Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo

Aplicativos para estudar para concursos públicos: 6 apps para otimizar seu tempo

Olá, concurseiros. Neste artigo eu vou abordar a utilização da tecnologia a favor da aprovação, apresentando uma lista de aplicativos para estudar para concursos públicos, além de dicas de como estudar para concursos tirando proveito dos recursos tecnológicos.

A verdade é que os aplicativos para organizar estudo, como o Estudaqui e outros que veremos ao longo deste artigo podem otimizar seu tempo permitindo que você estude um volume maior de matérias em menos tempo, além de absorver muito melhor durante o tempo em que você estuda.

Por isso, se você está em busca de como ter tempo para estudar, acredite, alguns apps podem realizar o milagre da multiplicação, ajudando você a utilizar melhor as horas que você tem disponíveis.

Meu objetivo com este artigo é que você possa  impulsionar sua preparação para os concursos públicos de sua área de concentração.

Sabemos que atualmente existem diversos aplicativos para estudar para concursos públicos e ferramentas que têm o objetivo de ajudar os concurseiros, então resolvemos escrever sobre o que mais tem sido utilizado, deixando espaço neste artigo para que você possa trazer novidades ou mesmo tirar dúvidas sobre os aplicativos que avaliamos.

Considere este artigo, sobre aplicativos para concurseiros, como um espaço aberto para compartilhamento de tecnologias utilizadas, logo, utilize a área de comentários para dar suas sugestões, ok?

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirellesnão tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Antes de entrarmos nos detalhes dos aplicativos para estudar para concursos públicos, queremos lembrar que cada pessoa tem uma maneira particular de estudar, portanto, nem todos os apps apresentados aqui terão serventia para todos os que estão na luta pela aprovação em concursos públicos, vetibulares, provas de classe etc.

Por exemplo: se você gosta de estudar no papel, tem muita dificuldade em absorver conhecimento utilizando materiais digitais (PDF p.ex.), então não fará sentido você utilizar um aplicativo que faça anotações em PDF, mas muitos outros ainda te ajudarão muito.

Se você não sabe exatamente como estudar e está no início da sua preparação, uma boa sugestão é utilizar um aplicativo como o Estudaqui.  Ele vai te ajudar a se preparar  para qualquer prova, área, ou tipo de estudo. Vale conhecer!

Seguindo nosso artigo sobre aplicativos para estudar para concurso, a seguir, escolhemos alguns aplicativos que atuam nas principais dificuldades dos que estudam para concursos públicos, quais sejam:

  • Concentração
  • Anotações
  • Organização de materiais
  • Revisão
  • Visualização de vídeo-aulas
  • Controle de horas de estudo

Então vamos a eles…

Aplicativos para estudar para concursos públicos: como melhorar a concentração

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 1

Atualmente, uma das maiores fontes de desconcentração é o smartphone. Sim, a tecnologia pode ser uma aliada, mas também uma vilã durante sua preparação para passar em concurso público.

A toda hora recebemos notificações de e-mails, mensagens no Whatsapp, Facebook, chamadas etc.

E basta um pequeno virar de olhos para checar a notificação (não precisa nem mesmo abrir a mensagem) para que a linha de raciocínio se perca, para que um conceito complexo deixe de ser compreendido.

Alguns concurseiros tomam atitudes mais drásticas, como apagar Facebook, Whatsapp etc do aparelho para não ser incomodado (o que realmente funciona, mas o isola de fontes de conhecimento para inclusive auxiliar nos estudos).

Uma maneira mais “suave” de lidar com essas interrupções é utilizar as funções “Não perturbar” dos smartphones. Tanto celulares com sistema Android como iOS possuem essa função.

Para acessá-la no Android basta arrastar o dedo a partir da parte superior para abrir a barra de notificações, e então buscar pelo botão de atalho que ativa/desativa essa função.

Já no Iphone (IOS) o procedimento é similar, porém, feito a partir da parte inferior do aparelho. Em ambos os sistemas a opção “Não perturbar” fará você ficar livre de interrupções.

Colocamos abaixo uma ilustrações que mostram em que local ativar a função “Não perturbar” em iPhones e aparelhos Android das versões mais comuns no momento em que escrevemos esse artigo.

Mas caso no seu celular seja diferente, basta uma rápida pesquisa no google ou youtube para encontrar vídeos que ensinam como habilitar essa função em qualquer tipo de aparelho ou versão de sistema operacional.

Seguem as imagens:

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 2

Só não se esqueça de desligar o “Não perturbar” quando quiser contato com o “mundo externo”, pois, dependendo das configurações atribuídas, essa função pode até bloquear ligações.

Aplicativos de planejamento e controle  de estudo: Estudaqui (novo campeão) x Aprovado (antigo campeão)

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 3

VS

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 4

Uma frase muito utilizada no meio empresarial, dita por um dos papas da gestão de qualidade, que podemos muito bem trazer para a realidade dos concurseiros é a seguinte:

“Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle.”, Joseph M. Juran

Portanto, seja utilizando aplicativos para estudar para concursos públicos, planilhas, papel etc, o importante é medir a produtividade dos estudos para identificar pontos de melhoria e entender melhor os caminhos a seguir para se obter sucesso dentro do plano de estudo para concurso que você definiu seguir

Para suprir essa demanda, nossa indicação mais comum, ANTIGAMENTE, seria o aplicativo Aprovado, largamente utilizado para medição e anotação dos tempos de estudo. Mas agora temos uma grande novidade nessa área, o Estudaqui, que é muito melhor (entenda o porquê logo abaixo.

De modo geral, no Aprovado, o usuário cadastra manualmente todas as disciplinas, e respectivos assuntos, que irá estudar, e utiliza um cronômetro interno para medir o tempo líquido de estudo de cada matéria.

Esse aplicativo para estudar para concurso público registra as medições feitas no cronômetro, vinculando o tempo obtido a uma disciplina e assunto.

Há também a opção de registrar manualmente as horas de estudo, caso o usuário tenha anotado em outro lugar por qualquer motivo.

O app Aprovado disponibiliza relatórios bem simples de acompanhamento para os usuários, como um gráfico de linha do tempo com as disciplinas estudadas em cada dia ou um gráfico de pizza com a proporção de tempo de estudo de cada disciplina.

Além disso, há a possibilidade de consultar o histórico de anotações de estudo em cada data, mas de maneira simplista.

Como dissemos acima, o Aprovado ERA (no passado) o aplicativo para estudar para concurso que eu mais indicava, entretanto, atualmente o mercado oferece uma opção muito mais moderna e eficiente para o planejamento e a gestão do estudo, o Estudaqui.

O Estudaqui é um app bem mais completo e com melhores funcionalidades, além de ter o melhor suporte do mercado. Eles realmente escutam o concurseiro e melhoram a cada atualização, o custo é ridiculamente baixo comparado ao valor que o aplicativo agrega para o concurseiro, e também para quem estuda para qualquer outro tipo de prova.

Com este aplicativo (para estudar tanto para concurso público como para o ENEM, vestibulares, OAB etc) você pode criar um ciclo de estudos eficiente e personalizado dentro de poucos segundos, com o toque de um botão.

Se você conhece a técnica do ciclo de estudo, sabe o quanto é difícil e demorado criar um ciclo corretamente. Acredite, o Estudaqui faz isso em segundos, e de maneira mais bem feita e eficiente do que um ser humano faria com horas de dedicação.

E olha que aqui quem está falando é o próprio “pai da criança”, pois, pra quem não sabe, o ciclo de estudos é uma criação minha, que já foi utilizada por milhares de concurseiros para alcançar o sucesso da aprovação!

O Estudaqui é na verdade o único app para criação de ciclo de estudos aprovado por mim, Alexandre Meirelles, e por isso não poderia estar fora de uma lista como essa!

Você já deve ter percebido que eu realmente gostei do aplicativo, por isso estou fazendo esse belo “jabá” (propaganda, para alguns, rs).

O time da Estudaqui já mapeou centenas de provas, incluindo estatísticas de provas passadas e muito mais.

Com apenas 1 clique a tecnologia deles cria um ciclo de estudo personalizado, utilizando diversos fatores da prova para a qual a pessoa deseja estudar, e considerando também as dificuldades e facilidades pessoais de cada um.

Na minha opinião o Estudaqui é o único do mercado que consegue fazer um ciclo de estudos com perfeição e eficácia, considerando toda a teoria por trás do método.

Leia também: “Ciclo de estudos para concursos públicos | Entenda o conceito

Ao optar pelo aplicativo (para estudar para concurso público, ENEM, OAB, ou qualquer outra prova) para criar seu ciclo de estudos você economiza todo o TEMPO que gastaria criando o seu plano de estudos e atualizando-o manualmente, conforme fosse avançando em cada matéria.

Tal tempo poderá ser redirecionado para o seu estudo, isso sim é um grande ganho de eficiência ao estudar.

Além disso, o Estudaqui também permite que você economize dinheiro, pois, como eu disse antes, é um aplicativo eficaz e de baixíssimo custo (com 7 dias de teste gratuito), mas que te entrega muito!

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Aplicativos de anotações e organização de materiais

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 5

Esta é definitivamente uma ferramenta muito útil para quem estuda com a cara no monitor, para quem praticamente não estuda em papel.

Estamos falando do Evernote em sua versão Premium, que é paga.

Como tudo que é novo na vida, às vezes criamos um bloqueio mental para aprender a usar uma nova ferramenta. Não é diferente com o Evernote. Não que operar o aplicativo seja algo extremamente complexo, mas sabemos que concurseiros não têm tempo a perder.

Neste caso, não chamamos de perda de tempo, mas sim de um investimento de tempo para ganhar muitas horas de produtividade em sua rotina de estudos, mais para a frente. Usar essa tecnologia, afinal, é uma das respostas para a pergunta: como conseguir mais tempo para estudar.

Listamos abaixo o que julgamos ser as principais funcionalidades do Evernote para um concurseiro:

  • Todos os seus PDFs podem ser organizados da maneira que quiser, como se fossem aqueles fichários que utilizávamos na faculdade;
  • Poderá acessar todos os arquivos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo;
  • Poderá anotar, colocar seta, caixa, e principalmente grifar. Todas essas partes anotadas irão gerar uma primeira página de resumo geral com tudo que foi anotado, transformando cada anotação em um hiperlink, bastando clicar para que você seja direcionado à página em que houve a anotação;
  • Poderá pesquisar em uma ou diversas pastas sobre um assunto específico. O Evernote consegue encontrar tanto o assunto pesquisado nos PDFs, quanto nas imagens digitalizadas;
  • Poderá capturar páginas na internet para manter dentro do Evernote, utilizando-se de extensões nos navegadores (para o Chrome temos o Evernote Web Clipper). Isso é muito útil para vincular textos de legislação, assim poderá fazer anotações sobre o texto base e se houver alguma atualização, o Evernote carregará automaticamente;
  • Utilizando o smartphone ou tablet, poderá facilmente importar arquivos de outros dispositivos por meio da função compartilhamento, deixando o arquivo transferido na pasta desejada;
  • Poderá também compartilhar facilmente suas pastas com outros usuários, muito útil para os que se organizam em grupos de estudo.

Quem domina o Evernote sai na frente na hora dos estudos, pois:

  • encontra os materiais com muita rapidez;
  • não precisa carregar diversos impressos para onde for;
  • as anotações são feitas e encontradas com muita facilidade;
  • o espaço físico de estudo pode se resumir a um Tablet e alguns livros.

Para quem quiser saber mais sobre como funciona o aplicativo, e utilizá-lo para estudar para concursos públicos, colocamos abaixo um vídeo com um tutorial simples (não oficial):

Gostaríamos aqui de creditar muitas das informações sobre o Evernote ao concurseiro Rodrigo Pontes, que gentilmente deu seu parecer sobre o aplicativo de forma muito completa. Obrigado, Rodrigo!

Aplicativo de revisão

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 6

Outra “pedra” no sapato de quem estuda é a organização das revisões para concurso público.

O aplicativo “Partiu Revisar” ajuda a lembrá-lo sobre as revisões necessárias em cada dia de estudo.

Ele trabalha com ciclos de revisões de 1, 7, 15 e 30 dias para um determinado assunto de uma disciplina.

Portanto, quando incluímos um novo assunto vinculado a uma disciplina, o aplicativo (indicado para estudar para concurso público) agendará automaticamente as revisões para 1, 7, 15 e de 30 em 30 dias na sua agenda interna.

A cada dia que você acessar esse aplicativo para concurseiros haverá indicação dos assuntos a serem revisados, podendo ou não haver notificações push (aquelas que geralmente aparecem na tela do celular, mesmo estando bloqueado).

PS: a verdade é que esse tipo de revisão está de certa forma ultrapassada e é muito difícil de ser mantida no médio e longo prazo, por isso no ano passado criei um novo método de revisão para os alunos da Liga da Aprovação da Método de Estudo, a regra do terço.

PS2: a segunda verdade é que apenas o Partiu Revisar sozinho não supre as suas necessidades diárias. Para melhorar mais inteligentemente as suas revisões é importante que você tenha gráficos melhores e maior controle dos seus tempos de revisão, e para isso o campeão é novamente o Estudaqui.

O Estudaqui tem gráficos estatísticos divididos por tipo de estudo, inclusive revisões, além de medir o seu rendimento diário em cada matéria. Fica até difícil explicar aqui o quanto os gráficos deles irão ajudar o seu estudo, sugiro que você faça o teste do aplicativo para ver com seus próprios olhos.

Colocamos abaixo um vídeo dos desenvolvedores do “Partiu Revisar” para apresentar a ferramenta (é um vídeo comercial, sem muitos detalhes, e prepare-se para muita propaganda…):

Simples e útil! Mas não resolve o problema como o Estudaqui faz.

Aplicativos de visualização de vídeo-aulas

Aplicativos para estudar para concursos públicos - 6 apps para otimizar seu tempo 7

Atualmente a maioria esmagadora dos concurseiros fazem aulas à distância, muitas vezes utilizando-se de players de vídeo incorporados nos sites provedores de conteúdo.

Leia também: Vídeo ou PDF: o que priorizar na hora de estudar para concursos?

Muitos cursos têm 20, 50 até 100 horas dedicadas a ensinar ao concurseiro as matérias que ele precisa para a aprovação.

Para otimizar seu tempo de estudo, muitas vezes é possível assistir às aulas em velocidade maior, sem com isso prejudicar a assimilação de conhecimento.

Quando um professor fala muito rápido, como o Alexandre Meirelles (rs), é difícil aumentar muito a velocidade, mas mesmo para esses dá para chegar pelo menos a “1.3x”, aumentando assim em 30% sua velocidade e, com isso, claro, você diminui o tempo investido assistindo o vídeo.

Para os que falam mais devagar, ou que estão explicando coisas nas quais você já tem facilidade, dá para chegar a “2.0x” sem problemas.

Neste exemplo um curso de 50h seria assistido em 25h, deixando 25h de sobra para mais HBCs.

Para isso, recomendamos o Video Speed Controller, que é uma extensão que você instala gratuitamente no Chrome ou no Firefox.

No Chrome, basta ir lá em cima, embaixo do “X” que fecha a janela, clicar no botão que tem três barrinhas horizontais, depois em “mais ferramentas -> extensões”, procurar por “video speed controller” e mandar instalar.

A partir de então, quase sempre que você assistir a um vídeo do Youtube ou do Vimeo, dentre outros sites de vídeos, vai aparecer um quadradinho lá em cima do vídeo, à esquerda, escrito “1.00”. É só clicar nele para aparecerem uns botões ao lado com os sinais de “+” e “-”, daí é só clicar nesses para aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo.

Beleza, com esse aplicativo (que na verdade é uma extensão do navegador, mas também ajuda muito o concurseiro) ninguém mais tem motivos para perder tempo assistindo vídeos na velocidade normal, ok?

Ah, vale lembrar que hoje em dia boa parte das plataformas de vídeo já estão com essa função de acelerar vídeos incorporada nativamente ao sistema, e o youtube é uma delas.

Isso significa que, nessas plataformar, você consegue agora acelerar o vídeo sem precisão da utilização dessa ou de qualquer outra extensão de navegador ou aplicativo.

Nesses casos é só abrir as configurações do vídeo e escolher a velocidade, fácil assim.

Bom, acho que conseguimos ao menos apresentar algumas alternativas de aplicativos para estudar para concursos públicos e facilitar um pouco a dura rotina de estudos dos concurseiros.

Gostou?

Já salientei no começo do artigo, mas reitero que o principal intuito aqui é deixar um espaço para que você compartilhe algo novo conosco através no nosso contato, então insira mais informações sobre os aplicativos que comentamos, elogie, reclame etc.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.