aplicativos para organizar estudo

13 aplicativos para organizar estudo e gerenciar seu tempo

Os dias parecem estar voando e você simplesmente não consegue cumprir seu planejamento estudo? Isso é muito comum. Por isso, neste artigo vamos falar sobre aplicativos para organizar estudo que podem mudar sua vida!

Felizmente, a tecnologia está aqui para salvar o dia, pois há um grande número de aplicativos que você pode baixar para aumentar sua produtividade, verificar sua lista de tarefas e, em geral, ser mais organizado e eficiente.

Para facilitar sua vida, colocaremos aqui a lista rápida com os nomes de todos eles, e logo abaixo o artigo completo com mais detalhes de cada um, divididos por categorias.

Aplicativos para organizar os estudos

  • Estudaqui
  • Evernote
  • MindMeister
  • Google Keep
  • Be Focused
  • Pomello App
  • Tomato Timer
  • Remember the milk
  • Todoist
  • Microsoft To-Do
  • Clear Lock
  • StayFocusd
  • AntiSocial

Mostrada a lista, segue agora o artigo completo com mais detalhes de cada um, divididos por categorias.

6 categorias e 13 aplicativos para organizar estudo: o que sua rotina precisa?

Aplicativo para produtividade

Você queria ser mais produtivo?

Achando difícil manter o controle dos prazos estabelecidos para estudar toda a matéria do concurso, ENEM ou prova de classe, como a OAB?

Então comece inserindo os aplicativos para organizar estudo em sua rotina.

O Evernote é um ótimo exemplo de aplicativo para manter seus pensamentos em ordem, bem como suas tarefas organizadas.

Ele permite que você sincronize listas de verificação pessoais e anotações em vários dispositivos, o que significa que você pode trabalhar em um dispositivo e depois alternar para outro sem perder nada.

Você será capaz de fazer anotações em vários formatos, incluindo texto, fotos, áudio, recortes da web e vídeos, e pode anexar documentos do Microsoft Office e PDFs. Por isso ele é nossa primeira dica de app para organizar estudo.

  1. Evernote

Aplicativo para organização de ideias

Um aplicativo de organização de ideias pode ser extremamente útil para um estudante.

Com esse tipo de app você pode correlacionar assuntos de uma mesma matéria e ligar ao tópico principal as informações que estão relacionadas a ele, de maneira que tudo fique visualmente acessível.

Ao criar mapas mentais para as matérias que precisa estudar, você torna o processo de aprendizagem muito mais visual, o que te ajuda a memorizar as informações relacionadas ao tema.

Sua memória visual tem um poder enorme sobre toda a sua capacidade de guardar informações e depois aplicá-las na prática. Estudar é sobre isso: a capacidade de armazenar e acessar informações em sua mente.

O MindMeister é um app que faz parte desse grupo de aplicativos para organizar estudo.

aplicativos para organizar estudo

 

Agrupe ideias semelhantes e vincule os conceitos relacionados e, em pouco tempo, você terá um mapa detalhado que traça tudo em volta de uma tese central.

  1. MindMeister (Web, Android, iOS)
  2. Google Keep

Aplicativos Pomodoro Tomighty

O que acha de experimentar a Técnica Pomodoro?

Nela você pode dividir seu trabalho ou estudo em intervalos de 25 minutos, fazendo uma pequena pausa entre cada um.

A técnica promete aumentar a sua produtividade e concentração, trazendo mais resultados e rendimento para suas horas de estudo.

Você só precisa de um cronômetro para fazer isso, mas há aplicativos disponíveis para cronometrar os 25 minutos e permitir que você acompanhe sua produtividade. Entre os apps dessa categoria você encontra:

  1. Be Focused
  2. Pomello App
  3. Tomato Timer

Apps de lista de tarefas

Existem muitos aplicativos para organizar estudo, que permitem que você crie sua lista de tarefas virtuais. Eles são ótimas soluções caso você se sinta sobrecarregado com o número de tarefas que deve realizar.

Um desses aplicativos é o Remember the Milk, que pode ser sincronizado com todos os seus dispositivos e integrado ao seu calendário, e-mails, Twitter e outras ferramentas de gerenciamento de tempo.

  1. Remember the milk
  2. Todoist
  3. Microsoft To-Do

Aplicativos de bloqueio de distração Stayfocusd

É muito comum estarmos estudando e pararmos, quase que involuntariamente, para olhar o Instagram e checar nosso Whatsapp. Esse hábito, entretanto, é extremamente prejudicial à sua concentração.

Atualmente existem aplicativos para impedir que você entre na mídia social ou em qualquer outro site que possa te distrair.

Para os usuários do Google Chrome, o StayFocusd é uma extensão bem cotada que permite restringir o tempo que você pode gastar em sites que desperdiçam seus preciosos minutos.

Entre outros aplicativos para bloquear distrações, acreditamos que você possa gostar de:

  1. Clear Lock
  2. StayFocusd – extensão do Chrome
  3. AntiSocial

Aplicativo completo de criação e controle de plano de estudo

Já imaginou ter praticamente todas as categorias anteriores em um mesmo aplicativo? Com organização, produtividade, pomodoro e muito mais?

Seria perfeito: com apenas 1 clique selecionar a prova que você irá fazer e com outro clique organizar toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos. Isso tudo automaticamente, e considerando seu nível de conhecimento PESSOAL em cada disciplina!

Dentro desse grupo de aplicativos para organizar estudo, o EstudAqui pode ser a solução única que você precisava para montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades.

Com ele você sabe como, quando e o que estudar. E também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e quanto falta para terminar um ciclo. E ainda tem um timer para controle da técnica pomodoro.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

  1. EstudAqui

Nos dias de hoje não é mais necessário perder suas preciosas horas de estudo tentando aprender como fazer tudo sozinho, os tempos mudaram, e agora a tecnologia deve ser sem dúvida alguma a sua maior aliada. Por isso já faz algum tempo que eu vinha indicando o aplicativo Estudaqui para todos os meus alunos de mentoria.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves