Noções de informática para concurso - o que preciso aprender

Noções de informática para concurso: o que preciso aprender?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo sobre noções de informática para concurso!

Hoje em dia, todos sabem utilizar computadores. Afinal, passamos muito tempo nas redes sociais, mandamos e-mails o tempo todo e estamos sempre na internet. Mas isso significa que temos o que é preciso para passar na prova de noções de informática para concurso? Nem sempre.

Por isso, é preciso incluir a matéria em seu plano de estudos para concurso  e se dedicar muito. 

Caso você esteja usando um aplicativo, como o Estudaqui, para montar seu ciclo de estudo, basta inserir a prova que irá prestar. O app inclui automaticamente cada disciplina e as divide em blocos de tempo. 

Hoje, vamos dar algumas dicas para você se preparar para essa prova da melhor maneira possível e mostrar todo o seu conhecimento sobre Noções de informática para concurso.

Salientamos que neste post comentaremos somente sobre noções de informática para concurso, mas vários certames cobram conhecimentos que vão muito além disso, que compõem uma disciplina chamada Tecnologia da Informação, que muitas vezes se confunde com a de noções.

Se esse é o seu caso indicamos a leitura do artigo: Como estudar TI para concursos das áreas Policial e Fiscal?”. 

Continue a leitura e bons estudos!

Por que estudar Noções de informática para concurso  é diferente de estudar outras matérias?

Quem precisa estudar noções de informática para concurso pode acreditar que poderá fazer isso como se estuda qualquer outra matéria – Português e Matemática, por exemplo: 

Entretanto, o volume de materiais e a forma de se preparar para cada disciplina pode variar, de acordo com a organização de cada conteúdo. 

Para maior compreensão sobre esse tema, indicamos a leitura do artigo: Material de estudo para concurso público: pare de acumular apostilas!”. 

Voltando às Noções de Informática para concurso, é possível, sim, fazer isso com a ajuda de PDFs, livros e videoaulas disponíveis na internet

O problema, no entanto, é quando nos deparamos com as questões da prova.

Imagine que, entre os assuntos cobrados no concurso, está Excel 2013, e você estuda tudo o que pode sobre o assunto. Então, você vai atrás de provas antigas e erra as questões porque elas foram elaboradas de acordo com o Excel 2007, e não o 2013.

O caso é que tecnologia é algo muito dinâmico. Todos os anos são lançados novos aparelhos e programas que, rapidamente, substituem os antigos. 

Isso faz com que noções de informática para concurso seja uma matéria que fica obsoleta muito mais rápido do que as outras.

O que você pode fazer para ainda estudar questões de concursos públicos  passados como parte do seu plano de estudo é conferir as respostas e pesquisar para descobrir se nada mudou com as novas tecnologias. 

Use as provas anteriores de Noções de informática para concurso também como um guia para saber quais são os assuntos mais tratados nesta matéria.

E não pense que estudar as tecnologias mais recentes possíveis já dá conta do recado: podemos estar em 2018 e a prova cobrar algo que foi lançado em 2015. Nunca deixe de conferir o edital de concurso para saber exatamente o que estudar.

Entretanto, não é necessário esperar o edital ser divulgado, para começar sua preparação. Quer saber como fazer isso? Acesse o artigo: Como estudar sem edital publicado em 3 passos simples”. 

Observação: Após a liberação do edital, é fundamental que você confira, com atenção, seus direcionamentos.

Dicas como essas são valiosas para ajudar você a garantir uma vaga no concurso dos seu sonhos.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Como estudar noções de informática para concurso?

Noções de informática para concurso - o que preciso aprender 1

 

Agora que você já sabe que estudar Noções de informática para concurso não é como estudar outras matérias, deve estar curioso sobre como  se preparar para essa etapa da sua prova. 

O estudo para as questões de concurso sobre informática não pode ser baseado apenas em teoria e nem apenas em prática. 

Mesmo que você esteja acostumado a mexer em computadores, é importante consultar materiais teóricos e fazer deles a base para o seu plano de estudo.

Na parte teórica, você pode usar:

  • livros;
  • PDFs especializados;
  • manuais de programas e ferramentas;
  • aulas online e mesmo o método do seu curso preparatório para estudar.

A parte prática deve ser diretamente no computador, usando alguns programas, como o Internet Explorer e o pacote Office, para fixar o que você aprendeu.

Assuntos recorrentes na prova de noções de informática para concurso

Não é possível prever com certeza quais são os tópicos que vão cair em um determinado concurso público. Por isso, é importante consultar o edital e preparar seus estudos a partir dele.

No entanto, alguns tópicos são mais recorrentes e, estudando a partir deles, você pode construir um bom conhecimento básico em informática que vai facilitar seus estudos e aumentar suas chances de ir bem na prova.

A seguir listamos alguns desses tópicos.

Sistemas operacionais

O sistema operacional é, em resumo, o que faz um computador ou dispositivo funcionar. Ele serve como um administrador geral dos recursos da máquina. Em celulares, por exemplo, temos sistemas como Android e iOS.

Mas o que cai nas provas de concurso são os sistemas operacionais de computadores: Windows, que é o mais utilizado em repartições públicas e em computadores pessoais, e Linux, um sistema gratuito.

As provas de noções de informática para concurso costumam cobrar:

  • o conceito de sistema operacional;
  • as características de cada um;
  • os procedimentos práticos para realizar tarefas em cada um deles.

Aplicativos de escritório

Processadores de texto, editores de planilha e editores de apresentação são os aplicativos de escritório que costumam cair na prova.

Você deve conhecer os aplicativos de dois sistemas operacionais:

  • Windows (Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint);
  • Linux (LibreOffice: Writer, Calc e Impress, respectivamente).

Ainda que o uso do Windows seja mais comum, não é impossível que caiam questões sobre Linux na prova. 

Mais uma vez, fique de olho no edital e estude o funcionamento desses programas.

Navegadores

Navegadores são programas que possibilitam que você acesse a internet. Alguns dos mais populares são:

  • Internet Explorer;

 

  • Google Chrome;

 

  • Mozilla Firefox.

Eles são os que mais são cobrados na prova de noções de informática para concurso.

Utilização de e-mail

Também chamado de “correio eletrônico”, o e-mail é um serviço digital que possibilita o envio e recebimento de mensagens. 

Os e-mails são oferecidos por provedores, e os mais populares do mercado, hoje em dia, são o Gmail e o Yahoo.

O e-mail também funciona como uma identidade digital, permitindo que você se cadastre em lojas, redes sociais e sites variados.

Para a prova, você deve conhecer esses conceitos e saber como utilizar as ferramentas disponíveis nos e-mails.

Segurança e proteção

Entender conceitos básicos de segurança na internet é muito importante para esse tipo de prova. Procure entender e diferenciar conceitos como:

  • vírus;
  • worm;
  • Cavalo de Troia;
  • firewall;
  • antivírus.

Vocabulário e atalhos

Compreender o vocabulário utilizado pela informática não apenas ajuda a responder questões da prova, mas também a interpretá-las.

Mesmo que cada programa tenha suas peculiaridades, alguns atalhos sempre permanecem. Por exemplo, as teclas control e B, quando pressionadas ao mesmo tempo, ativam a função “salvar” em quase todos os programas.

Procure entender o linguajar técnico básico para não se perder na hora de ler as questões e errar alguma coisa fácil só por não conhecer o vocabulário.

4 dicas gerais para a prova de Noções de Informática para concurso

  1. Não pense que saber mexer em um computador é o suficiente para ir bem no concurso. Mesmo que você tenha formação na área, estude como fará para todas as outras matérias. Muitas coisas que fazemos no dia a dia já estão no piloto automático e não sabemos explicar como elas funcionam. Esse é um risco que você não pode correr na hora da prova.
  2. Não se apegue demais aos atalhos. Você precisa conhecer o básico, mas computadores têm atalhos para quase tudo. Se você decidir decorar todos os atalhos, vai gastar seu tempo de estudo em uma tarefa que pode não levar a nada.
  3. Não confie em tudo o que está na internet. Qualquer um pode escrever um manual para utilizar determinado programa, e nem sempre vai fazer isso bem. Procure por materiais confiáveis, sites renomados e manuais específicos dos criadores.
  4. Leia o edital. Essa é, provavelmente, a dica mais importante desse post: se você não ler o edital, não tem como saber o que cairá na prova. A tecnologia está em constante mudança e o conteúdo não é muito previsível. Sempre revise o edital e faça seu plano de estudo de acordo com ele.

Agora, você já sabe o que precisa aprender para a prova de Noções de Informática para concurso e pode começar a se preparar da melhor maneira!

Uma das formas mais eficientes de estudar para concurso é adotar o modelo de Ciclo de Estudos, uma metodologia criada por Alexandre Meirelles que já aprovou muitos concurseiros em variados concursos. 

Como afirmamos no início do artigo, o aplicativo Estudaqui oferece um conjunto de funcionalidades que permite você montar seu ciclo de estudos personalizado de acordo com a prova e com as facilidades que você tem. 

Em poucos minutos você monta um plano de estudo que se encaixa perfeitamente na sua rotina e permite que você aproveite todo o tempo disponível.

Com um só clique você seleciona a prova que fará. E com outro clique tem toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

O plano de estudos criado é eficiente, personalizado e atende suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar. 

O App também possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou em seus blocos de estudo e o quanto falta para terminar um ciclo. 

E isso não é tudo,  há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves