Livros que todo concurseiro deve ter

10 livros que todo concurseiro deve ter: títulos didáticos, motivacionais, metodologias e mais

Durante a preparação para um concurso público, um dos fatores mais relevantes é o acompanhamento de uma bibliografia séria e consistente. O volume de conteúdo a ser estudado é muito extenso, por isso, você não deve perder tempo com livros e apostilas que não correspondem ao que é pedido em uma prova de concurso. Para te ajudar a separar o joio do trigo, criamos este artigo, com uma lista de livros que todo concurseiro deve ter. 

Separamos o material entre livros didáticos, que abordam os conteúdos pedidos nos principais editais, e uma segunda parte, com livros sobre métodos de estudo, produtividade e motivação. Afinal, esses também são fatores decisivos, que podem ajudar ou impedir sua aprovação.

Livros que todo concurseiro deve ter: 4 títulos de conteúdo para prova

Vamos começar nosso guia de livros que todo concurseiro deve ter com os títulos que você usará para estudar efetivamente para as provas. São livros que possuem conteúdo e exercícios relevantes. 

Se você está buscando métodos de como estudar em casa para concurso público, essa lista pode ser ainda mais relevante, uma vez que você já conta com a indicação dos professores de cursinho.  

Então vamos lá!

1. Matemática Básica Definitiva para Concursos – Alexandre Meirelles e Alex Lira

Se você está começando sua preparação para concursos ou já é um concurseiro experiente esta é uma excelente opção de livro de matemática para concurso.

Além da didática simples sobre fórmulas e cálculos, este livro oferece cerca de 1.000 questões comentadas para que você possa aprender a teoria e aplicar na prática, usando o mesmo material.  

Aqui você também encontra, ao fim de cada capítulo, um resumo da matéria. Isso vai te ajudar economizar tempo na revisão de todo o conteúdo. 

Conheça alguns macetes típicos de concurso e prepare-se usando uma boa fonte de conhecimento.

10 livros que todo concurseiro deve ter: títulos didáticos, motivacionais, metodologias e mais

 

2. Gramática Básica para Concursos – Arenildo Dos Santos

Se você tem facilidade com Matemática, provavelmente seu calcanhar de Aquiles nos concursos será Português. Na verdade, se você já estuda há algum tempo, sabe que a prova de Português pode ser a grande vilã de um certame, graças à Gramática. 

Muitos detalhes são cobrados e as regras e suas exceções podem deixar qualquer concurseiro à beira de um colapso nervoso. 

Por isso, entre os livros que todo concurseiro deve ter, indicamos o livro do professor Arenildo Santos. 

Livros que todo concurseiro deve ter

3. Direito Constitucional Esquematizado – Pedro Lenza

Outra disciplina muito comum em concursos públicos é o Direito Constitucional. O volume de conteúdo é bem grande, por isso, o livro é indicado: ele aborda os temas mais comuns da área em concursos públicos. 

É um livro que todo concurseiro deve ter, seja para concursos de cargos de nível médio, ou candidatos de nível superior em Direito. 

Livros que todo concurseiro deve ter

4. Informática para Concursos – Renato Da Costa

Muitos concurseiros não dão a devida importância para provas de Informática Básica em concursos. Saiba que isso é um erro. Saber mexer no computador não é a mesma coisa que saber responder questões técnicas solicitadas nos concursos.

Com Informática para Concursos você tem acesso às informações e conteúdos importantes, normalmente abordados nos certames. Esse é, sem dúvida, um dos livros que todo concurseiro deve ter.

Livros que todo concurseiro deve ter

 

5. Produtividade para quem quer tempo – Geronimo Theml, Ed. Gente

Não importa se você precisa conciliar trabalho e estudo ou se tem todo o tempo do mundo para se preparar para o concurso, aproveitar melhor o seu tempo é um objetivo que deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, ainda mais de um concurseiro. 

O livro é bem prático e dá dicas diretas para aumentar sua produtividade, sem precisar aumentar o tempo dedicado aos estudos. Resumindo,Produtividade para quem quer mais tempo”, te ajuda a fazer mais em menos tempo

Livros que todo concurseiro deve ter

Essa lista com 5 livros é apenas o pontapé inicial para te ajudar a organizar as matérias para estudar para concurso. De acordo com a área de concentração que você escolher, outros títulos deverão fazer parte de sua lista pessoal de estudo. 

Livros que todo concurseiro deve ter: motivação e métodos de estudo [+ 5 títulos]

Não é só de conteúdo que se faz um concurseiro! Aprender como passar em um concurso público exige preparação psicológica e muita motivação, afinal, normalmente esse é um processo que pode durar meses ou anos. 

Agora que você já tem em mãos os livros que todo concurseiro deve ter para atender aos conteúdos solicitados nos editais, é hora de listar quais livros ajudarão na preparação completa do estudante. 

1. Como estudar para concursos – Alexandre Meirelles

O primeiro título dessa lista é um dos livros mais conhecidos, e reconhecidos, quando o assunto é preparação para concursos público. 

A obra de Alexandre Meirelles apresenta técnicas de estudo eficazes e é resultado de muita pesquisa, estudo e da própria experiência do autor. 

As técnicas podem ser aplicadas em diferentes realidades, desde pessoas 100% dedicadas aos estudos até concurseiros que dividem o tempo com outros trabalhos, filhos e família. 

Livros que todo concurseiro deve ter

2. Como vencer a maratona dos concursos públicos – Lia Salgado

Motivação e orientação são as duas palavras que resumiriam bem o que este livro traz para você. 

Além de contar os altos e baixos pelos quais passou durante seu caminho até a aprovação e apresentar como passou por todos eles, Lia Salgado, também oferece uma série de orientações práticas para o concurseiro otimizar o caminho até a aprovação

A autora oferece respostas para as principais dúvidas que surgem no período de preparação dos candidatos.

Livros que todo concurseiro deve ter

3. Como se preparar para concursos públicos com alto rendimento – Rogério Neiva

Mesmo não sendo um livro didático, “Como se preparar para concursos públicos com alto rendimento”, está entre os livros que todo concurseiro deve ter, afinal, o título é quase um guia para concurseiros iniciantes ou avançados. Em suas páginas, o autor, que é professor de cursos preparatórios, oferece uma sequência de passos para alcançar a aprovação

Ótima opção para quem deseja aprender como controlar pensamentos desmotivadores e alcançar o sucesso.

Livros que todo concurseiro deve ter

4. De faxineiro a procurador da República – Manoel Pastana

Parece coisa de filme, mas essa é uma história real de um homem que cresceu em uma família com poucos recursos, trabalhou como faxineiro e, foi aprovado em um dos mais difíceis concursos públicos do Brasil, em PRIMEIRO lugar.

O método apresentado no livro se concentra em desenvolver e fortalecer a inteligência emocional dos candidatos. 

Você encontrará estratégias mentais e técnicas de estudo para colocar em prática e tornar seu tempo mais efetivo. 

A obra é uma verdadeira história de força e superação, que vai dar um gás extra em sua motivação e também ampliar seu leque de metodologias para otimizar seu estudo. 

Livros que todo concurseiro deve ter

 

Leia também: Como ter motivação para estudar: 13 dicas para concurseiros

5. Aumente o poder do seu cérebro – John Medina

Medina, autor do livro, é um pesquisador sério, vinculado a grandes instituições norte-americanas, que pesquisam sobre o funcionamento da mente humana.

Além de listar os princípios do funcionamento da mente, o autor apresenta conselhos e dicas práticas para melhorar a capacidade cognitiva durante a prática de várias atividades, incluindo estudar e realizar provas. Com dicas valiosas para aproveitar melhor seu tempo, “Aumente o poder do seu cérebro” está entre os livros que todo concurseiro deve ter.

Livros que todo concurseiro deve ter

Além dos livros que todo concurseiro deve ter, você também deve conhecer os aplicativos para organizar estudo. Juntos você terá o que precisa para correr atrás de seu objetivo, de maneira estratégica. O app Estudaqui, por exemplo, te ajuda a ter muito mais foco no seu cronograma de estudos, e o melhor de tudo, ele organizar tudo pra você com apenas 1 clique!  

Você escolhe o seu concurso, indica quais são suas maiores dificuldades e ele cria um ciclo de estudos perfeito e personalizado, baseado em suas facilidades pessoais em cada matéria. 

Também é possível controlar o quanto já avançou no seu estudo e o quanto falta para terminar um ciclo (plano de estudo). 

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível.

Conheça todos os detalhes no nosso site. 

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves