Quais matérias estudar para concurso público: por onde começar e como avançar nos estudos
Estudar para concurso requer organização e uma certa inteligência ao dividir o conteúdo. Principalmente para quem está iniciando os estudos, surgem muitas dúvidas: quais matérias estudar para concurso público, por onde começar e quando devo estudar outras matérias?
Quais matérias estudar para concurso público? Por onde começar?
O melhor jeito de começar sua jornada como tudo na vida, é aprender como se organizar para estudar para concurso público.
Quanto à questão de quais matérias estudar para concurso público, devemos começar classificando cada disciplina de concurso público em três tipos:
- básicas;
- secundárias;
- específicas.
As disciplinas básicas são as que geralmente valem mais pontos nos concursos e dificilmente não serão cobradas no próximo concurso.
Quase sempre são grandes, servem de base para outras e dominá-las leva tempo. Na área fiscal, por exemplo, são estas seis:
- Contabilidade Geral;
- Direito Tributário;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico.
Por isso, se a sua dúvida é sobre quais matérias estudar para concurso público no primeiro momento, você encontrará a resposta entre as disciplinas básicas do concurso que você deseja prestar.
Você sabia?
Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.
Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).
O quanto devo estudar de uma disciplina de concurso
As disciplinas básicas devem ser estudadas profundamente, visando tirar a maior nota possível na prova. A maioria dos candidatos que realmente concorrerão farão o mesmo.
Claro que temos aquelas disciplinas que já estudamos muito e mesmo assim temos dificuldade. Para essas, tente fazer um curso com um outro professor, utilize outro livro teórico e faça centenas de questões de concursos públicos .
Estudar para concurso com atenção nas matérias básicas
As disciplinas básicas devem ser estudadas desde o período pré-edital.
Leia também: Como estudar sem edital publicado em 3 passos simples
Quando este sair, você já terá que estar “voando” nelas, gastando tempo somente para revisar.
Quando tiver ganhado uma base razoável nas básicas, passe a inserir outras matérias em seu ciclo de estudos para concurso.
Quais matérias estudar para concurso público neste momento? As matérias secundárias são as matérias comuns a todos os concursos da sua área, mas que geralmente não são tão grandes ou complicadas como as básicas.
As secundárias quase nunca são cobradas com a mesma profundidade que as básicas, mas há concursos que eliminam muito nessas disciplinas. No nosso exemplo da área fiscal, são Economia e Exatas, principalmente.
Os candidatos aprovados geralmente não tiram notas tão altas nas secundárias. Na média, tiram notas boas, mas não muito altas. Porém, é mais comum encontrar candidatos eliminados nelas do que nas básicas, quando existe a obrigação de tirar mínimos por disciplina.
Qual a hora de estudar outras matérias
Se o concurso ainda estiver longe e você já estiver naquela fase em que passa mais tempo fazendo a revisão para concurso com exercícios , comece a acrescentar as matérias secundárias e específicas aos poucos. Mas se o edital estiver em cima, aí não tem jeito. Estude o máximo de disciplinas que você puder.
Estudadas as secundárias razoavelmente, é hora de passar para as específicas.
Essas são aquelas que servem somente para um ou poucos concursos da sua área. Como exemplo, podemos pegar Direito Previdenciário e Comércio Internacional para concursos da Receita Federal .
Esperamos que as dicas acima, sobre quais matérias estudar para concurso público, tenham ajudado você a começar a organizar seu plano de estudo para concurso. Mas você pode contar com a tecnologia pra te ajudar, e muito!
Agora que você já sabe quais matérias estudar para concurso público, saiba que você não precisa tentar planejar nem acompanhar o seu estudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.
Você só precisa fazer um cadastro, escolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.
Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente:
- controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
- acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
- ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
- rever o histórico de tudo o que foi estudado;
- tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!
Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.
Um abraço, e bons estudos.