Estudar no carnaval ou descansar

Estudar no carnaval ou descansar? | Dicas de estudo no Carnaval

Estudar no carnaval ou não estudar, eis a questão. Que o carnaval é um dos feriados mais amados pelos brasileiros não há dúvida. O clima de festa é generalizado e parece impossível resistir à folia. Mas para quem é estudante bate a dúvida: devo mesmo estudar no carnaval? Não dá para parar um pouquinho?

Para quem é da folia, é difícil não aproveitar os blocos, as festas, os churrascos em família e os happy hours com os amigos. Afinal, parece que só ouvimos barulho e diversão por todo lado.

Ao mesmo tempo, para quem não dispensa momentos de sossego, quatro dias de folga parecem a oportunidade ideal para viajar com a família, dormir, assistir a filmes e mais.

Seja lá qual for a sua preferência, fato é que a data coloca em cheque o seu compromisso com os estudos.

E aí, será que dá para fazer aquela pausinha de estudar no carnaval? Continue a leitura que eu vou te aconselhar sobre isso!

Fatores a considerar para estudar no carnaval (ou não!)

1 – Se você estuda há anos e está sem edital, descanse

Em primeiro lugar, saiba que curtir ou não os dias do carnaval é uma escolha que dependerá diretamente do seu contexto e sua realidade enquanto estudante.

Ou seja, a folga de estudar no carnaval dependerá do seu nível de preparação, esforço e, é claro, a previsão de quando será a sua prova.

Assim sendo, se há anos você vem mantendo um ritmo pesado de estudos, sente-se muito cansado, tem trabalhado, estudado e sua prova ainda está longe, descanse.

Isso não necessariamente quer dizer que você deve “encher a cara”, virar noites acordado, tomar glicose no hospital e mais (brincadeira! rs).

Aproveite a decisão de não estudar no carnaval com sabedoria para, acima de tudo, descansar seu corpo e sua mente. Mas também vale curtir os amigos desde que seja com responsabilidade e moderação.

Quando você leva seu plano de estudo com seriedade, quatro ou cinco dias de folga não serão prejudiciais a longo prazo.

No entanto, seja sincero, reveja sua postura e verifique se, de fato, você está realmente merecendo esse descanso.

2 – Se você estuda há poucos meses, talvez não seja a hora de parar

Se você ainda é um estudante recente (seja de concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc), ou seja, que estuda há poucos meses, talvez parar de estudar no carnaval não seja uma boa ideia.

Seja lá qual for sua intenção – ir foliar ou descansar – não dá para parar de estudar totalmente.

Nesse caso, quatro ou cinco dias inteiros longe dos livros poderão te prejudicar – isso quando não acontece de enforcar o resto da semana, após a quarta de cinzas (sabemos que, muitas vezes, isso acontece).

É claro que você pode tirar momentos de descanso e até ir um happy hour, um bloco ou festa com os amigos, afinal, ninguém é de ferro.

Mas cair na folia, abandonar completamente os estudos durante cinco dias e descuidar da saúde pode render graves consequências.

Em suma, você deve refletir sobre suas escolhas. Eu sei que pode ser difícil abrir mão dos amigos e da diversão agora.

Mas, lembre-se de que outros carnavais virão – e pode ter certeza que serão mais prazerosos com dinheiro no bolso e a vida garantida!

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

3 – Eu trabalho e estudo. Devo estudar no carnaval?

Infelizmente, para quem trabalha e estuda, o carnaval deve ser encarado como uma oportunidade de estudar mais e ter tempo para iniciar conteúdos novos.

Sei que o cansaço é grande mas, infelizmente, quando é necessário dividir o tempo de estudo com o trabalho, você deve aproveitar cada oportunidade de se dedicar integralmente aos seus livros.

É claro que você pode tirar momentos para espairecer. Mas os feriados, fins de semana e férias são a oportunidade que você tem de recuperar o tempo “perdido” em que esteve trabalhando.

Assim sendo, estudar de seis a oito horas líquidas por dia no feriado irá te ajudar a dar um bom andamento no conteúdo.

E quem tem edital aberto e autorização para sair precisa, mais do que nunca, tirar os cinco dias para dar um gás nos estudos.

 

Como estudar no carnaval com todo o clima de folia?

Se o seu rendimento não está tão legal ou se você trabalha, será necessário driblar as tentações para estudar no carnaval.

Pensando nisso, separei alguns conselhos para que você mantenha um bom desempenho, mesmo com o clima carnavalesco:

  • Descanso: escolha no máximo um dia de folga e prefira atividades leves, sem ou com consumo moderado de bebidas alcoólicas;
  • Mude o ambiente: fuja da TV e estabeleça um novo ambiente de estudo para evitar as tentações;
  • Ouça boa música para facilitar o seu foco e afastar as possíveis marchinhas de carnaval;
  • Pratique exercícios: aproveite as manhãs livres para se exercitar e ganhar energia extra!

Além disso, você deve evitar abusar das bebidas alcoólicas, para não se sentir indisposto no próximo dia.

O ano realmente só começa depois do carnaval?

Este é um conselho para quem está começando a estudar para concursos públicos agora, ou então para qualquer outra prova difícil, seja ela o vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc. Não comece com o pensamento de que “o ano só começa depois do carnaval”.

Logo, se você tem essa perspectiva, avalie se a vida de estudante de alto desempenho é o que você realmente quer.

Além do mais, se você não estudou o tanto que deveria no início do ano, corra atrás do prejuízo!

Dessa forma, estabeleça um cronograma de estudos, compre boas aulas e materiais de qualidade, faça exercícios e, sobretudo, defina prioridades!

Sua prioridade é sair para a folia com os amigos? Reforço que, se você quiser viver um futuro tranquilo, talvez esse seja o momento de renunciar a algumas coisas e estudar no carnaval.

Carnaval é, sim, tempo de estudar!

Eu sei que é duro aceitar, mas estudar no carnaval também é válido. Dessa maneira, se você precisa dar um gás, apenas aceite a sua realidade, colega.

Em resumo, tirar cinco dias de folga deve ser uma recompensa para quem estuda há bastante tempo e com muita intensidade – e que, é claro, não está com tantas previsões de edital.

No mais, são cinco dias inteiros para que você possa acumular muitas HBCs e sair na frente da concorrência. Confesso que é isso o que eu faria.

Nesses momentos mais difíceis do ano, uma ajuda extra é um estímulo muito bem vindo e você pode obtê-la com ajuda da tecnologia.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, com o aplicativo Estudaqui você terá a eficiência do seu estudo na palma da mão.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho algum.

E o Estudaqui ainda te permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves