Blog
Mulher lendo livro

Melhores cursos para concursos: aprenda a fazer essa escolha

Diante de tantas opções oferecidas pelas instituições, como escolher os melhores cursos para concursos? Essa não é uma decisão fácil, mesmo para quem vem se dedicando há muito tempo a isso.

São inúmeros cursos preparatórios para quem quer fazer um concurso público, mas as dúvidas são diversas também: “Como saber qual curso é o melhor? Fazer um curso online ou um curso presencial? Como é possível aproveitar um curso preparatório ao máximo?”

É por isso que neste artigo vamos te ajudar a escolher os melhores cursos preparatórios para concursos e tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. 

Continue sua leitura e bons estudos!

Como escolher os melhores cursos para concursos? 

Dentre tantos cursos disponíveis em dezenas de instituições diferentes, realmente é um desafio saber como escolher os melhores cursos para concursos. 

Quase todos têm uma vantagem em comum: em vez de ficar recolhendo e reunindo materiais de estudo por conta própria, você terá um material pronto, mais focado no seu propósito, sem precisar fazer a pesquisa. 

Contudo, muitas vezes esses materiais não são suficientes para você fazer uma boa prova, embora eles ajudem os concurseiros a organizar um bom plano de estudos.

O fato é que existe um desafio na hora de escolher os melhores cursos preparatórios para concursos. Para contornar isso, as três dicas abaixo podem ser de grande valia: 

  1. Procure um preparatório para concursos
  2. Saiba em qual área você quer focar
  3. Pesquise

Vamos explicar os detalhes de cada uma delas a seguir.

1. Procure um preparatório para concursos

Muitas pessoas acreditam que um curso preparatório para concurso é a mesma coisa que um preparatório para o ENEM, por exemplo. Porém, uma coisa não tem nada a ver com a outra! 

Procure um curso específico para concursos públicos, que vai ter materiais e métodos direcionados para esse objetivo.

2. Saiba em qual área você quer focar

Normalmente, os melhores cursos para concursos são focados em uma área ou até mesmo em um cargo.

Por exemplo, os cursos preparatórios da área fiscal ou cursos preparatórios para os concursos da Polícia Militar. Se você já tiver uma área em mente, esses cursos mais direcionados são a melhor opção.

3. Pesquise

Muitas fontes na internet dão dicas de quais são os melhores cursos preparatórios para concursos. Procure por fontes confiáveis em sites de empresas com uma reputação sólida.

E mais: quem estuda ou estudou em um curso é a melhor fonte sobre ele. Alunos e ex-alunos podem falar sobre o material, sobre os professores e sobre o método do curso, tirando dúvidas sobre esses e outros assuntos.

Além disso, você deve considerar o investimento que pode fazer. A maioria dos cursos oferece diversas opções de pacotes e formas de pagamento.

No entanto, lembre-se de que o barato pode sair caro, então não coloque o preço como prioridade na sua busca! É claro que você deve ponderar o que faz mais sentido para a sua realidade, mas cuidado ao se deparar com um curso barato demais.

Se você precisa de um empurrãozinho na sua pesquisa, nos próximos tópicos vamos mostrar as vantagens e desvantagens dos cursos preparatórios presenciais e online.

Vantagens e desvantagens do curso preparatório presencial

Três mulheres estudando presencialmente

Para decidir entre as opções dos melhores cursos para concursos, primeiro você precisa saber quais são as vantagens e desvantagens tanto da modalidade presencial quanto da online.

Mesmo que ambas ofereçam um bom material, elas trazem benefícios diferentes para seus alunos.

Vantagens do curso preparatório presencial

  • Ter contato com os professores
  • Conhecer colegas concurseiros
  • Começar os estudos adequadamente

Ter contato com os professores

Estudar sozinho é bom para muitas pessoas, mas você não tem ninguém para corrigir seus exercícios, tirar suas dúvidas e dar dicas. O contato com o professor permite que você obtenha esse suporte.

Outro ponto importante é que a maioria dos professores desses cursos já foram concurseiros e, por isso, podem falar sobre as próprias experiências.

Conhecer colegas concurseiros

Quando estamos estudando para um concurso, tendemos a nos excluir aos poucos do convívio social e, com o tempo, sentimos falta de ter mais contato com amigos e colegas. 

Em um curso preparatório presencial, você pode fazer amigos e se sentir mais sociável durante esse período.

Começar os estudos adequadamente

Uma das maiores dificuldades de quem quer estudar para concurso é saber por onde começar, principalmente com temas que nunca viu antes. 

Afinal, nem todo mundo que sai do Ensino Médio ou Superior entende os conceitos do Direito Constitucional, certo? Em um curso presencial, você pode tirar até as dúvidas mais básicas.

Desvantagens do curso preparatório presencial

  • Tempo perdido
  • Métodos dos cursos

Tempo perdido

Quando se faz um curso presencial para concursos, você gasta um determinado tempo:

  • no transporte até o local;
  • ouvindo colegas fazendo perguntas que muitas vezes são irrelevantes para você;
  • com o professor contando histórias não relacionadas à prova.

Métodos dos cursos

Cada curso preparatório pode escolher quanto tempo vai dedicar a cada matéria, sem se preocupar com as necessidades individuais de cada aluno

Assim, você pode acabar tendo quatro horas semanais de uma matéria em que tem facilidade e apenas uma hora daquela matéria mais difícil que você deveria estudar mais.

Vantagens e desvantagens do curso preparatório online

Mulher estudando online

Graças à tecnologia, hoje é possível fazer quase todo tipo de curso remotamente, por isso também vamos mostrar as vantagens e desvantagens desse modelo para você conseguir escolher os melhores cursos online para concursos.

Vantagens do curso preparatório online

  • Mais tempo para estudar
  • Foco em matérias específicas
  • Horários flexíveis
  • Preços mais baixos

Mais tempo para estudar

Nos melhores cursos online para concursos, você não perde tempo com a interrupção dos colegas, histórias de professores ou com o trânsito. Todo esse tempo pode ser aproveitado com ainda mais estudo.

Foco em matérias específicas

Quando se trata de um curso para concurso online, você de certa forma pode escolher o que quer estudar.

Assim, não perde tanto tempo com matérias que não são tão importantes para sua aprovação e pode dedicar mais horas da semana àquelas em que você tem mais dificuldade.

Horários flexíveis

Em um curso online, você não precisa estar em uma aula na hora exata estipulada pelo curso. Você pode escolher o melhor momento para estudar, seja de manhã ou de madrugada, dependendo de qual momento do dia sua produtividade é maior. 

Preços mais baixos

Cursos online costumam ser mais baratos do que cursos presenciais, o que é uma grande vantagem para estudantes.

Desvantagens do curso preparatório online

  • Menos contato com o professor
  • Menos cobranças

Menos contato com o professor

Alguns cursos online permitem que você fale com um professor ou tutor por e-mail, mas a resposta não é imediata e pode ser bem demorada. 

Em um curso presencial, você fica frente a frente com o professor para tirar suas dúvidas.

Menos cobranças

Isso pode ser uma vantagem para alguns, mas a maioria das pessoas se beneficia de alguma cobrança quando tem que estudar. 

Em um curso online, você está na sua casa, cheio de distrações ao redor, e pode escolher entre concentrar-se nos estudos ou assistir à televisão — o que nem sempre é uma escolha fácil.

Tanto online quanto presenciais, os melhores cursos para concursos são aqueles que atendem às suas necessidades. Você só precisa saber aproveitá-los da maneira certa!

Dicas para estudar para cursos preparatórios para concursos

Até aqui você viu as vantagens e desvantagens dos cursos preparatórios presenciais e online, mas vale conhecer algumas dicas para otimizar seus estudos:

  • preste muita atenção às aulas: é preferível prestar atenção a fazer anotações, se for o caso;
  • faça resumos e revisões constantes com o que você está aprendendo no curso;
  • seja disciplinado com seus estudos, dentro e fora de sala de aula.

Veja aqui como fazer resumos para concursos públicos.

Quem estuda em cursos preparatórios não pode pensar que só fazendo o curso sua aprovação está garantida. Sua dedicação e força de vontade são o que realmente vão fazer diferença!

É verdade que as dificuldades no caminho da aprovação são enormes. Entretanto, tudo pode ficar mais fácil quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Por isso, saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho. Facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. 

Confira no vídeo abaixo o que é um ciclo de estudo e como fazer um: 

E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.

Acesse o site e conheça o Estudaqui: estudo perfeito na palma da mão.

Você sabia que os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCar, UNIFESP, etc.) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES, etc.)?

E tem mais: o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkeley e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

 

O que achou das dicas para escolher os melhores cursos para concursos? Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães