Quanto tempo para passar em concurso público - 4 variáveis que afetam o cronograma

Quanto tempo para passar em concurso público: 4 variáveis que afetam o cronograma

Se tem uma dúvida famosa no mundo dos concursos é: “quanto tempo para passar em concurso público?”. Afinal de contas, o que todo mundo deseja é ser aprovado logo e ter a carreira – e a estabilidade – que sempre sonhou.

Não queremos jogar um balde de água fria na sua cabeça, mas podemos afirmar que ser aprovado em um concurso público é, na maioria das vezes, um projeto de médio a longo prazo.

Isso porque a resposta para “quanto tempo para passar em concurso público” irá depender de diferentes parâmetros, como:

  • o nível inicial de preparação;
  • a dificuldade do concurso;
  • a facilidade de aprendizagem do candidato;
  • a disponibilidade de tempo para estudo;
  • a data do concurso;
  • o estabelecimento ou não de metas de estudo para concursos realistas.

Além disso, mesmo com todos esses pontos em dia, há outros aspectos que podem, ainda, retardar sua preparação:

Dessa forma, escolher estudar para concursos públicos é uma decisão que deve ser tomada de cabeça fria e com a consciência de que é um projeto complexo.

Pensando nisso, preparei este artigo para discutir quanto tempo demora para passar em concurso público. Continue a leitura!

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Quanto tempo para passar em concurso público? Dicas para se preparar melhor (e mais rápido)

Se você realmente quer saber quanto tempo demora para passar em concurso público é porque está com alguma pressa, ou porque esse tempo pode ser determinante para você começar a se organizar para estudar para concurso. Então, vamos direto às dicas e previsões!

1. Pare de perguntar quanto tempo leva para passar em concurso público

Eu posso afirmar, com toda certeza, que, depois de “qual é o seu nome?”, a pergunta que mais ouvi foi “quanto tempo demora para passar em concurso público?” ou então “quantas horas preciso estudar por dia para passar?”.

Assim sendo, se você está ansioso pela aprovação antes mesmo de começar a estudar, o meu conselho é: não pense que ela virá a curto prazo.

Para concursos públicos, não existe um período de tempo exato para ser aprovado. Então não faça mais essa pergunta que, aos meus olhos e de muitos concursados, soa como uma postura preguiçosa.

No entanto, é claro que seu sonho será alcançado mais facilmente se você estudar da forma correta.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

2. Quais são as variáveis que podem influenciar no tempo até a aprovação?

Aliada à pergunta de quanto tempo para passar em concurso público, está a questão sobre quantas horas de estudo são necessárias por dia.

Entenda que o sua rotina de estudo é influenciada por diferentes aspectos, logo, é necessário avaliar se:

É claro que quanto mais horas você estuda, há uma tendência a ser aprovado mais rapidamente. Mas isso não é garantia.

Você precisa, acima de tudo, ter um plano de estudo para concurso público, que seja otimizado, organizado e qualificado.

Assim sendo, regra geral, para ser aprovado em um concurso muito concorrido é necessário, pelo menos, manter 30 horas semanais de estudo.

Contudo, as horas devem ser qualificadas, ou seja, com materiais bons e direcionados para concursos, com estudo otimizado em ciclos e com metas e mais.

Não sabe o que é estudo em ciclos? Acesse o artigo; Ciclos de estudos para concursos públicos: entenda o conceito e descubra como a metodologia pode aumentar sua produtividade nos estudos.

3. Não consigo estudar 30h/semana. E agora?

Muita gente me pergunta se dá para estudar para concurso e trabalhar?

Se você pretende prestar concursos muito concorridos da área Fiscal, de Controle, Policial, Jurídica e mais, é necessário ter muita dedicação.

Mas, se por fatores financeiros, familiares e outros, você não consegue ter toda essa dedicação agora, já pensou em fazer um concurso escada?

Concurso escada é o nome dado a um concurso intermediário, menos concorrido, a ser feito antes daquele que você realmente deseja ser aprovado.

Esse tipo de concurso pode ter uma jornada de trabalho reduzida, de 6 ou 7 horas diárias, o que possibilita o candidato ter mais tempo de estudo.

Além disso, gera uma renda que vai custear livros, cursos e despesas pessoais enquanto você estiver estudando.

Isso ajuda a diminuir a pressão familiar pelos resultados, é possível ter tranquilidade para estudar enquanto as contas são pagas sem nenhum sufoco e, é claro, você tem verba disponível para investir em bons materiais.

Dessa forma, se você tem menos horas de estudo disponíveis semanalmente, o concurso escada pode ser a solução para te oferecer mais horas e tranquilidade para que você possa perseguir seu sonho grande.

Se o concurso não aparecer, naturalmente o tempo de estudo será maior.

Vale lembrar também que não é incomum ver casos de pessoas que levaram três, quatro anos para serem aprovadas em um concurso.

Mas, muitas vezes, não significa que a pessoa foi reprovada durante todo esse tempo. Às vezes, a prova tão sonhada por ela demorou mais tempo a ter edital lançado e ser realizada.

Para se ter uma ideia, concursos para Auditor-Fiscal da Receita Federal não ocorrem desde 2014. Para Analista-Tributário, desde 2012.

Assim sendo, é necessário relativizar; quando falamos sobre quanto tempo para passar em concurso público, tratamos de quanto tempo é necessário para ficar bem preparado para encarar uma prova.

Lembre que concursos não são como provas de autoescola, do Detran, que tem prova toda semana. Além de garantir a sua preparação, ele precisa ser aprovado, ter vagas, ter banca definida e edital lançado.

4. A sua base poderá influenciar o seu tempo de aprovação

Se você tem o histórico de estudar bastante, provavelmente levará menos tempo para ser aprovado.

Esse é o caso de pessoas que estudaram Engenharias, Medicina, Odontologia, cursos de Exatas e outras carreiras muito complexas, sobretudo em universidades públicas.

Essas pessoas, na maioria das vezes, estão acostumadas a manter um elevado ritmo de estudos desde o pré-vestibular e mantiveram essa postura durante a graduação.

Além disso, ter uma base bem consolidada em disciplinas como Português para concursos e Exatas, costuma ser um diferencial para qualquer área de estudo para concursos.

Assim sendo, se você tem uma base de formação e/ou de ritmo de estudos, já tem disciplina o suficiente para encarar uma preparação para concursos públicos.

Além disso, é importante ressaltar que de nada adianta enfrentar uma disciplina complexa se você não tem base.

Como assim, Alexandre? Simples! Não vá tentar estudar Matemática Financeira, por exemplo, se você tem muitas dúvidas ou se lembra pouco de Matemática Básica.

É importante ressaltar que, no entanto, você não deve desistir de prestar concursos caso não tenha uma formação na área.

Por exemplo, para ser aprovado em um concurso na área fiscal você não precisa, obrigatoriamente, ser formado em Administração, Economia ou Contabilidade.

Se você tem um diploma de ensino superior, isso basta para você começar a buscar sua aprovação.

Dessa forma, se você estudou pouco durante a faculdade ou não teve contato com as disciplinas, é só correr em busca do aprendizado. Isso, obviamente, poderá te render mais alguns meses de estudo.

Em suma, não há resposta certa para quanto tempo para passar em concurso público.

O sucesso é a combinação de disciplina, disponibilidade de tempo, base e empenho. Só depende da sua obstinação!

Para finalizar, deixo aqui uma última dica importante: saiba que você não precisa, e não deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.