Blog
como-memorizar-estudos-concursos

15 melhores técnicas de memorização para estudos, provas e concursos

Conhecer as principais técnicas de memorização vai tornar seus estudos muito mais produtivos. Afinal, com a quantidade de conteúdo, temas e assuntos, é preciso ter algumas estratégias simples e efetivas, não é mesmo?

Quando sai o edital de um novo concurso, muitos candidatos fazem a mesma pergunta:

“Será que existem técnicas de memorização para concurso, capazes de me fazer lembrar de tudo?”

Uma coisa de cada vez: a memorização por si só não vai te levar tão longe. Para ter o melhor desempenho nos estudos, é importante ter uma compreensão significativa das matérias.

No entanto, o estudo exige que os candidatos usem a memória para lembrar ideias, conceitos e materiais para o dia da prova.

Por isso, é sim muito importante aprender como memorizar o estudo para concurso, provas e aproveitar ao máximo todo seu empenho.

Como posso melhorar minha memória para estudar?

Tudo exige prática. Muitas pessoas lutam para lembrar fatos e materiais, porque elas simplesmente não dedicam tempo para exercitar sua memória regularmente.

À medida que os assuntos se tornam mais difíceis, descobrem que sua mente não está preparada para lidar com tantas informações.

Em vez de se perguntar como memorizar o estudo para concurso mais rápido, você deve aprender a usar a memória de maneira mais eficiente enquanto estuda.

A resposta? Sessões de estudo regulares.

Quanto mais regularmente você revisar o material, melhor você pode treinar sua mente para lembrar o que você estudou com muito mais precisão.

Para te incentivar a ter essa rotina é preciso ter um plano de estudos personalizado, lembretes diários e uma ferramenta que te estimule. Isso tudo você pode encontrar no app Estudaqui, é só baixar e  ter acesso a um planejamento de estudo de alto desempenho com atividades práticas, simples e efetivas!

É claro que, além dessas recomendações, há também algumas técnicas de memorização que você pode usar para melhorar sua memória para a próxima prova.

15 técnicas de memorização para concurso e provas

Experimente estas dicas de como memorizar o estudo para concurso e demais provas que irão ajudá-lo a exercitar sua mente e melhorar a recordação.

1. Caminhe antes de um exame

Essa talvez seja uma das técnicas de memorização mais surpreendentes. Está provado que o exercício pode aumentar a memória e o poder do cérebro.

Uma pesquisa conduzida pelo Dr. Chuck Hillman, da Universidade de Illinois, fornece evidências de que cerca de 20 minutos de exercício antes de um exame podem melhorar o desempenho.

caminhar-antes-prova-pesquisa

Comparativo do cérebro de 20 estudantes fazendo o mesmo teste: depois de se sentar em silêncio (esquerda), depois de 20 minutos de caminhada (direita).

2. Fale alto em vez de simplesmente ler

Embora isso possa fazer você parecer um pouco louco, dê uma chance! Você ficará surpreso com o quanto mais vai se lembrar quando começar a estudar em voz alta. Aviso: não faça isso em uma biblioteca lotada! rs

3. Recompense-se com um pequeno prêmio

O método de recompensas é muito utilizado como uma das técnicas de memorização e produtividade. Há muitas maneiras de integrar um sistema de recompensas aos seus hábitos, e, assim, aprender como memorizar o estudo para concurso com mais eficiência.

Uma maneira simples de se motivar a estudar é estipular uma recompensa após ler o conteúdo do dia, como fazer uma pausa para um lanche ou a cada sessão de leitura você ganha uma das suas balas preferidas.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCar, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkeley e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui.

4. Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de testar se você realmente entendeu alguma coisa é tentar ensiná-la a outra pessoa.

Tem algum amigo que vai prestar o mesmo concurso? Combinem um dia para estudar matérias que ambos sabem bem e podem ensinar um ao outro.

Não conseguiu ninguém para te ouvir? Faça sozinho mesmo em seu quarto, para praticar e verbalizar o que você sabe.

5. Crie associações mentais

A capacidade de fazer conexões não é apenas uma maneira mais fácil de memorizar o estudo para concurso, mas é o combustível da criatividade e da inteligência.

Steve Jobs sabiamente disse: “A criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque elas realmente não fizeram isso, simplesmente viram algo”.

Os mapas mentais são uma maneira fácil de conectar ideias, criando uma visão geral de diferentes conexões. Essa conexão é uma das técnicas de memorização capazes de armazenar a informação por muito mais tempo.

como-criar-mapas-mentais

6. Desenhe diagramas

Utilizar mais de um sentido durante o estudo é uma das melhores técnicas de memorização. Desenhar diagramas, por exemplo, ajudará você a visualizar informações que seriam difíceis de descrever. Isso cria uma memória visual em sua mente, que pode ser lembrada durante um exame.

7. Times New Roman é a fonte mais rápida para ler

Simplificando – há uma razão pela qual o Times New Roman é a fonte padrão na maioria dos aplicativos! Ela é fácil de ler e você vai memorizar o estudo para concurso muito melhor se seus resumos forem feitos com ela.

8. Faça pausas regulares nos estudos

Quando seu cérebro está ativo, você precisa fazer pausas regulares no estudo para ajudá-lo a absorver mais informações. E também para mantê-lo motivado e focado enquanto estiver trabalhando.

Faça uma pequena pausa após 45 a 50 minutos de estudo, pois seu foco e concentração ficarão prejudicados após esse período. Qualquer coisa nova após 1 hora e 30 minutos não será tão bem assimilada.

Saiba mais: Quantas horas estudar por dia? Veja dicas para aumentar o desempenho!

9. Estude em um grupo

Estudar em grupo pode ajudar você a memorizar o estudo para concurso e a coletar novos insights para aprimorar sua experiência de aprendizado.

Encontrar com pessoas que têm o mesmo objetivo ajuda a compartilhar recursos, discutir ideias e aumentar seu poder de interação. Além de sair um pouco do seu habitat diário de estudo.

10. Visualize a informação

O método de Loci também está entre as melhores técnicas de estudo e memorização. A ideia é que você visualize uma casa, associando os cômodos com informações.

Novas informações entram em uma nova sala. Abra uma gaveta para encontrar uma fórmula matemática. Abra um armário para encontrar os nomes de leis tributárias.

11. Use acrônimos e mnemônica

Essa é uma das técnicas de memorização muito utilizada em cursinhos. A ideia é criar padrões e palavras com a informação que você precisa lembrar. Associar a primeira letra de cada item a uma palavra, frase ou rima pode facilitar a recuperação da informação.

Esses truques são especialmente úteis para ajudar a memorizar o estudo para concurso.

12. Utilize a técnica da corrente

Crie uma história ou frase em torno de uma informação para poder ser lembrada mais facilmente. Que tal lembrar da ordem dos planetas contando uma história sobre eles indo a um piquenique? A história pode ser boba e divertida, mas ela é uma técnica para memorizar muito eficiente.

13. Aprenda fazendo

Essa é uma das técnicas de estudo e memorização que não podia ficar de fora: aprenda informações agindo. Usar gestos com as mãos e outros movimentos pode ajudá-lo a lembrar melhor as informações com a memória muscular. Se você não pode se movimentar quando estuda, use sua imaginação para criar o movimento em sua mente.

14. Crie um ciclo de estudo

Uma das grandes vantagens do ciclo de estudo é rever todas as matérias com a frequência correta. A rotina de estudos aumenta muito a taxa de memorização de todo o conteúdo.

Reveja o material que você aprendeu alguns dias depois da sessão de estudo. Faça uma anotação mental de qualquer coisa que você tenha esquecido e revise essas áreas novamente.

O ciclo é uma maneira não apenas de memorizar o estudo para concurso, mas também de aprender tudo que você precisa sem se sobrecarregar.

Leia também: 10 passos para montar um cronograma de estudos para concurso.

15. Estude em diferentes locais

Sua memória pode ser acionada por diferentes sugestões em seu ambiente. Se você está tendo dificuldade em lembrar o material que está estudando, tente mudar para um novo local para ajudar a informação a se destacar em sua mente.

Estímulos externos são sempre ótimas técnicas para memorizar.

Aprender não envolve apenas memorizar

Lembre-se de que é importante usar essas técnicas de memorização do estudo para concurso complementando com outros bons hábitos de estudo, como gerenciamento de tempo e organização adequados.

Isso ajudará a garantir que você não esteja simplesmente memorizando o material, mas trabalhando para um entendimento mais profundo do assunto.

E por último, mas não menos importante, o aplicativo estudaqui será o seu grande aliado na batalha para memorizar melhor o seu estudo.

Baixe o aplicativo de estudos do EstudAqui e tenha um plano de estudo eficiente e personalizado para saber como, quando e o que estudar.

O app ordena as disciplinas das provas para as quais você precisa estudar, conforme as prioridades que você tem, e também segundo as suas dificuldades pessoais em cada matéria.

A nossa didática é pautada em 4 pilares indispensáveis para aumentar a eficiência do seu aprendizado, potencializar as técnicas de memorização e tornar o seu estudo muito mais produtivo.

Nossos pilares são:

  • Plano de estudo personalizado: considera dificuldades pessoais, pesos e pontos de cada matéria, e alterna raciocínio e memorização (treinando o cérebro).
  • Controle de estudos e estatísticas: controla tempos e detalhes de cada estudo, tempo desperdiçado com pausas, e eficiência por disciplina, período e dia da semana.
  • Motivação diária para bater metas: gatilhos de recompensas, gráficos fáceis de cumprimento de metas, e dicas e lembretes para evoluir seu estudo.
  • Gestão de revisão e lembretes: permite escolher os tempos corretos de revisão, agendar revisões ao fim de cada estudo, e ter lembretes diários das revisões programadas.

Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves