como-estudar-oab-primeira-fase

Como estudar para a OAB: 1ª fase do exame

Os cinco anos do curso de Direito preparam os futuros advogados para um momento crucial do início de carreira: a prova da OAB. Sim, o conteúdo cobrado no exame é todo baseado no que os alunos aprenderam durante a graduação. Dividido em duas fases, neste post daremos dicas de como estudar para a OAB 1ª fase. Vamos lá!

Como é a primeira fase do exame da OAB

Antes de passarmos para as dicas práticas de como montar um ciclo de estudos eficiente, vamos recapitular rapidamente como é a estrutura da prova da OAB 1ª fase.

A primeira fase da prova é composta por 80 questões de múltipla escolha, baseadas em 17 disciplinas, a grande maioria estudada durante a graduação.

O número de questões por disciplina pode mudar e esta é uma informação que geralmente não é colocada no edital. Então, foque sua atenção nas matérias, ao invés da quantidade de perguntas.

  • Ética – 8 questões;
  • Filosofia – 2 questões;
  • Constitucional – 7 questões;
  • Direitos Humanos – 2 questões;
  • Internacional – 2 questões;
  • tributário – 5 questões;
  • Administrativo – 6 questões;
  • Ambiental – 2 questões;
  • Civil – 7 questões;
  • ECA – 2 questões;
  • CDC – 2 questões;
  • Empresarial – 5 questões;
  • Proc. Civil – 7 questões;
  • Penal – 6 questões;
  • Proc. Penal – 6 questões;
  • Proc. Trabalho – 7 questões;
  • Trabalho – 4 questões.

O exame tem a duração de cinco horas e é primordial saber organizar seu tempo para responder e preencher o gabarito com calma.

Agora que você já sabe como funciona a primeira fase da prova, vamos para as dicas práticas de como estudar para a OAB 1ª fase.

Como estudar para OAB: 1ª fase

dicas-estudar-oab-primeira-fase

Você está no último ano e tem o exame apontando no horizonte. É um grande momento e você sabe que precisa se sair bem. Não sabe quando ou como começar? Não entre em pânico! Aprenda como estudar para a OAB 1ª fase, passo a passo.

1. Faça as perguntas certas

Você não quer chegar às vésperas do exame despreparado para o que está prestes a enfrentar. Tente obter as respostas para essas perguntas cruciais antes de começar a estudar:

Perguntas a fazer antes de começar a estudar para a OAB 1ª fase:

  • Qual o material cobrado no exame?
  • Haverá oportunidades extraclasse para revisões?
  • Qual é o formato do exame? Múltipla escolha? Resposta curta?
  • Quantos pontos vale o exame? Quanto pontos devo fazer para passar para a 2ª fase?

É importante, mesmo que você já saiba, recordar esses aspectos básicos do exame para alinhar sua preparação ao que você precisa obter.

2. Organize como estudar

Você pode realmente gastar menos tempo para estudar para a OAB 1ª fase, se você começar com um ótimo plano de estudo. Faça uma lista dos tópicos que você precisa estudar e quando vai estudá-los.

Comece a sua jornada de estudo o mais cedo possível e descubra quanto tempo você precisará estudar todos os dias para permanecer no caminho certo.

Essa organização pode ficar ainda mais fácil e prática com a metodologia do ciclo de estudo. Você pode aplicar o método com a ajuda do app do Estudaqui que automatiza a divisão das matérias e quantas horas estudar cada uma.

Basta selecionar a opção OAB no app para ter um plano de estudo personalizado e adaptado para o seu grau de dificuldade em cada matéria.

3. Reúna seu material

Reúna todas as anotações de aula, questionários, fichamentos e planilhas para estudar para a OAB 1ª fase. Seu dever de casa anterior irá ajudá-lo a ver o que seu professor acha importante. Além disso, você pode aprender com seus erros passados.

4. Estude de maneira inteligente

Em vez de memorizar todas as suas anotações, priorize o que você vai estudar para a OAB 1ª fase. Comece com o que definitivamente estará no teste, então o que provavelmente estará no teste e, finalmente, o que pode estar no teste.

Dessa forma, se você ficar sem tempo, você sabe que pelo menos tem o essencial estudado. Começando com o material mais difícil primeiro, você tem tempo para fazer perguntas a algum professor ou obter ajuda se precisar.

5. Faça um mix

Agora que você sabe o que precisa estudar para a OAB 1ª fase, descubra a melhor maneira de revisar e internalizar o que você prevê que cairá no exame.

Faça flashcards para as matérias mais teóricas, organize suas anotações das matérias mais “decorebas”, grave-se praticando suas argumentações – o que você precisa fazer para se preparar.

Seguindo o ciclo de estudo você tem não só tempo para estudar tudo que precisa, mas podem encaixar as revisões com tempo suficiente para rever tudo.

6. O que te mantém motivado?

Os grupos de estudo podem ajudar você a estudar para a OAB 1ª fase com mais eficiência. Faça um plano com os amigos para revisar o material da prova juntos, compartilhar e comparar anotações ou trabalhar com conceitos complicados.

Ou recompense-se por cada sessão de estudo com algo pequeno (mesmo que seja apenas uma pausa na TV) para ajudá-lo a manter o foco.

7. O sono ainda importa

Uma noite toda estudando pode soar como uma boa ideia, mas uma boa noite de sono é realmente a chave para o seu sucesso.

Tenha uma rotina de sono saudável nas semanas que antecedem o exame, para que você esteja renovado e pronto para o dia do teste.

Na noite anterior ao exame, você pode dar uma olhada rápida em perguntas do teste e rever alguns poucos conceitos difíceis restantes.

Uma dica é parar até as 20h30 da noite anterior. O objetivo para esta noite deve ser estar completamente confiante de você sabe e estudou tudo o que precisava.

Gostou das nossas dicas de como estudar para OAB 1ª fase? Então aqui vai a melhor dica de todas. Você sabia que o Estudaqui já tem a prova da OAB cadastrada?

Isso quer dizer que foi feito um levantamento minucioso e foram estudadas as estatísticas das provas passadas da OAB para que a tecnologia do aplicativo monte para você um plano (ciclo) de estudo perfeito. E o melhor, é tudo automático, rápido e fácil. E considerando as suas facilidades PESSOAIS em cada disciplina.

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar tempo e otimizar muito o seu estudo.

O App também possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou e o quanto falta para terminar um ciclo (plano de estudo).

Além disso tudo, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível. Conheça todos os detalhes no nosso site.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves