Estudar para concursos públicos vale a pena

Estudar para concursos públicos vale a pena? DESCUBRA!

Estudar para concursos públicos vale a pena? Essa é uma pergunta com uma resposta agridoce. Por mais que você tenha consciência dos benefícios que uma carreira pública pode te proporcionar, parece “coisa de louco” a rotina de estudos. Por que fazer concursos públicos se, a cada dia, tudo parece tão difícil?

Afinal, você passa horas estudando e, por isso, acaba se distanciando de amigos, a convivência familiar sofre um baque e, além disso você pode, de quebra, desenvolver dores nas costas de tanto ficar sentado e outros problemas de saúde.

Diante de tantos desafios, é normal se perguntar por que estudar para concursos públicos ainda vale a pena.

Por mais que você entenda que a carreira pública é a opção mais estável em meio ao caos da economia brasileira, a motivação é um dos fatores essenciais para o alcance da sua aprovação.

Logo, hoje quero te auxiliar a refletir sobre a sua escolha pela carreira pública e estimular que você mostre a si mesmo por que estudar para concursos públicos vale a pena. Continue a leitura!

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Estudar para concursos públicos vale a pena?

1) Conheça seus medos e interesses

O desafio proposto consiste em listar quais são os seus maiores medos e seus principais interesses relacionados aos motivos que o levaram a estudar para concursos públicos.

Por que isso, Alex? Porque acredito que os nossos medos e nossos interesses são os fatores que mais nos motivam a alcançar sonhos e promover mudanças em nossas vidas.

Dessa forma, pegue uma folha de papel em branco e divida em duas partes: uma, para escrever  “medos” e outra, para “interesses”.

Em seguida, em cada seção, escreva quais são seus maiores medos e quais seus grandes interesses que te levaram a acreditar que estudar para concursos públicos vale a pena.

Quanto aos medos, entre os mais recorrentes entre os concursandos, podemos citar:

  • medo de ficar desempregado de uma hora para outra;
  • medo de passar a vida trabalhando em subempregos;
  • medo de nunca ser remunerado suficientemente bem;
  • medo de deixar sua família passando por necessidades básicas por falta de dinheiro.

Por outro lado, entre os interesses, muitos deles são relacionados aos atrativos da carreira pública, como:

  • estabilidade;
  • boa remuneração;
  • jornadas de trabalho mais tranquilas e menos exaustivas.

Após listar os medos e interesses que respondem por que estudar para concursos públicos vale a pena para você, destaque os fatores primordiais.

Posteriormente, cole o esquema de papel em frente ao seu local de estudos. Dessa forma, ao início de cada ciclo de estudos, você verá seus principais gatilhos e, inconscientemente, sua motivação aumentará.

2) Ser servidor público não é abrir mão de alguns sonhos

Devido à constância e ao caráter vitalício de muitos concursos públicos, várias pessoas que têm uma vertente mais “inovadora” tendem a afirmar que ingressar na carreira pública é abrir mão de muitos sonhos.

No entanto, estudar para concursos públicos vale a pena porque não te impede de realizar outros projetos de cunho pessoal. Muito pelo contrário, eu diria até que te dá mais base para realizá-los.

Eu, por exemplo, além de trabalhar como Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, também empreendi por muito tempo. A Método de Estudo e a Liga da Aprovação foram empreendimentos importantes de mentoria para concursos, um ofício que sempre adorei exercer.

Porém, nos dias de hoje não é mais necessário perder suas preciosas horas de estudo com cursos sem fim, os tempos mudaram, e agora a tecnologia deve ser sem dúvida alguma a sua maior aliada. Por isso já faz algum tempo que eu vinha indicando o aplicativo Estudaqui para todos os meus alunos de mentoria.

Voltando aos sonhos, rs, eu sempre tive o sonho de viajar pelo mundo – desejo conquistado após a minha aprovação.

Para você ter uma ideia, quando eu estudava, o único destino no exterior que eu conhecia era o Paraguai!

Hoje, já contabilizo cerca de 26 países visitados ao redor do mundo. O meu pequeno Victor Meirelles já realizou, também, o sonho de visitar a Disney. Isso foi facilitado, também, pelo meu trabalho como servidor público.

São vários exemplos que posso citar nos quais foi possível conciliar sonhos e carreira pública. Tenho um colega que, além de fiscal, tornou-se, nas horas de lazer, piloto de carro.

Dessa forma, ao questionar-se por que estudar para concursos públicos vale a pena, jamais tome a falta de liberdade para realizar sonhos como um ponto negativo.

Em suma, ser servidor público é ter estabilidade e renda o suficiente para colocar em prática muitas das suas vontades.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

3) A motivação é a principal aliada da persistência

A motivação refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Dessa forma, para ter muito claro para você por que estudar para concursos públicos vale a pena é necessário, antes de tudo, estar motivado.

No entanto, como a própria definição do termo diz, motivação é um impulso interno que leva à ação, ou seja, para ser eficaz, ela deve vir de dentro de você.

É claro que existem alguns gatilhos para estimular altos índices motivacionais. Eu mesmo já indiquei uma série de livros instigantes e filmes motivacionais que são inspiradores e auxiliam a aumentar a motivação de quem estuda para concursos.

Não sou psicólogo, mas trabalhando há algum tempo com mentoria para concursos, posso afirmar que nada é mais motivador do que entender seus próprios anseios.

Como assim, Alex? Em meados de 2018, promovi o segundo encontro presencial com os alunos da Liga da Aprovação, ocasião na qual falamos muito sobre motivação.

Durante a reunião, propus para eles um pequeno desafio e, agora, também sugiro que você o faça, a fim de entender o que te motiva a estudar para concursos públicos e acreditar que vale a pena.

As poucas oportunidades me desanimam! E agora?

Esqueça essa ideia de que não há concursos públicos – você está se desmotivando por conta de uma inverdade.

De fato, diante do período de instabilidade econômica, as oportunidades são menores se comparadas a algumas décadas anteriores.

No entanto, há sempre uma boa oportunidade esperando por você. Assim sendo, pode não ter o concurso que você deseja, mas sempre há oportunidade similares, a nível federal, estadual e municipal.

Logo, pesquise, amplie seus horizontes – sem fugir da área desejada – e você verá que existem muitas oportunidades.

Portanto, estude, entenda seus anseios, desafios e, principalmente, inspire-se na sua família e nos seus interesses. Assim ficará mais fácil encontrar a resposta de por que estudar para concursos públicos vale a pena.

E para finalizar, deixo aqui uma última dica importante: saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.