Qual a idade máxima para entrar na polícia federal

Qual a idade máxima para entrar na polícia federal?

Entrar na polícia federal é um sonho para muitas pessoas. Porém, muitos acabam desistindo desse sonho por se acharem velhos demais para realizá-lo. Mas qual a idade máxima para entrar na polícia federal?

No texto de hoje, vamos falar dos requisitos básicos para ser um policial federal, do perfil ideal para quem quer seguir essa carreira e de como é possível, para alguém com mais experiência, se organizar e estudar para passar no concurso. Confira!

Para facilitar sua vida, colocaremos primeiro uma listagem dos requisitos para ser um policial federal, e depois colocaremos os detalhes de cada um no restante do artigo.

Requisitos para ser um policial federal:

  • Cumprir as regras do edital;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Ter um diploma de ensino superior;
  • Ter uma carteira de habilitação;
  • Cumprir os requisitos de idade.

Agora sim, vamos te mostar os detalhes de cada requisito. Siga lendo :).

Detalhes dos requisitos para ser um policial federal

Se você deseja saber como ser policial federal, é importante entender alguns requisitos que todos os concurseiros devem seguir se querem ter uma chance nessa carreira

Além de se preparar para a prova escrita e para o teste físico para policial federal, outros elementos são importantes para você realmente tomar posse de seu cargo.

Todos os requisitos estão explicados nos editais de concurso e não podem ser ignorados. Esses requisitos são:

Cumprir as regras do edital

Na teoria, qualquer um que tenha o que é necessário para fazer um concurso público – RG, CPF, comprovante de residência e de pagamento da taxa de inscrição – pode fazer o concurso da polícia federal.

No entanto, mesmo passando no concurso, você não pode tomar posse no cargo se não cumprir as regras do edital.

Pode parecer um requisito óbvio demais para mencionar, mas são muitos os candidatos que passam em concursos e não assumem o cargo porque não tem a experiência ou escolaridade necessária, e ficam sem entender ou acham a medida injusta.

Está tudo no edital. Você só precisa ler e cumprir. Não tente encontrar brechas que o favoreçam.

Isso não quer dizer que você deve esperar o edital ser publicado para estudar. Analise editais passados enquanto o atual não é divulgado. Você tem acesso a algumas dicas no artigo:Como estudar sem edital publicado em 3 passos simples”. 

Atenção: Quando o edital oficial sair, dedique um tempo para ler cada detalhe presente.

Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa

Quem quer ser policial federal deve ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Nesse segundo caso, é necessário estar amparado pelo estatuto de igualdade (reciprocidade ou equiparação) entre portugueses e brasileiros para poder tomar posse do cargo.

Ter um diploma de ensino superior

Para o concurso da polícia federal é necessário ter um diploma de conclusão de nível superior devidamente registrado e fornecido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive os cursos de tecnólogo.

Não importa qual é a área em que você se graduou – o mais importante é ter o diploma!

Ter uma carteira de habilitação

Policiais federais precisam ter uma carteira nacional de habilitação na categoria B – ou seja, terem permissão para dirigir carros e outros veículos de quatro rodas com peso de até 3 toneladas e meia.

Cumprir os requisitos de idade

Os candidatos do concurso da polícia federal devem ter pelo menos 18 anos na data da matrícula do curso de formação profissional.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Qual a idade máxima para entrar na polícia federal?

Teoricamente, não existe uma idade máxima. O que deve ser respeitado, nesse caso, é a Lei Complementar n◦ 51/85, que determina que o policial será aposentado compulsoriamente aos 65 anos. Ou seja, antes dessa idade, você pode fazer o concurso para a polícia federal sem problemas. Talvez esta idade seja um pouco alterada na Reforma da Previdência.

Além desses requisitos, o candidato também deve demonstrar aptidão física e mental, estar em dia com as obrigações eleitorais e não ser eliminado na investigação social – afinal, você vai trabalhar para a polícia.

Qual é o perfil ideal de um policial federal?

Qual a idade máxima para entrar na polícia federal 1

Qual a idade máxima para entrar na polícia federal e qual o perfil ideal do profissional são umas das perguntas mais frequentes feitas por quem quer exercer esse trabalho.

Uma das maiores preocupações de quem pergunta qual a idade máxima para entrar na polícia federal é que esse seja um trabalho só para jovens profissionais, que têm todo o vigor físico que ações mais complicadas exigem. Mas não é apenas de um bom físico que o policial federal precisa.

Vamos deixar claro que não estamos falando de habilidades. Como dissemos nos requisitos, você pode ser formado em qualquer curso de nível superior para ser policial federal, e isso não vai influenciar muito na sua aprovação no concurso. O que estamos buscando aqui é um perfil do policial federal.

A primeira característica necessária para ser um bom policial federal é ser alguém versátil. Essa não é uma carreira em que sempre se trabalha das 8 às 18h, assim, para quem gosta de uma rotina bem estabelecida, pode ser difícil.

Em segundo lugar, é preciso ter um bom pensamento lógico e não se deixar levar pelo emocional enquanto estiver no exercício de suas funções. Afinal, muitas vezes será necessário encarar situações difíceis de uma maneira mais fria e distante.

Características como sagacidade, paciência e curiosidade também podem ajudar nas tarefas do dia a dia. Além disso, ter espírito de equipe e estar pronto para trabalhar com outros policiais vai facilitar sua rotina profissional.

Como é possível perceber, nenhuma dessas características está intrinsecamente ligada à idade do candidato. Por isso, se você tem mais de 18 anos, não precisa se preocupar com essa questão.

A experiência pode ajudar?

Nos requisitos, não existe qualquer tipo de experiência necessária para se tornar um policial federal. Porém, apesar de isso não ser necessário na aprovação do concurso, não quer dizer que ter certa experiência não seja benéfico para quem quer ser um membro da polícia.

Você, que se pergunta qual a idade máxima para entrar na polícia federal, talvez já tenha uma boa experiência profissional na sua área de atuação. Talvez toda sua experiência esteja mais no âmbito pessoal do que em sua carreira.

Não importa: ser mais experiente pode sim trazer benefícios no dia a dia profissional.

Isso porque pessoas mais experientes agem menos por impulso, pensando melhor antes de tomar decisões – algo que pode fazer toda a diferença quando se trata do trabalho policial.

Além disso, quem tem mais experiência também costuma ser mais empático e pensar em um quadro geral, em vez de pensar apenas em sua equipe ou em suas tarefas.

Um ambiente de trabalho diversificado, com pessoas de várias faixas etárias, só tem a ganhar. Por isso, sua idade pode ser uma vantagem no cargo de policial federal.

Como se preparar para o concurso?

Pessoas mais velhas também temem se inscrever no concurso da polícia federal por não saberem se conseguirão estudar o suficiente. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a criar um plano de estudo para concurso público, ampliar seu tempo de dedicação  e a caminhar rumo à aprovação:

  • Separe todos os momentos livres que você tem na semana, desde a hora do almoço na empresa até os momentos no transporte público, e defina quando você pode estudar;
  • Encontre materiais que combinem com seu estilo de aprendizagem: vídeos, livros, podcasts, listas de exercícios, tudo pode ajudar;
  • Fique atento ao edital, já que suas regras podem mudar toda vez que houver um novo concurso;
  • Deixe as distrações de lado durante os estudos. Se você não parar o tempo todo para ver o celular ou conferir seus e-mails, vai conseguir se concentrar melhor e, assim, será mais produtivo;
  • Peça a colaboração de todos os membros da sua família, especialmente se você mora com um cônjuge ou se tem filhos;
  • Não se esqueça de se divertir, encontrar os amigos, passar um tempo com a família e cuidar da sua saúde. Isso vai ajudá-lo a se manter saudável, motivado e sem estresse até o dia da prova.

Leia também: Como lidar com as pessoas que sabotam os nossos estudos?

Estudar para um concurso público nunca é fácil, mas é ainda mais complicado para quem precisa dividir seu tempo com diversas responsabilidades. Organize-se, faça um bom plano de estudos e se mantenha motivado para ir bem na prova.

Agora que você já sabe qual a idade máxima para entrar na polícia federal, faça a prova! Mesmo que você já seja uma pessoa mais experiente, com mais idade, ainda vale muito a pena. Pessoas de todas as idades podem ser profissionais competentes que vão fazer muito pela segurança do país.

O caminho da aprovação é repleto de grandes desafios, mas você pode deixá-los muito mais fáceis se você estuda da maneira correta.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves