ou seja, com o ciclo você vai assimilar mais conteúdo em menos tempo;
  • organizar os horários para revisão do conteúdo.

O ciclo de estudos para Receita Federal é um método criado por Alexandre Meireles e é eficiente tanto para quem trabalha com outras atividades ao longo do dia, como para quem se dedica 100% ao concurso.

O modelo também é eficaz para quaisquer outros tipos de provas que você pretende fazer. Então, se ainda está em dúvida se a prova da Receita Federal é ou não é uma boa para você, sugerimos que aprenda essas técnicas e aplique para qualquer outro concurso.

Acredite, a metodologia do ciclo de estudo para Receita Federal já aprovou milhares de concurseiros nas provas mais difíceis do Brasil. Para conhecer algumas histórias acesse o conteúdo; Como se preparar para concurso do Senado: 8 dicas de expert”.

A imagem a seguir resume muito bem as principais vantagens do ciclo de estudo Receita Federal:

Ciclo de estudos Receita Federal

Fonte: Método de Estudo

Dica importante: quer ganhar tempo ainda por cima obter um ciclo de estudos perfeito e personalizado especialmente para você? Com o aplicativo EstudAqui você só precisa escolher o concurso para o qual deseja se preparar, definir as matérias nas quais têm mais dificuldade (e facilidade), e o app monta seu ciclo personalizado, automaticamente.

Então, vamos lá! A seguir, 4 passos simples e eficazes para montar um ciclo de estudos para Receita Federal.

Ciclo de estudos Receita Federal: 4 passos práticos

#1 Esqueça o método agenda

O Ciclo de Estudo não é um cronograma no qual você define dia, hora e matéria fixa para estudar.

Se no método tradicional você tem algo como: segunda de 9h às 12h: Raciocínio Lógico e de 13h às 18h: Português, no ciclo você não estabelece o dia nem a hora para se dedicar a cada matéria. Você apenas define blocos de tempo e organiza a ordem dos conteúdos.

Porque?

Porque por meio dessa metodologia você pode aproveitar melhor pequenos espaços de tempo para estudar e ainda, se algo sair diferente do esperado, isso não atrapalha seu planejamento e nem te deixa desmotivado. Você nunca teve que ir ao médico no mesmo horário que deveria estudar Português? E garanto que quando isso aconteceu você ficou extremamente frustrado por não ter conseguido bater sua meta do dia e ter atrasado seus estudos agendados.

No método tradicional, quando isso acontece você deixa de estudar aquela matéria ou tem que mudar toda a estrutura da agenda. Isso faz você perder tempo, ser menos produtivo, e ficar frustrado.

A falta de flexibilidade do modelo convencional de agenda pode desmotivar concurseiros e estimular a procrastinação do tipo; “ah, só tenho uma hora, não vou estudar agora”.

#2 Montando os blocos

Ao organizar seu ciclo de estudos para Receita Federal, é você quem define quantas horas deseja que o bloco de uma matéria tenha, bem como quantos blocos uma matéria vai ter ao longo do ciclo.

Cada bloco pode ter duração mínima, por exemplo, de 30 minutos, e máxima de 2h30min, dependendo de vários fatores.

Também é você que organiza a ordem das matérias, por exemplo, Raciocínio Lógico, Português, Contabilidade, Direito Tributário …

Indicamos que alterne matérias de conteúdo teórico, como Direito, com disciplinas de raciocínio lógico e matemática.

Outra dica especial: separe um tempo maior para as disciplinas com as quais tiver mais dificuldade! Você também pode optar por ter mais blocos desses conteúdos.

A imagem abaixo representa um exemplo de um Ciclo de Estudo de 24 horas:

Ciclo de estudos receita federal

Um mesmo ciclo deverá ser reutilizado diversas vezes. Conforme você avança de bloco em bloco e conclui um ciclo, você começa ele novamente (por isso o nome “ciclo” de estudo).

Caso já tenha estudado o seu ciclo por um tempo suficiente e sinta a necessidade de se dedicar mais a uma ou outra matéria, por exemplo, pode reorganiza-lo a seu favor e criar um novo ciclo.

Novamente, se sentir dificuldade para montar seu ciclo de estudo para Receita Federal de maneira perfeita e pessoal, pode contar com a ajuda do app EstudAqui, que organiza os blocos e o ciclo, automaticamente, para você, e ainda te dá inúmeras outras vantagens, veja mais detalhes no site.

#3 Selecione as matérias de cada fase de estudo

Parte da estratégia de como passar em concurso público é saber priorizar e organizar as matérias para estudar para concurso, de acordo com:

  • a sua facilidade em cada conteúdo;
  • o volume de informações;
  • o peso que cada disciplina tem para a sua nota.

A ideia geral é que você:

  • dedique mais tempo às disciplinas com as quais tem menos intimidade;
  • priorize conteúdos mais volumosos e com maior peso;
  • se concentre em identificar se uma determinada matéria deve ser estudada antes de outra, para facilitar a compreensão do conteúdo geral.

Se você não tem certeza de todas essas informações acima, não se preocupe, o EstudAqui te fornece isso tudo e muito mais, inclusive estatísticas históricas do que mais caiu em provas passadas do seu concurso.

Falamos bastante sobre a ordem correta de estudo das disciplinas no artigo Plano de estudo para Auditor Fiscal da Receita Federal”. Sugerimos que confira!.

#4 Mantenha o Ciclo de Estudos atualizado

Nós já citamos acima, mas é importante reforçar, afinal, esse é um passo crucial do plano de estudo para a sua aprovação.

Atualizar seu ciclo é importante depois de ter dado “algumas voltas” por ele.

Com o tempo você vai absorvendo melhor alguns conteúdos e pode diminuir o tempo investido neles. Algumas matérias também vão terminando e só precisam de revisão.

Quando isso começar a acontecer, sugerimos que revise o seu ciclo de estudos da Receita Federal, aumentando ou diminuindo o tempo investido em cada disciplina.

Como falamos anteriormente, um ciclo de estudos para Receita Federal auxilia no aumento da produtividade do seu estudo e aproveita cada período que você tem durante as suas semanas.

Além disso, a conclusão de blocos e ciclos estimula o concurseiro e faze você sentir que está avançando.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui no artigo. Será um prazer te ajudar. Se preferir, leia também nosso artigo Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

Como indicamos acima, você pode economizar ainda mais tempo e otimizar seus horários de estudo com o aplicativo EstudAqui. Nós montamos seu ciclo personalizado, de maneira rápida e automática, com apenas algumas informações disponibilizadas por você, afinal, seu plano de estudo tem que ser pessoal e perfeito para VOCÊ, não pode ser genérico.

Acesse nosso site e conheça mais sobre o EstudAqui.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves