Blog
como-fazer-uma-rotina-estudos-concursos

Conheça 5 bons hábitos de rotina de estudo para concurso

Você sonha em ingressar no serviço público, mas não consegue montar uma boa rotina de estudo para concurso? Saiba que você não está sozinho nessa e que esse problema é uma realidade para a grande maioria dos estudantes.

Afinal, os primeiros passos são sempre os mais complicados de serem implementados, pois implicam em uma mudança de rotina e muita resiliência por parte do candidato para que ele desenvolva hábitos saudáveis e coordenados rumo à aprovação.

Entretanto, existem algumas iniciativas que ajudarão você a reter melhor as matérias, gerenciar seu tempo e até mesmo ajudá-lo a melhorar o foco para conquistar o resultado esperado, não importando qual seja seu objetivo (área fiscal, policial, jurídica, etc.).

Nesse artigo, selecionamos cinco hábitos que você pode usar para melhorar o aprendizado, fazer uma rotina de estudo para concurso e, assim, alcançar seus objetivos. Vem com a gente

Passo a passo: como fazer uma rotina de estudo para concurso

1) Conheça o seu estilo de aprendizado

É importante saber que existem muitos estilos diferentes de aprendizado e cada pessoa vai reter melhor as informações de maneiras diferentes. Entre as diferentes variedades, existem os seguintes exemplos de estudantes:

  • visuais aprendem melhor quando são usadas imagens, vídeos, infográficos e outros recursos imagéticos;
  • auditivos encontram seu potencial com música, sons e outros instrumentos pedagógicos auditivos;
  • cinestésicos, por sua vez, preferem um estilo mais físico de aprendizado através do uso do corpo, sensação de toque e mãos;
  • lógicos gostam de usar raciocínio, lógica e sistemas intuitivos;
  • verbais preferem usar palavras escritas ou faladas;
  • sociais gostam de aprender com outras pessoas ou em grupos;
  • solitários são capazes de aprender melhor sozinhos.

Depois de descobrir qual estilo funciona melhor para você, ficará mais fácil determinar como, onde e quando estudar para adaptar assim seu cotidiano de aprendizado às suas necessidades e particularidades..

Outra dica para fazer uma boa rotina de estudo para concurso é definir previamente as ferramentas de suporte que você vai utilizar, como por exemplo:  

  • aplicativos de estudos que potencializam seus esforços; 
  • técnicas de controle do tempo; 
  • e reparar durante o estudo quais coisas tendem a te distrair para evitar que se manifestem.

2) Crie e anote objetivos realistas

Depois de conhecer seu estilo de aprendizado, faça uma autoavaliação dos seus hábitos atuais.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas que o ajudarão a fazer uma rotina de estudos para concursos com hábitos de sucesso e metas realistas.

  • Quando você costuma estudar e por quanto tempo?
  • Você acha que é eficaz?
  • Você está feliz com seu desempenho?
  • Em quais assuntos você precisa se concentrar ou está tendo dificuldades?
  • Quais notas você precisa alcançar para passar?
  • Quais são seus compromissos e prioridades pessoais?

Assim, depois de responder e refletir sobre essas perguntas, você poderá ver em quais áreas precisa se concentrar um pouco mais. Dessa forma, o estudante não cai na armadilha de se sentir desmotivado ao não conseguir pôr em prática estratégias inalcançáveis.

Portanto, lembre-se sempre de estipular seu cronograma de estudos de forma organizada e pautada em micropassos, em que você vai superando um desafio de cada vez. Assim, você garante a organização necessária e a motivação decorrente do batimento de metas de forma contínua.

Por fim, outros fatores importantes precisam ser assinalados: se você estiver com pouco tempo de estudo e estiver mais focado em seus compromissos pessoais, talvez precise desistir de algumas atividades sociais e dedicar mais tempo para se concentrar mais. 

São pequenos sacrifícios que precisamos gerir no nosso dia a dia para conquistarmos os objetivos esperados.

3) Organize sua rotina diária com o ciclo de estudos

Se amontoar todo o seu tempo de estudo em alguns dias não está funcionando para você, então é hora de tentar algo novo (e menos estressante). 

Lembre-se de que a consistência é fundamental e, uma vez que você começa a adotar bons hábitos de estudo, eles se tornarão parte da rotina e você será capaz de mantê-los de forma mais disciplinada.

Dessa forma, o ciclo de estudo é um dos métodos mais recomendados e com evidência de eficiência disponíveis. 

Com essa estratégia, será possível estudar várias disciplinas por dia, evitando saturar o cérebro com temas repetitivos ou o esquecimento de pontos importantes de outra matéria. Além disso, o método é propício para elaborar um sistema de revisão organizado para que os conteúdos não sejam esquecidos.

  • Entenda melhor como funciona o ciclo de estudo por esse vídeo preparado pela Estudaqui:

Certifique-se de criar flexibilidade em sua programação. Nesse contexto, o app Estudaqui pode te ajudar a montar um bom sistema de aprendizado e te orientar no caminho rumo à aprovação.

4) Pequenas práticas para entrar com tudo na rotina do concurseiro

Tente começar assistindo vídeo-aulas ou outro tipo de conteúdo didático relacionado a matéria definida. Depois disso, faça mais 1-3 horas de estudo (com pausas) para refletir e rever as notas sobre o conteúdo.

Dessa forma, você está usando seus estilos de aprendizagem auditivo e visual, bem como a repetição, o que o ajudará a fixar a matéria com mais clareza.

Outra boa prática: comece com os tópicos e assuntos difíceis em primeiro lugar. Aproveite a motivação e energia das primeiras horas de estudo para superar os maiores desafios, assim, seu desempenho tende a se tornar mais eficiente.

Agende, por exemplo, sessões de estudo em 2 blocos de 30 minutos a 1 hora e faça intervalos curtos de 5 a 10 minutos. Quando você faz pausas, permite que sua mente descanse, revitalize e esteja pronta para aprender mais.

O descanso, no fim das contas, também é fundamental para a preservação da saúde mental, pois previne estresses e cargas horárias excessivas. Portanto, veja os sinais do seu corpo e conheça seus limites.

Organize seu material com cores e marcadores

Uma maneira simples de priorizar suas tarefas é organizar suas anotações de estudo usando cores ou marcadores. Quer você use um caderno online ou um fichário, desenvolver seu próprio sistema de codificação de cores ajudará você a se organizar.

como se organizar para estudar

A foto ilustra como as cores podem ajudar a organizar o seu processo de aprendizado. Foto: Shutterstock.

5) Estabeleça um bom local de estudo

Estabeleça um local de estudo adequado e que valorize sua performance. Algumas pessoas gostam de lugares tranquilos, outras precisam de um pouco de ruído de fundo. Afinal, qual você prefere?

Fuja do incômodo e procure boa iluminação

Se houver muito movimento e barulho incômodo em sua casa, talvez seja hora de pensar em ir à biblioteca ou a um café ou quem sabe, simplesmente, usar fones de ouvido.

Atente-se também para ter uma iluminação adequada para não exigir demais da sua visão. Dessa forma, escolha uma local que não cause fadiga ocular para assim você possa manter sua sessão de estudo efetiva a qualquer hora do dia.

Estabeleça regras

Outro detalhe importante é não ter medo de estabelecer regras quando estiver no seu local de estudo. Deixe que as pessoas que moram com você saibam que, quando sua porta está fechada, isso significa que você não quer ser incomodado.

Tente também não responder a telefonemas ou mensagens, pois isso vai quebrar sua concentração e você terá prejuízos em seu desempenho.

Certifique-se de ter os itens necessários sempre à mão para que se aproveite o tempo e espaço da melhor maneira possível. Dessa forma, você precisará de uma mesa grande o suficiente para espalhar seus livros, laptop, papel e suprimentos.

Enquanto você estabelece regras para os outros, você também precisa estabelecer regras para si mesmo. Portanto, livre-se de todas as distrações.

Tenha mais de um lugar à disposição

É melhor encontrar não apenas um lugar para estudar, mas pelo menos 2 ou 3. Dessa forma, você terá um plano B caso sua área de estudo principal não possa ser usada. Sem contar que uma mudança de ambiente melhora a concentração e a criatividade. 

Portanto, não escolha um lugar onde você se sentirá tentado a assistir TV ou fazer check-in com seu smartphone. Também evite estudar em uma área de alto tráfego de pessoas.

Escolha estudar o máximo possível offline. Pois há muitas distrações que estão a apenas um clique de distância. Se você precisar verificar algo, anote e veja após o término da sua sessão de estudos.

Como a tecnologia pode me ajudar a ter uma rotina de estudo para concurso?

E uma ajudinha da tecnologia pode ajudar a fazer uma rotina de estudo para concurso mais dinâmica e objetiva. Você pode, por exemplo, baixar o aplicativo do Estudaqui para ter acesso a um plano de estudo eficiente e personalizado que te oriente como, quando e o que estudar.

O app ordena as disciplinas das provas para as quais você precisa estudar de acordo com as prioridades que você tem e de acordo com as suas dificuldades pessoais em cada matéria.

O Estudaqui também permite: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;

tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.

Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves