Técnica para resolver questões de concurso Capa

Técnica para resolver questões de concurso: 5 dicas para marcar mais respostas corretas

Uma dúvida muito frequente dos concurseiros sobre as técnicas para resolver questões de concurso é: quanto tempo eu devo levar para fazer um exercício? É mais importante estudar cada alternativa para saber o que está certo e o que está errado ou fazer uma bateria de exercícios em um menor tempo possível? Neste  artigo, eu tento responder a essas questões sobre exercícios de concurso público.

A capacidade de resolver exercícios correta e rapidamente é um dos fatores que mais diferenciam os candidatos.

Muitos aprendem como estudar para concurso público e saberão razoavelmente o conteúdo das disciplinas. Mas, marcar o maior número de respostas corretas é o que garantirá a tão sonhada aprovação no Concurso Público.

Para isso existem técnicas de resolução de questões objetivas e discursivas, que você pode seguir.

5 técnicas para resolver questões de concurso, ganhar pontos e gerenciar o tempo

1. Seja uma máquina de marcar ‘X’ no lugar certo

Acertar muitas questões em uma prova de Concurso Público não depende apenas de conhecimento. Há centenas de candidatos que sabem muito a matéria, estão estudando há anos e não passam.

Para se tornar um “exterminador de questões”, tal como Arnold Schwarzenegger, é preciso de foco e disciplina. Sem direito a ser reprovado. Com as técnicas para resolver questões de concurso  do Método de Estudo você vai substituir o famoso “I’ll be back” do Arnold por “I’ll win”.

Como resultado, as tradicionais desculpas como “não deu tempo”, “o fiscal tomou o cartão de prova da minha mão” ou “nem cheguei a ler e/ou marcar todas as questões” não serão mais usadas.

2. A importância de entendermos as questões

É muito importante fazer exercícios de concurso público imediatamente após estudarmos a teoria.

Já foi cientificamente comprovado que, se logo após o estudo da teoria não houver nenhum tipo de fixação, haverá esquecimento de 70% do que estudou. Mas se fizer, haverá 70% de retenção da informação.

Na maioria dos livros teóricos há uma lista de exercícios para fazer ao final de cada capítulo. Se for este o caso, mande bala neles. Leia atentamente cada questão enquanto você analisa todas as alternativas. Só assim, você irá descobrir todas as pegadinhas.

Uma das técnicas de estudo para concurso mais conhecidas é a necessidade de reler todos os pontos teóricos que tiver esquecido, para assim consolidar o conteúdo na memória.

3. Seja rápido ao resolver exercícios

Não adianta nada resolver uma prova de Português em casa, lendo cada texto duas vezes ou fazer com calma todos os cálculos das disciplinas de Exatas se na prova você não terá tempo para isso.

Para que você seja capaz de fazer uma boa prova de concurso público é preciso que você seja rápido na resolução das questões quando estudar em casa. Principalmente depois que já tiver um bom nível de conhecimento.

Para passar em Concurso Público, será necessário que você resolva milhares de questões das disciplinas. E não estou brincando, são milhares mesmo!

As provas de Concurso Público exigem cada vez mais rapidez em sua resolução. Então fique sempre atento a esse fator.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

4. Técnicas de estudo para Concurso Público

Não confunda essas duas técnicas para resolver questões de concurso. Uma está ligada ao conhecimento do conteúdo com análise de questões e outra ao tempo de prova com resolução de muitos exercícios o mais rápido possível.

As técnicas para resolver questões de concurso fazem parte dos pontos mais relevantes que levam um candidato à aprovação.

5. Simule a prova do seu Concurso Público

Simular o dia da prova é uma das melhores técnicas de estudo para concurso e formas de aumentar suas condições de se sair bem no dia da prova do seu Concurso Público. Talvez mais importante que testar o seu nível de conhecimento, é testar a sua concentração durante horas seguidas sob pressão. E isso é muito importante para aumentar o seu percentual de acertos no Concurso Público.

Muitos concurseiros passam anos estudando, sabem fazer todas as questões em casa, mas nunca ficaram horas seguidas concentrados em uma prova. Se o candidato chega ao dia da prova sem estar acostumado a ficar sentado por horas a fio, isso será um problema para ele, prejudicando o seu rendimento.

Por isso é tão importante tomar nota sobre esses cuidados para o dia da prova, mesmo que ele ainda esteja distante.

Esperamos que essas técnicas para resolver questões de concurso possam ter ajudado você a dar mais um passo rumo ao seu sonho!

Agora que você já sabe as melhores técnicas para resolver questões de concurso, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.