Como lidar com as pessoas que sabotam os nossos estudos?
Engana-se quem acha que os desafios de um concurseiro se resumem a cumprir o edital, garantir materiais atualizados e estudar muitas horas. Além de tantos compromissos, precisamos lidar com a pressão familiar e, ainda, com outras pessoas que sabotam os nossos estudos.
Todo concurseiro tem um familiar que acredita que concursos públicos são fraudados. Ou então, aquele amigo empreendedor que não vê futuro na carreira pública. Ninguém parece compreender seus esforços.
No entanto, se você se deixar levar pelo pessimismo, não adianta estudar 24 horas por dia que a aprovação não virá.
O pensamento positivo e a motivação são elementos essenciais para o sucesso no mundo dos concursos.
Por isso, evitar cair nas armadilhas das pessoas que sabotam os nossos estudos também é um desafio importante. Lembre que, acima de tudo, você precisa ter saúde mental para ter sucesso.
Pensando nisso, preparei esse artigo com alguns conselhos para lidar com as pessoas que sabotam os nossos estudos. Continue a leitura!
Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!
A pior coisa a ser feita é brigar
Eu confesso que, pessoalmente, nunca sofri com as opiniões de pessoas que sabotam os nossos estudos.
Meus pais sempre me apoiaram quando eu estava estudando para concursos públicos, independentemente da época.
Mas sei muito bem que, infelizmente, nem todos os concursandos têm essa sorte. Por isso, se tem uma dica que dou para lidar com essa situação é: busque o diálogo.
Não adianta brigar com os sabotadores de estudo. Isso porque uma pessoa que jamais passou pela vida de concurseiro, não sabe o que é o sacrifício.
Em suma, cada um faz uma escolha honesta de vida. Há quem faça pós-graduação. Há quem vá tentar a vida no exterior. Você não é errado por tentar uma vida honesta no setor público.
No entanto, para quem não tem essa experiência, a impressão é que você está “perdendo a sua vida” em frente aos livros.
Você deve, no máximo, conversar. Sobretudo quando as pessoas que sabotam nossos estudos são nossos pais, cônjuges ou irmãos, o diálogo é imprescindível.
Para contornar as críticas, uma boa dica é pedir apoio e explicar que estudar para concursos é um processo natural, que é normal levar tempo para ser aprovado.
Em geral, as pessoas que sabotam nossos estudos não fazem isso por mal, mas por alguns motivos plausíveis, como:
- Crença de que concursos são ilegítimos e fraudados;
- Ausência do concursando em momentos de lazer e convivência;
- Ansiedade para obter estabilidade financeira.
Dessa forma, principalmente para as pessoas que estão dentro de casa, apresente casos de pessoas que obtiveram sucesso em concursos públicos.
Depois, explique a média de tempo necessária até a aprovação e que, sobretudo, primeiro é necessário fazer renúncias para depois alcançar uma estabilidade que irá durar a vida toda.
Se as pessoas estão opinando, é porque elas desejam o seu bem
É normal que as pessoas tenham um modelo de vida de sucesso pré-estabelecido em sua mente e, por isso, acabam por julgar o outro que não faça escolhas semelhantes.
As pessoas que sabotam seu estudo normalmente o fazem por acreditar que você poderia estar fazendo escolhas mais sensatas. E fazem isso, acredite ou não, pelo seu bem.
Às vezes, as palavras duras vêm da ignorância – nesse caso, não significa grosseria, mas o desconhecimento dos benefícios da vida de concursado.
Você sabia?
Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.
Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).
Cuidado com as pessoas que sabotam os nossos estudos por inveja
Você também precisa ter discernimento e saber diferenciar as pessoas que te sabotam, mas no fundo desejam seu bem, daquelas que realmente colocam peso na sua vida.
Infelizmente, acabamos envolvidos por falsos amigos ou pessoas que, simplesmente, não conseguem ver os outros alcançando seus sonhos e sucesso.
Já ouviu falar naquele ditado que diz que as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas? Muitas vezes isso é verdade!
Dessa forma, se eu puder te dar um conselho é: mantenha distância daquele ciclo de pessoas que só te puxa para baixo.
A jornada dos concursos públicos é árdua mesmo com motivação e o caminho será muito mais turvo se repleto de negatividade!
Em geral, familiares de sangue não escolhemos, e conquistar a confiança deles é indispensável.
No entanto, amigos nós escolhemos e eu penso que você deve manter ao seu lado pessoas que torcem pelo seu sucesso.
O segredo é a chave do sucesso em muitos casos
Muitas vezes, nós atraímos as pessoas que sabotam os nossos estudos por termos a mania de sair divulgando nossos planos e sonhos.
Se você trabalha na iniciativa privada e decide prestar concursos públicos, pondere antes de comentar a sua escolha com seus colegas.
Isso porque, mesmo os mais próximos, podem te condenar – muitas vezes por não terem energia para lutar e fazer o mesmo.
Outros podem comentar a notícia até chegar nos ouvidos dos seus chefes – que, se não forem sensatos, podem acreditar que você não está vestindo a camisa ou cogitar sua demissão.
Dessa maneira, em contextos como esse, preservar sua privacidade e suas escolhas é a melhor opção.
Em resumo, tenha força, meu amigo! Eu sei, que muitas vezes, é amargo engolir certas palavras e olhares.
No entanto, tenha em mente apenas o seu sonho e batalhe para conquistá-lo. Tenho certeza que seu triunfo será doce para a sua família e para aqueles que te amam e um baque para os invejosos.
E para finalizar, deixo aqui uma última dica importante: saiba que você não precisa, e não deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.
Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:
- controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
- acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
- ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
- rever o histórico de tudo o que foi estudado;
- tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
- Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!
Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.
Um abraço, Alexandre Meirelles.
Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.