Blog
Concursos estaduais e municipais valem a pena - Entenda

Concursos estaduais e municipais valem a pena? Entenda!

Com o Decreto 9.739/19, que impõe uma série de critérios para a realização de concursos federais, muitos concursandos começaram a expandir seus horizontes e avaliar outras esferas. Neste contexto, de possíveis mudanças de foco, é normal você se questionar se vale a pena fazer concurso municipal e estadual.

Se você pensa em prestar um concurso federal pelos bons salários e status, saiba que, em muitos casos, concursos estaduais e municipais não deixam a desejar nem um pouco nesses aspectos.

Além do mais, os concursos estaduais e concursos municipais valem a pena, também, como concurso escada.

Isso é, aquele concurso que gerará renda e tranquilidade o suficiente para que você possa continuar estudando.

Se você está avaliando se  vale a pena fazer concurso municipal, continue a leitura. Separei alguns conselhos de como se organizar para estudar para concurso desse tipo, além de prós e contras dos certames.

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Você sabia que eu trabalho no serviço público estadual?

Quase toda a minha carreira em serviço público foi em cargos estaduais ou municipais. Hoje, eu trabalho como Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo.

Fui  aprovado para Auditor Fiscal da Receita Federal em 2005 e, quatro meses depois, conquistei o cargo no estado de São Paulo e optei por ele.

Anteriormente, tive passagens pelo âmbito federal:

  • em 1985, atuei como Cadete do Exército, por dois anos;
  • em 1993, atuei como Técnico de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda, também por pouco tempo.

Entretanto, na carreira Fiscal, área pela qual sou mais conhecido, os concursos estaduais e municipais sempre estiveram presentes. Já ocupei os cargos de:

  • Auditor Fiscal da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, de 1995 até 2006;
  • Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, de 2006 até hoje.

Leia também: O que faz um Auditor Fiscal? Saiba tudo sobre essa carreira!

Assim sendo, sou imensamente satisfeito com a minha carreira na Área Fiscal, tendo ela sido construída por meio de concursos da área fiscal estaduais e municipais.

Em suma, são 23 anos de carreira. Por isso, consigo garantir  se e quando vale a pena fazer concurso municipal  e estadual .

Quando o concurso federal demora, é interessante avaliar opções semelhantes

O maior erro de muitos concurseiros  é esperar, cegamente, por um concurso federal para o qual não há a mínima previsão de sair.

Como falei no artigo:Concurso federal: ainda vale a pena estudar para cargos deste nível?”,  se você está começando a estudar para concurso público , vale a pena persistir no seu alvo federal e continuar estudando, pois, daqui a alguns anos, quando o certame ocorrer, você estará “em ponto de bala” para ser aprovado.

Em contrapartida, se você já estuda há anos, está mais do que preparado e, se houvesse um concurso agora, brigaria por uma vaga, então que tal avaliar novas oportunidades?

Quando se está preparado e pronto para assumir o cargo, continuar estudando sem ter previsões do concurso pode ser até, emocionalmente, desgastante.

Portanto, o meu conselho é que você aproveite toda essa preparação com oportunidades semelhantes, que pagam tão bem e são tão prestigiadas quanto o concurso federal dos seus sonhos.

Se, por exemplo, você sonha em ser Fiscal e o concurso da Receita está longe, posso te afirmar que um concurso de ICMS ou ISS pode ser tão vantajoso quanto. Ademais, , neste período de “recessão” dos concursos fiscais, os estaduais e municipais continuam pipocando!

Saber identificar oportunidades como quando vale a pena fazer concurso municipal, estadual ou federal é um ponto importante da sua preparação, e isso só vai acontecer se você se preparar física e mentalmente, além de conhecer a fundo alguns macetes de concurseiros.

Um dos grandes macetes de concurseiros é o uso da tecnologia a favor da melhoria da eficiência de estudo, para isso indico o aplicativo Estudaqui. Ele irá facilitar muito a sua vida na hora de criar o seu plano de estudos perfeito (ou ciclo de estudo), além de te fazer aprender como organizar melhor o seu tempo, e muito mais.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Quando vale a pena fazer concurso municipal e estadual?

Afirmo  para muitos alunos que o momento é muito propício e que vale a pena fazer concurso municipal e concurso estadual.

Isso porque 2020 é o último ano de mandato das prefeituras, por exemplo. Em geral, se não houve concurso público ainda, é muito provável que o próximo governo lance um certame.

Leia também: Como escolher uma das áreas de estudos para concursos públicos?

O maior impasse dos concursos estaduais e municipais são as bancas

Em geral, costumo afirmar  que uma das maiores desvantagens dos concursos estaduais e municipais é a qualidade das bancas escolhidas.

Na maioria das vezes, os concursos federais  são comandados pelo Cespe, FCC, FGV, entre outras bancas conceituadas. Já os estaduais e municipais nem sempre têm esses privilégios.

Assim sendo, muitas vezes candidatos com alto nível de conhecimento são nivelados com outros não preparados, por conta de problemas como:

  • questões mal formuladas;
  • questões que deveriam ser anuladas, mas não são;
  • questões que cobram mais decoreba que conhecimento.

Mesmo assim vale a pena fazer concurso municipal e estadual, afinal,  quando uma banca é ruim, ela é ruim para todos. Assim sendo, você tendo um bom conhecimento e preparação, ainda tem grandes chances de sair na frente.

Concursos estaduais e municipais também te limitam geograficamente

É claro que um concurso federal possui inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do país.

Assim, você tem a chance de:

  • trabalhar onde você está;
  • retornar para sua cidade/estado natal;
  • mudar-se  para outra localidade, na qual sempre desejou morar.

Em contrapartida, um concurso estadual te “obrigará”  a morar no estado para o qual você foi aprovado, assim como o municipal te mantém naquela cidade.

Eu, por exemplo, sou Fiscal do estado de São Paulo e, neste caso, eu devo permanecer em São Paulo, a não ser que eu preste outro concurso.

Concursos estaduais e municipais podem trazer mais qualidade de vida

Os concursos estaduais te limitam a certos estados e cidades, mas isso nem sempre significa algo ruim! Lembre-se porque você estuda para concursos: para ter uma vida mais confortável e mais qualidade de vida!

Se você tentar algum cargo em uma cidade do interior, seu custo de vida pode ser bem menor se comparado às capitais.

Isso, é claro, significa que seu salário será bem mais rentável – o aluguel é mais barato, a compra do mercado tem mais itens pagando menos e no final do mês o seu dinheiro vai acabar sobrando.

Ainda,  o tempo de locomoção em qualquer cidade do interior é menor do que o de uma capital.

Em muitos casos, você pode ir caminhando para o trabalho e aproveitar o ar fresco e a tranquilidade do interior. E também dá para pegar ônibus com mais agilidade.

O acesso a tudo é mais fácil, independente do horário. Você ainda pode, no horário de almoço, ir para casa e tirar um cochilo! rs

Além disso, no caso dos concursos municipais, por exemplo, por atenderem a pequenas populações, os órgãos municipais costumam ser ambientes mais calmos para se trabalhar.

Especialmente quando se  encontram fora da região metropolitana, o volume de trabalho também tende a ser menor. Essas são outras razões de porque vale a pena fazer concurso municipal!

Em alguns casos, a concorrência também é menor

Concurso de prefeitura vale a pena, assim como outros concursos municipais e estaduais,  também porque costumam ser menos almejados pelos candidatos. E, via de regra, recebem menos inscrições do que grandes concursos.

Logo, aumentam as chances de aprovação daqueles que se preparam para prestar o concurso público.

Se você não quer um concurso estadual ou municipal, pense neles como concurso escada

Ressalto  que concursos estaduais e municipais podem ser uma boa oportunidade de concurso escada.

O concurso escada é o nome dado a um concurso intermediário para aquele que você deseja ser aprovado.

Você pode buscar opções com uma jornada de trabalho reduzida, de 6 ou 7 horas diárias, o que te possibilitará ter mais tempo de estudo.

Além disso, o cargo assumido gera uma renda que vai custear materiais de estudo para concurso, livros, cursos e despesas pessoais enquanto você estiver estudando para o concurso final almejado.

Isso, é claro, ajuda a diminuir a pressão familiar pelos resultados. Assim é possível ter tranquilidade para estudar, pois as contas são pagas sem sufoco.

Concursos estaduais e municipais também exigem preparação

É importante destacar que, mesmo que você troque um concurso federal por um estadual ou municipal, seu empenho deve ser mantido.

Dessa forma, seja lá qual for o concurso, mantenha-se focado na aprovação:

  • procure antigos editais;
  • planeje seus estudos;
  • faça simulados;
  • dedique-se diariamente.

Você pode contar também com a experiência de grandes profissionais do mercado para te ajudar na aprovação.

Aqui fica uma dica para você: o aplicativo Estudaqui! O Estudaqui é uma ferramenta de estudo de alto desempenho, simples e acessível. Conheça e ganhe tempo de qualidade na sua preparação.

O aplicativo Estudaqui permite que cada aluno desenvolva seus estudos de maneira única e personalizada. Suas principais funcionalidades são:

  • ciclo de estudo realmente perfeito;
  • controle de estudo mais inteligente;
  • estatística inteligente e desenvolvimento real;
  • importação do histórico de estudo.

A experiência do time da Estudaqui irá  ajudá-lo a alcançar seu sonho!

Em resumo, acredito que vale a pena fazer concurso municipal e estadual, sim! Mas essa é uma decisão que varia de acordo com seu tempo de estudo, exigências salariais, moradia e mais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.

 

© Copyright - Estudaqui