por-onde-comecar-estudar-concurso

Por onde começar a estudar para concurso: dicas para organizar os primeiros passos

Finalmente, você decidiu que vai fazer aquele concurso super concorrido, mas que você sempre sonhou em tentar. E neste momento você se pergunta: por onde começar a estudar para um concurso?

Da reunião dos detalhes iniciais até como organizar suas matérias e se manter produtivo durante a preparação. Vamos abordar algumas dicas que vão te ajudar a dar os primeiros passos para estudar para concurso. Continue lendo!

Por onde começar a estudar para concurso: primeiros passos

O mais importante nos concursos é começar seus estudos cedo, preparar-se para saber o que esperar, o que você precisa estudar e ter um plano de como abordar tudo o que você precisa cumprir.

1. Cheque os detalhes do seu concurso

Antes de começar a estudar para para um concurso, saiba:

  • Quando e onde a prova irá acontecer, caso já haja um edital publicado, é claro;
  • Qual o nível de concorrência ou percentagem da classificação final do concurso em provas passadas?
  • O que você precisa levar com você no dia da prova e o que não pode levar para o local do exame. Por exemplo, se você não pode levar calculadora, não deverá ficar dependente dela nos estudos.

Para encontrar estas informações, leia com atenção os detalhes do último edital. É uma leitura burocrática, mas fundamental para você se alinhar com os objetivos do que está fazendo.

Pesquise online e conheça as experiências de outras pessoas que também se prepararam para o mesmo concurso.

Hoje em dia, com Youtube e outras redes sociais, muitos concurseiros compartilham suas experiências e dicas. E algo com certeza será válido para estimulá-lo nessa fase inicial.

2. Descubra o formato da prova

Descobrir a duração e o formato da prova, incluindo os tipos de perguntas que você pode esperar, vai ajudar a planejar e a se concentrar nos estudos. 

Você vai saber para que tipos de perguntas se preparar e planejar uma estratégia de como alocar seu tempo no dia da prova. 

Mais uma vez, a internet facilita o acesso a provas antigas para se familiarizar com o escopo de questões. 

Amigos ou conhecidos que já fizeram o exame também podem ajudá-lo contando como foi sua experiência, as maiores dificuldades e como superá-las. 

3. Planeje seu tempo de estudo

A criação de um plano de estudos ajuda a organizar e saber por onde começar a estudar para concurso. Além de dar metas para o estudo.

Caso já haja um edital publicado, comece preenchendo a(s) data(s) do(s) seu(s) concurso(s) nem um calendário. Em seguida, divida seu tempo de acordo com o número de tópicos que você precisa estudar. 

Assim como o tempo para revisar, inclua tempo para fazer provas passadas, exercícios e revisão adicional, se necessário.

Lembre-se de ser realista em relação ao seu plano:

  • Planeje começar seu estudo cedo. Se você começar tarde demais, vai aumentar o estresse, o que não ajuda no processo de aprendizado;
  • Decida que dias da semana e por quanto tempo em cada dia você vai estudar;
  • Certifique-se de que seu plano seja flexível e permita que você se adapte caso surja algo inesperado. Não preencha todas as horas de todos os dias;
  • Certifique-se de permitir intervalos e incluir tempo livre. As pausas ajudam você a descansar e absorver o que está aprendendo.

4. Crie um ciclo de estudo para as matérias

Existem concursos com um volume grande de matérias para estudar. Isso pode gerar muitas dúvidas de por onde começar a estudar para o concurso.

Por isso, nessa fase inicial de preparação e planejamento, pesquisar novos métodos e tecnologias podem ajudá-lo a organizar seus estudos de um jeito prático.

É o caso da técnica do ciclo de estudo. Essa técnica de estudo é comprovadamente eficiente para aprovação em concursos públicos, e bem difundida para concursos da área fiscal e outras áreas que possuem provas de extrema dificuldade. 

Ou seja, é uma técnica de altíssimo desempenho, e vai te ajudar muito também nas provas menos concorridas.

por-onde-comecar-estudar-concurso

Exemplo de ciclo de estudo intermediário para Auditor Fiscal da RF com 20h.

O objetivo é que você consiga organizar um ciclo com as matérias divididas em intervalos de tempo variáveis de acordo com o volume a ser estudado, dentro do total máximo de horas do ciclo.

O ciclo de estudo pode ter, por exemplo, 10h, 12h, 24h, ou até mais horas de duração, dependendo do tipo de concurso para o qual você está estudando. 

Fazendo essa divisão, você consegue organizar as matérias e saber por onde começar a estudar para seu concurso. 

E o melhor, com o ciclo de estudo nenhuma das matérias deixa de ser estudada, uma vez que você passa por todas frequentemente ao recomeçar o ciclo depois de concluí-lo uma vez.

Se você ainda não se especializou na técnica do ciclo de estudos, saiba que deveria! Sugerimos que você complete a sua leitura sobre o assunto com o artigo “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz em 5 passos”.

Automatize a organização de estudo com um aplicativo

Se você é do tipo de concurseiro que gosta de ter vantagens práticas, automatizar a divisão das matérias com um aplicativo é uma ótima forma de saber por onde começar a estudar para um concurso.

Uma dessas ferramentas é o aplicativo da Estudaqui. Seu funcionamento é bastante simples, e extremamente poderoso:

  1. Selecione a prova para a qual você deseja estudar; 
  2. Em seguida, o app te mostra todas as matérias que caem na prova e são pedidas no edital;
  3. Com apenas um clique, o aplicativo cria um plano de estudo/ciclo de estudo perfeito para você, feito de acordo com suas dificuldades e facilidades pessoais, e também com as estatísticas de quais assuntos mais caíram nas provas passadas.

Se além de estudar você também trabalha, essa é uma forma simples e fácil de controlar o tempo de estudo com relatórios estatísticos e histórico de tudo o que foi estudado. Além de ter dicas para melhorias de desempenho no estudo.

O usuário ainda tem disponível dentro do app um comparativo com os concurseiros concorrentes que estudam para a mesma prova.

Os primeiros passos para estudar para um concurso passam por essas fases de conhecer o concurso que você vai prestar e tudo que ele vai exigir de você até sua realização.

Não fique ansioso pensando em algo lá na frente. Concentre-se e foque, inicialmente, na organização das informações iniciais.

Assim, ficará mais claro por onde começar a estudar para um concurso e guiar-se durante essa jornada, sabendo exatamente o tempo que cada matéria exigirá de você. 

Quer conhecer melhor o aplicativo da Estudaqui? Acesse o site e confira outros benefícios do app e comece seu caminho para o sucesso nos estudos. Conheça agora como funciona!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *