Melhores aplicativos para estudar para concurso

Melhores aplicativos para estudar para concurso: Top 5 rumo à aprovação

Ao procurar aplicativos para se preparar para fazer uma prova de  concurso, é fácil você se perder em meio a tantas opções. É por isso que selecionamos 5 dos melhores aplicativos para estudar para concurso.

Cada um deles vai ajudá-lo a desenvolver uma habilidade importante para sua aprovação. Na prática, esses aplicativos auxiliam o concurseiro a:

  • criar mapas mentais, para assimilação fácil do conteúdo;
  • fazer o maior número de questões possíveis;
  • aumentar sua produtividade.

Os aplicativos para organizar estudo podem ser um salva-vidas para o estudante que tem dezenas de matérias para estudar e revisar, além das pilhas de exercícios para fazer.

Mesmo que você esteja fazendo aulas em um cursinho, ou recebendo o acompanhamento de um coaching para concursos, você pode aproveitar os benefícios que os melhores aplicativos para estudar para concurso podem te oferecer.

Então, continue lendo este artigo para encontrar alguns dos melhores aplicativos para estudar para concurso e ser aprovado.

Leia também: Como montar um plano de estudo para concurso e ser aprovado

5 melhores aplicativos para estudar para concurso 

1.  QConcursos

Uma das maneiras mais eficientes de estudar para concurso é fazer o maior número de questões possíveis, de todas as matérias previstas no edital.

Provas antigas do mesmo concurso, questões de outras provas da mesma área de conhecimento, exercícios práticos de conteúdos teóricos e mais.

O QConcursos está na lista dos melhores aplicativos para estudar para concurso, pois, facilita esse acesso aos exercícios.

O app oferece as atividades de acordo com o concurso para o qual você está se preparando.

Até na versão gratuita é possível responder questões em modo offline, ou seja, sem ter acesso à internet. Você pode filtrar as questões por:

  • banca;
  • prova;
  • tema.

Junto aos exercícios, o aplicativo também oferece vídeo aulas sobre o tema relacionado à questão.

Há também comentários dos professore sobre cada tema, o que ajuda a assimilar o assunto e evitar erros repetitivos.

O sistema funciona tanto em smartphone (Android e IOS) como no computador. 

2. Alerta Concurso

Como o próprio nome sugere, a função do aplicativo é avisar o usuário sobre novos concursos.

No Alerta Concurso você pode inserir filtros pré-sugeridos para selecionar o tipo de concurso que deseja prestar. Dessa forma, o app só te alertará sobre provas que tenham relação com a área que você deseja.

Você pode definir as áreas de interesse, os locais e horários para receber essas notificações.

O aplicativo torna a vida da concurseiro mais fácil, pois, ao mesmo tempo, que economiza as horas que o estudante passaria procurando por novos editais, também impede que ele perca algum concurso porque não ficou sabendo sobre seu lançamento.

Entenda melhor o funcionamento de um dos melhores aplicativos para estudar para concurso, no vídeo abaixo:

3. Be Focused

Be Focused é um planejador de tarefas, com um cronômetro interno. Ele tem como base a técnica Pomodoro de produtividade.

Ele não só ajuda você a manter o foco na tarefa que está executando, mas também permite acompanhar seu progresso e obter novos insights sobre seu fluxo de trabalho.

O aplicativo incentiva você a definir grandes metas e depois dividi-las em tarefas pequenas e realizáveis.

Em seguida, ajuda a dedicar tempo concentrado a cada uma dessas tarefas, contribuindo para que você obtenha grandes sucessos, resultados de pequenas vitórias.

Sua lista de tarefas e o timer ajudam a mantê-lo no caminho certo sem ficar sobrecarregado. Além disso, você poderá organizar suas prioridades.

4. MindMeister

Em comparação com as notas (ou fichas) lineares tradicionais, os mapas mentais têm muitas vantagens. Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais os mapas mentais são tão eficazes:

  • a estrutura de um mapa mental corresponde diretamente à maneira como nosso cérebro armazena e recupera informações;
  • ele transmite hierarquia e relacionamentos entre ideias individuais e permite que você veja o panorama geral;
  • faz uso de gatilhos mentais (como fotos, cores e conexões) para ajudar seu cérebro a memorizar as coisas com mais facilidade.

São essas propriedades que tornam os mapas mentais uma ótima ferramenta de aprendizado e fazem do MindMeister um dos melhores aplicativos para estudar para concurso. Com o app seus mapas ficam disponíveis a qualquer lugar e hora para você. 

Para os concurseiros, os mapas mentais podem facilitar a estruturar, gerenciar e memorizar o conhecimento que você está tentando adquirir.

Melhores aplicativos para estudar para concurso

6. Estudaqui

Quando você começa a estudar para concurso, independente da área para a qual decidiu se dedicar, uma das primeiras perguntas que aparecem em sua mente é: como eu vou conseguir estudar tudo isso?

O volume de conteúdo e o grau de exigência, assim como o alto nível de competitividade, exigem que o concurseiro se prepare da forma adequada para estar pronto no dia da prova.

Como fazer isso? Você precisa de um plano de estudos. Planejamento é tudo!

Um dos modelos mais eficientes, que já ajudou e ainda contribui para  aprovar milhares de estudantes em todo o Brasil, é o Ciclo de Estudos.

Ao contrário do plano tradicional, em formato de agenda, o ciclo não é cansativo e aproveita muito melhor cada período do seu dia, sem engessar sua rotina.

Se você estuda há algum tempo, provavelmente já se organizou com um cronograma fixo, no qual toda segunda-feira, de 9h às 11h você estudaria Raciocínio Lógico. Previsivelmente, você já furou essa organização e sentiu-se completamente desmotivado e preocupado por fazer isso.

Com o Ciclo de Estudos você define blocos de estudos, com disciplina e tempo a ser dedicado, mas não estabelece dia e hora fixos. Dessa forma, sua rotina se torna mais motivadora e produtiva.

Melhores aplicativos para estudar para concurso

O aplicativo EstudAqui é o único do mercado com tecnologia de criação de ciclos de estudo aprovada por Alexandre Meirelles, o inventor e maior especialista do Brasil no assunto.

Ao acessar o app você seleciona qual é a prova para a qual deseja estudar, marca as disciplinas com as quais têm mais facilidade e mais dificuldade e o aplicativo gera, com um clique, seu Ciclo de Estudos, exclusivo e personalizado.

Além de montar seu ciclo e organizar o tempo de estudo, o app também permite:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • receber dicas para melhoria de desempenho.

Com essas funcionalidades ele já poderia ser o melhor aplicativo para estudar para concurso, mas ainda tem mais. O app oferece um comparativo com os estudantes concorrentes que estudam para a mesma prova. 

Quer saber mais sobre os benefícios do sistema? Acesse a plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar bastante os seus estudos.