Quais matérias estudar por onde começar Capa

Quais matérias estudar para concurso público: por onde começar e como avançar nos estudos

Estudar para concurso requer organização e uma certa inteligência ao dividir o conteúdo. Principalmente para quem está iniciando os estudos, surgem muitas dúvidas: quais matérias estudar para concurso público, por onde começar e quando devo estudar outras matérias?

Quais matérias estudar para concurso público? Por onde começar?

O melhor jeito de começar sua jornada como tudo na vida, é aprender como se organizar para estudar para concurso público.

Quanto à questão de quais matérias estudar para concurso público, devemos começar classificando cada disciplina de concurso público em três tipos:

  • básicas;
  • secundárias;
  • específicas.

As disciplinas básicas são as que geralmente valem mais pontos nos concursos e dificilmente não serão cobradas no próximo concurso.

Quase sempre são grandes, servem de base para outras e dominá-las leva tempo. Na área fiscal, por exemplo, são estas seis:

  • Contabilidade Geral;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico.

Por isso, se a sua dúvida é sobre quais matérias estudar para concurso público no primeiro momento, você encontrará a resposta entre as disciplinas básicas do concurso que você deseja prestar.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

O quanto devo estudar de uma disciplina de concurso

As disciplinas básicas devem ser estudadas profundamente, visando tirar a maior nota possível na prova. A maioria dos candidatos que realmente concorrerão farão o mesmo.

Claro que temos aquelas disciplinas que já estudamos muito e mesmo assim temos dificuldade. Para essas, tente fazer um curso com um outro professor, utilize outro livro teórico e faça centenas de questões de concursos públicos .

Estudar para concurso com atenção nas matérias básicas

As disciplinas básicas devem ser estudadas desde o período pré-edital.

Leia também: Como estudar sem edital publicado em 3 passos simples

Quando este sair, você já terá que estar “voando” nelas, gastando tempo somente para revisar.

Quando tiver ganhado uma base razoável nas básicas, passe a inserir outras matérias em seu ciclo de estudos para concurso.

Quais matérias estudar para concurso público neste momento? As matérias secundárias são as matérias comuns a todos os concursos da sua área, mas que geralmente não são tão grandes ou complicadas como as básicas.

As secundárias quase nunca são cobradas com a mesma profundidade que as básicas, mas há concursos que eliminam muito nessas disciplinas. No nosso exemplo da área fiscal, são Economia e Exatas, principalmente.

Os candidatos aprovados geralmente não tiram notas tão altas nas secundárias. Na média, tiram notas boas, mas não muito altas. Porém, é mais comum encontrar candidatos eliminados nelas do que nas básicas, quando existe a obrigação de tirar mínimos por disciplina.

Qual a hora de estudar outras matérias

Se o concurso ainda estiver longe e você já estiver naquela fase em que passa mais tempo fazendo a revisão para concurso com exercícios , comece a acrescentar as matérias secundárias e específicas aos poucos. Mas se o edital estiver em cima, aí não tem jeito. Estude o máximo de disciplinas que você puder.

Estudadas as secundárias razoavelmente, é hora de passar para as específicas.

Essas são aquelas que servem somente para um ou poucos concursos da sua área. Como exemplo, podemos pegar Direito Previdenciário e Comércio Internacional para concursos da Receita Federal .

Esperamos que as dicas acima, sobre quais matérias estudar para concurso público, tenham ajudado você a começar a organizar seu plano de estudo para concurso. Mas você pode contar com a tecnologia pra te ajudar, e muito!

Agora que você já sabe quais matérias estudar para concurso público, saiba que você não precisa tentar planejar nem acompanhar o seu estudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.