Entenda porque você não está conseguindo passar em concurso público
Muitos candidatos enfrentam o mesmo drama: mesmo estudando, não conseguem passar em um concurso público. Aprender conteúdo e passar em concursos são tarefas que exigem muita disciplina e inteligência emocional. Conheça os fatores que estão sabotando o seu desempenho!
O ano de 2018 chegou e, com ele, há a renovação de expectativas para os concursos públicos.
Para quem não alcançou a aprovação no ano passado, é hora de acabar com os fatores que estão afetando o seu desempenho.
Assimilar conteúdo e fazer uma boa prova não acontece de uma hora para outra. Mesmo os estudantes mais aplicados podem levar anos para conseguir a aprovação.
Mas, quando você recebe a reprovação, chorar não é o ideal. É fundamental fazer algumas reflexões: você está mesmo evoluindo? Consegue avaliar o que está dando certo e errado na preparação?
Preparamos este artigo para auxiliá-lo a identificar as principais causas da sua reprovação. Separamos 8 indícios de sabotagem. Boa leitura!
1- Você está fazendo parte do comum?
Para passar em um concurso público é vital diferenciar-se da concorrência! Verifique se você não está praticando a mesma rotina dos outros candidatos.
Não basta comprar um material bom e inscrever-se em um curso indicado se você apenas cumpre com essas atividades. Vá além, saia na frente!
Se os concursos públicos se limitassem a ir às aulas e ler livros, bastaria que os órgãos aplicassem testes de QI. Órgãos buscam profissionais qualificados e diferenciados.
Seja um ponto fora da curva! Estude mais, treine a sua mente para o modelo de provas e busque resolver exames aplicados anteriormente.
Faço aqui uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!
2- Você está usando bons materiais?
A preparação é o que mais influencia no resultado obtido nos concursos públicos! Portanto, se você não está conseguindo passar em concurso público, talvez seja a hora de atualizar ou trocar o material.
Se você não tem mais dinheiro para investir, eu entendo. Mas, se há uma verba sobrando, deixe de investir em supérfluos e enriqueça o seu material.
3- Você está estudando o máximo que pode?
Não basta estudar uma ou duas horas por dia para garantir a aprovação! Passar em concurso público exige estudo constante e disciplina.
Monte um cronograma de estudos, defina uma meta de horas diárias e/ou semanais e avalie constantemente se você está conseguindo cumprir com o planejado.
4- Sua mentalidade é vencedora?
A inteligência emocional tem grande peso no seu desempenho nos concursos públicos. Não basta estudar muito se você não conseguir manter a calma na hora da prova.
Pense: você tem feito as suas provas com uma mentalidade derrotada ou positiva? Você precisa estar tranquilo e acreditar fielmente na aprovação!
Muitas pessoas sabem a matéria, mas acabam se desestabilizando emocionalmente quando sai o edital ou no dia da prova.
Se este é o seu problema, busque ajuda de psicólogos, coaches ou mentores!
Você sabia?
Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.
Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).
5- O seu estudo é organizado?
Os editais de concursos públicos oferecem uma gama de conteúdos a serem estudados. No entanto, é impossível dar conta de tudo se você não organizar os estudos.
Para alcançar a aprovação, divida a sua rotina de estudos em ciclos e dê atenção ao conteúdo que você tem mais dificuldade.
Ao estudar um determinado assunto, marque trechos importantes e selecione exercícios difíceis para tentar resolver.
6- Você realmente estuda para passar em concurso público?
Esse é um fator que exige muita consciência e sinceridade, meu amigo. Você está, de fato, estudando?
Não basta matricular-se em um cursinho, frequentar as aulas e socializar com os colegas de turma. Concursando não é apenas estudante, mas uma pessoa com um objetivo claro e difícil.
Se você frequenta um cursinho, aproveite o contato com outros concursandos para trocar experiências. Ofereça e aprenda dicas de estudos e aproveite os intervalos para estudar!
Em casa, aproveite ao máximo suas HBCs e fuja de distrações, como a TV ou as redes sociais.
7- Você treina fazendo provas?
Fazer simulados é um método de estudo muito eficiente para obter bom desempenho. Se você não treina desenvolvendo provas anteriores, comece desde já.
Se não há um simulado pronto para o concurso que você está tentando, monte um você mesmo.
Busque as provas anteriores na internet, faça um apanhado de questões e busque desenvolvê-las no tempo da prova.
Quantas pessoas são reprovadas por não cumprirem o tempo de prova? Inúmeras, colega!
Busque se adaptar ao tempo, verifique qual disciplina é melhor para desenvolver primeiro e veja se sua prova tem mínimo por disciplina ou por prova e dedique-se a uma delas especificamente.
8- Você é uma “metralhadora giratória”?
Se você não está conseguindo passar em concurso público, talvez a razão seja a falta de um objetivo real.
Não seja uma metralhadora que participa de todo e qualquer concurso disponível. Siga uma área, tenha um objetivo.
Se você for participar de todos os concursos e estudar para todos, sempre estará em desigualdade com os candidatos que estudam especificamente para um deles.
Passar em concurso público é uma conquista que nem sempre corresponde ao prazo idealizado por você!
Muitos vestibulandos de Medicina, por exemplo, já começam os cursos preparatórios compreendendo que a aprovação é rara na primeira tentativa. Aprovação é questão de treino e tempo.
Tenha consciência do seu desafio e estude!
Agora que você já entendeu por que você não está conseguindo passar em concurso público, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.
Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:
- controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
- acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
- ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
- rever o histórico de tudo o que foi estudado;
- tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
- Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!
Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.
Um abraço, Alexandre Meirelles.
Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.