Por que as melhores apostilas para concurso

Por que as melhores apostilas para concurso não existem?

Quando começam a estudar para um concurso público, muitos concurseiros acabam se confundindo com a grande quantidade de materiais disponíveis. É preciso comprar materiais de estudo além dos fornecidos pelos cursos? Se sim, quais os materiais ideais? Como estudar com videoaulas? Se eu estudar com as melhores apostilas para concursos será o suficiente para adquirir um bom preparo para as provas?

As apostilas não são suficientes para passar em um concurso difíceis e concorridos. Por isso, é importante ter um guia de quais materiais são os melhores e como você pode aproveitá-los ao máximo.

Esse é o objetivo desse texto: garantir que, qualquer que seja o material de sua escolha, você vai poder aproveitar tudo o que ele oferece para ajudá-lo a passar no concurso. Venha conferir nossas dicas!

Importante: desenvolva o hábito de estudar

Como já dissemos, as melhores apostilas para concursos não são materiais completos o suficiente para passar em provas de alto nível. Assim, antes de explicar quais os melhores materiais para concurso ou qual material é mais interessante para você, é importante deixar claro que nenhum material, sozinho, pode fazê-lo passar na prova. Se você não tiver o hábito de estudar, dificilmente vai conseguir chegar à frente dos seus concorrentes.

Mas o que significa ter o hábito de estudar? Que isso é algo que você vai fazer

regularmente. Em vez de pegar seus livros e se sentar para estudar por seis horas em um só dia da semana, você vai estudar todos os dias, por menos tempo – três horas por dia já fazem muita diferença!

Comece fazendo um cronograma, baseado na sua rotina, para estudar diariamente. Com o tempo, você vai se acostumar com as matérias e pode aumentar seus horários de estudo, mas não deixe de sempre ter um espaço para o descanso. Temos, inclusive, uma categoria completa do blog direcionada especialmente à organização do estudo.

Tendo o hábito de estudar, você pode deixar de lado a ideia das melhores apostilas para concursos e começar a usar PDFs, livros, videoaulas, podcasts e qualquer outro tipo de material que funcione para você.

Troque as famosas melhores apostilas para concursos por materiais completos

Muitos concurseiros, especialmente os iniciantes, acreditam que podem reunir tudo o que devem estudar de qualquer maneira, sem pensar em uma ordem lógica, e acabam se confundindo com tantos materiais e assuntos diferentes.

O próximo passo, normalmente, é comprar PDFs e livros, mas é comum se deparar com dúvidas como: mas com as melhores apostilas para concursos não conseguirei passar? Não, invista em materiais completos e de qualidade, hoje em dia existem excelentes PDFs, podcasts, videoaulas, livros, todos atualizados com o melhor conteúdo para você

Os PDFs são bons materiais por um motivo específico: eles têm um conteúdo bem direto, servindo como material de apoio para quem quer aprender rápido.

Porém, os livros podem ser materiais mais completos e, por isso, podem ser mais úteis. Veja algumas diferenças abaixo:

Disponibilidade

Tanto livros quanto PDFs são melhores para concursos públicos e podem ser encontrados na internet. As tão conhecidas melhores apostilas para concursos não englobam os conteúdos necessários para realizar uma boa prova da polícia federal ou para a área fiscal, por exemplo.

Conteúdo

Enquanto livros tratam de assuntos específicos, aprofundando mais a matéria e explicando melhor seus pontos, os PDFs para concurso costumam fazer um apanhado exato do que seu edital está pedindo.

Relevância

Tanto livros quanto PDFs variam de qualidade dependendo de quem escreveu, quem publicou etc. O caso é que existem muitos PDFs compilados por pessoas e editoras que só querem fazer dinheiro e, por isso, jogam o conteúdo nas páginas sem qualquer critério ou revisão.

Quanto aos livros, existe um policiamento maior de seus conteúdos, além de uma preocupação maior com a didática.

Levando em conta essas diferenças, essas são 5 dicas legais para quem quer estudar com PDFs ou livros:

1) Peça recomendações para seus colegas

Pedir recomendações sobre quais os melhores PDFs ou livros para concurso para colegas que estudam ou estudaram para o mesmo concurso que você é uma ótima maneira de saber quais são os materiais mais úteis do ramo.

2) Procure dicas de especialistas

Busque em sites confiáveis da internet quais são os PDFs e livros mais recomendados, invista em materiais completos e atualizados.

3) Experimente antes de comprar

Procure ler os livros e PDFs antes de comprá-los, nem que seja apenas um excerto. Mesmo quando um material é muito recomendado, ele pode não cair no nosso gosto e ser difícil ou maçante.

4) Seja estratégico

Não pense que você deve ler todo o livro ou PDF para passar em um concurso. Você não tem todo o tempo do mundo! Seja estratégico e saiba selecionar o que é mais importante para dar prioridade.

5) Faça seus próprios resumos

Alguns livros vêm com resumos prontos. Não fique satisfeito com eles: faça seus próprios resumos, com suas palavras e suas técnicas, para fixar melhor a matéria e aprender de verdade.

Livros e PDFs não foram feitos para serem lidos repetidamente e decorados. Você deve estudar ativamente, fazendo resumos, respondendo aos exercícios e interagindo com o texto. Essa é a única maneira de, de fato, aprender a matéria para passar na prova.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Como escolher e estudar com outros materiais?

Por que as melhores apostilas para concurso 1

Agora você já sabe que estudar por materiais como PDFs e livros é mais proveitoso do que por apostilas para concursos. Mas não precisam ser seus únicos materiais de apoio. Podcasts e vídeos podem ensinar muito, e se inserem na sua rotina com facilidade.

Confira algumas dicas para incluí-los no seu planejamento!

Estudando com áudio

Muitos concurseiros acreditam que não vale a pena estudar por meio de podcasts e outros tipos de áudio, especialmente porque não conseguem se concentrar no que está sendo dito. Assim, o tempo passado escutando uma aula acaba sendo perdido.

No entanto, escutar um podcast é uma forma muito simples de inserir os estudos na sua rotina. Você pode fazer isso a hora que quiser, só colocando seus fones de ouvido. Não importa se você está lavando a louça, caminhando na esteira ou voltando para casa do trabalho.

Mesmo que você não consiga prestar atenção em tudo o que é dito, ainda é um tempo aproveitado. Imagine que você dedica, pelo menos, três horas por dia para os estudos. Você não vai escutar podcasts nesse tempo hora, mas sim ler, fazer exercícios e estudar de outras maneiras.

As aulas em áudio ficam para os momentos de atividades mecânicas, como na espera para ser atendido no dentista, na fila do banco, durante uma caminhada, no trânsito etc. No fim do dia, você vai ter aproveitado alguns minutos a mais para revisar a matéria.

O que estudar com áudio?

Nem todas as matérias podem ser estudadas por áudio. Aquelas que exigem mais prática, como matemática, informática, contabilidade ou redação, provavelmente, não serão compreendidas sem exemplos visuais claros.

Legislação, direitos, português e outras matérias do tipo podem ser compreendidas melhor mesmo sem ajudas visuais. Concentre-se nessas matérias na hora de procurar podcasts para estudar.

Estudando com vídeos

O grande problema de estudar com vídeos é o quanto é difícil gerenciar seus estudos estando na frente do computador, com acesso à internet. Essa é a primeira dificuldade que os estudantes encontram quando querem aprender com videoaulas.

Utilizar aplicativos que bloqueiam redes sociais pode ser uma boa ideia para quem não consegue se conter, mas a verdade é que só muito foco e força de vontade podem ajudá-lo a não se distrair na era das distrações.

Apesar disso, os vídeos trazem duas grandes vantagens enquanto materiais de estudos: eles podem ser pausados quando você precisa fazer uma anotação e podem ser assistidos mais de uma vez. Se você souber conter as distrações, pode aprender muito!

Ter os materiais certos é apenas um dos fatores para passar em um concurso. Dedicação e força de vontade são os verdadeiros fatores que vão ajudá-lo a seguir em frente e estudar sempre mais para passar na prova.

Você já sabe que as melhores apostilas para concursos não existem e que é importante focar em diversos tipos de materiais.

É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães