passar-em-concurso-publico

Entenda porque você não está conseguindo passar em concurso público

Muitos candidatos enfrentam o mesmo drama: mesmo estudando, não conseguem passar em  um concurso público. Aprender conteúdo e passar em concursos são tarefas que exigem muita disciplina e inteligência emocional. Conheça os fatores que estão sabotando o seu desempenho!

O ano de 2018 chegou e, com ele, há a renovação de expectativas para os concursos públicos.

Para quem não alcançou a aprovação no ano passado, é hora de acabar com os fatores que estão afetando o seu desempenho.

Assimilar conteúdo e fazer uma boa prova não acontece de uma hora para outra. Mesmo os estudantes mais aplicados podem levar anos para conseguir a aprovação.

Mas, quando você recebe a reprovação, chorar não é o ideal. É fundamental fazer algumas reflexões: você está mesmo evoluindo? Consegue avaliar o que está dando certo e errado na preparação?

Preparamos este artigo para auxiliá-lo a identificar as principais causas da sua reprovação. Separamos 8 indícios de sabotagem. Boa leitura!

1- Você está fazendo parte do comum?

Para passar em um concurso público é vital diferenciar-se da concorrência! Verifique se você não está praticando a mesma rotina dos outros candidatos.

Não basta comprar um material bom e inscrever-se em um curso indicado se você apenas cumpre com essas atividades. Vá além, saia na frente!

Se os concursos públicos se limitassem a ir às aulas e ler livros, bastaria que os órgãos aplicassem testes de QI. Órgãos buscam profissionais qualificados e diferenciados.

Seja um ponto fora da curva! Estude mais, treine a sua mente para o modelo de provas e busque resolver exames aplicados anteriormente.

Faço aqui uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

2- Você está usando bons materiais?

A preparação é o que mais influencia no resultado obtido nos concursos públicos! Portanto, se você não está conseguindo passar em concurso público, talvez seja a hora de atualizar  ou trocar o material.

Se você não tem mais dinheiro para investir, eu entendo. Mas, se há uma verba sobrando, deixe de investir em supérfluos e enriqueça o seu material.

3- Você está estudando o máximo que pode?

Não basta estudar uma ou duas horas por dia para garantir a aprovação! Passar em concurso público exige estudo constante e disciplina.

Monte um cronograma de estudos, defina uma meta de horas diárias e/ou semanais e avalie constantemente se você está conseguindo cumprir com o planejado.

4- Sua mentalidade é vencedora?

A inteligência emocional tem grande peso no seu desempenho nos concursos públicos. Não basta estudar muito se você não conseguir manter a calma na hora da prova.

Pense: você tem feito as suas provas com uma mentalidade derrotada ou positiva? Você precisa estar tranquilo e acreditar fielmente na aprovação!

Muitas pessoas sabem a matéria, mas acabam se desestabilizando emocionalmente quando sai o edital ou no dia da prova.

Se este é o seu problema, busque ajuda de psicólogos, coaches ou mentores!

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

5- O seu estudo é organizado?

Os editais de concursos públicos oferecem uma gama de conteúdos a serem estudados. No entanto, é impossível dar conta de tudo se você não organizar os estudos.

Para alcançar a aprovação, divida a sua rotina de estudos em ciclos e dê atenção ao conteúdo que você tem mais dificuldade.

Ao estudar um determinado assunto, marque trechos importantes e selecione exercícios difíceis para tentar resolver.

6- Você realmente estuda para passar em concurso público?

Esse é um fator que exige muita consciência e sinceridade, meu amigo. Você está, de fato, estudando?

Não basta matricular-se em um cursinho, frequentar as aulas e socializar com os colegas de turma. Concursando não é apenas estudante, mas uma pessoa com um objetivo claro e difícil.

Se você frequenta um cursinho, aproveite o contato com outros concursandos para trocar experiências. Ofereça e aprenda dicas de estudos e aproveite os intervalos para estudar!

Em casa, aproveite ao máximo suas HBCs e fuja de distrações, como a TV ou as redes sociais.

7- Você treina fazendo provas?

Fazer simulados é um método de estudo muito eficiente para obter bom desempenho. Se você não treina desenvolvendo provas anteriores, comece desde já.

Se não há um simulado pronto para o concurso que você está tentando, monte um você mesmo.

Busque as provas anteriores na internet, faça um apanhado de questões e busque desenvolvê-las no tempo da prova.

Quantas pessoas são reprovadas por não cumprirem o tempo de prova? Inúmeras, colega!

Busque se adaptar ao tempo, verifique qual disciplina é melhor para desenvolver primeiro e veja se sua prova tem mínimo por disciplina ou por prova e dedique-se a uma delas especificamente.

8- Você é uma “metralhadora giratória”?

Se você não está conseguindo passar em concurso público, talvez a razão seja a falta de um objetivo real.

Não seja uma metralhadora que participa de todo e qualquer concurso disponível. Siga uma área, tenha um objetivo.

Se você for participar de todos os concursos e estudar para todos, sempre estará em desigualdade com os candidatos que estudam especificamente para um deles.

Passar em concurso público é uma conquista que nem sempre corresponde ao prazo idealizado por você!

Muitos vestibulandos de Medicina, por exemplo, já começam os cursos preparatórios compreendendo que a aprovação é rara na primeira tentativa. Aprovação é questão de treino e tempo.

Tenha consciência do seu desafio e estude!

Agora que você já entendeu por que você não está conseguindo passar em concurso público, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.