Mentoria de estudos para concursos públicos

Mentoria de estudos para concursos públicos realmente funciona?

Já ouviu falar de mentoria de estudos? Estudar para concursos públicos não é algo simples. Na verdade, é preciso seguir várias etapas até mesmo para começar a se organizar.

Encontrar e selecionar materiais, organizar sua agenda, conciliar os estudos com o trabalho, saber quando fazer pausas e descansar, definir em que lugar da casa ou da faculdade vai estudar…

Por isso, muitas pessoas se sentem perdidas nesse processo e não conseguem, com seus próprios esforços, estudar sozinhas para a prova. E é para essas situações que existem os mentores de estudos.

Mas a mentoria de estudos para concursos públicos realmente funciona? Para quem ela pode ser útil? Quais são seus benefícios?

Continue lendo e entenda melhor o tema!

O que é mentoria de estudos?

Tomar a decisão de dedicar seu tempo para estudar para concursos públicos é um passo muito importante. Porém, apenas decidir não é o suficiente: é preciso muito estudo, planejamento e esforço para passar na prova. Sendo assim, muitas dúvidas começam a surgir no processo:

  • Por onde devo começar a estudar?
  • Quais materiais devo adquirir?
  • Como posso fazer um cronograma de estudos?
  • O que não pode ficar de fora do meu planejamento?
  • Como concilio minhas obrigações atuais com os estudos?
  • Que tipo de método eu uso para estudar?

Todas essas questões são válidas e, suas respostas, essenciais para um bom planejamento de estudos. A organização é tão importante quanto o ato de estudar. Afinal, quantas pessoas você conhece que estudam por anos e não conseguem passar na prova? E quantos concurseiros acabam perdendo a motivação meses antes de fazer o exame?

A mentoria de estudos é um serviço que está aqui para ajudá-lo a resolver todas essas questões em diversas etapas da sua jornada. Como um técnico de futebol ou um personal trainer, o mentor de estudos pode orientá-lo, ajudá-lo e incentivá-lo a estudar mais e da melhor forma possível.

O mentor pode ser visto como uma pessoa mais experiente que vai guiá-lo ao longo do caminho até o dia da prova com seus conselhos e orientações. Ele tem muito conhecimento sobre concursos públicos, entende como funcionam as provas, sabe das especificidades de cada exame e ainda auxilia com questões de organização e motivação.

Quem deve procurar a mentoria de estudos?

Mentoria de estudos para concursos públicos 1

A mentoria de estudos para concursos públicos pode ajudar diversos tipos de estudantes. Você pode procurar esses serviços se:

  • Tem dificuldades de conciliar os estudos para concurso público com faculdade, trabalho ou estágio;
  • Não tem o hábito de estudar e não sabe como reverter esse problema ou quer colocar os estudos em sua rotina da maneira certa;
  • Não sabe como se planejar para estudar tudo o que é necessário ou priorizar as matérias mais importantes;
  • Não tem motivação para continuar seus estudos, não consegue visualizar seus objetivos e pensa em desistir frequentemente;
  • Não sabe organizar seu espaço de estudo, seus materiais ou sua agenda para estudar;
  • Precisa de alguém que acompanhe e cobre suas metas;
  • Quer saber de novas técnicas e métodos para estudar.

A mentoria de estudos para concursos públicos pode ajudá-lo em todas essas ocasiões e, por isso, pode se adequar ao seu perfil em diversos momentos da preparação da prova, desde a organização inicial até a motivação necessária para ter sucesso no exame.

Vantagens da mentoria de estudos para concursos públicos

O estudante pode extrair muitos benefícios da mentoria de estudos. Afinal, o mentor pode ajudar em todas as etapas do preparo, a partir de diversas abordagens, como vimos acima. Mas esse acompanhamento traz ainda outros benefícios que o concurseiro dificilmente alcançaria sozinho ou em um curso preparatório. Por exemplo:

Personalização

Um curso preparatório para concursos públicos traz muitas vantagens. Porém, os professores desse tipo de curso precisam prestar atenção nos vários alunos presentes em sala de aula e, raramente, conseguem dar uma atenção especial para quem precisa.

A mentoria de estudos é feita pensando exclusivamente em você – sua agenda, seus conhecimentos, seus horários, suas responsabilidades. Assim, seu planejamento fica personalizado e pode ser modificado de acordo com suas necessidades.

Experiência

O mentor de estudos para concurso público tem conhecimento de causa e vivência no ramo. Muitas vezes, ele é um professor de curso preparatório ou alguém que é concursado. Por isso, ele pode falar da própria experiência e dar dicas de primeira mão, testadas e aprovadas, para ter sucesso na prova.

Além disso, se vocês forem da mesma área, ele pode dividir seu conhecimento técnico e fazê-lo entender melhor as matérias cobradas na prova. Com essa troca de conhecimento, você aprende mais sobre sua carreira futura e se prepara para o grande dia com uma ajuda profissional.

Autonomia

O objetivo do mentor de estudos não é guiar o concurseiro por todos os caminhos até a prova. Seu objetivo é mostrar o que pode ser feito e acompanhar o estudante até que ele tenha a autonomia necessária para estudar, se organizar, ter disciplina e se motivar sozinho.

Por isso, ter um mentor pode ser a melhor escolha para quem se sente perdido na hora de estudar para um concurso e precisa de um auxílio.

Mas será que a mentoria de estudos para concursos públicos realmente funciona?

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Mentoria de estudos para concursos públicos realmente funciona?

A mentoria de estudos parece ser a ajuda de que todos os estudantes precisam para passar em um concurso público. Mas será que ela garante a aprovação? Ter esse tipo de auxílio realmente faz diferença na vida de um concurseiro?

A verdade é que a mentoria de estudos é uma das ferramentas mais eficazes para quem procura se planejar, organizar e estudar melhor para concursos. Além disso, ela também é de grande ajuda para quem se sente desmotivado e precisa de um empurrãozinho para se dedicar mais para a prova.

No entanto, a eficácia da mentoria de estudos para concursos públicos depende quase exclusivamente do aluno. Você pode ter um bom mentor que o ajude a organizar seus horários, planejar seus estudos e se manter em dia com suas metas, mas de nada vai adiantar se você não estiver comprometido com os estudos.

Contudo, para quem realmente quer estudar, se esforçar e passar em um concurso público, ter um mentor é uma ótima maneira de se manter dedicado, motivado e em dia com suas metas. Por isso, firme sua convicção primeiro e, depois, procure a mentoria de estudos.

Mentoria de estudos para concursos públicos 2

É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães