Legislação para concursos - como estudar e otimizar seu tempo

Legislação para concursos: como estudar e otimizar seu tempo

A legislação para concursos é uma matéria que cai nas provas de diversas áreas, sendo especialmente importante para a área fiscal e a policial. Conhecer as leis, sejam as mais comuns ou as menos usuais, é muito importante para os concurseiros, independentemente da área escolhida.

Porém, muitos têm dificuldades de estudar legislação. Por isso, fizemos esse texto com as melhores dicas para compreender essa matéria e ir muito bem na prova.

Continue sua leitura e bons estudos!

Legislação para concursos: dicas básicas para estudar

Essas são algumas dicas básicas gerais para ajudá-lo a estudar melhor a legislação para concursos. Muitas podem ser aplicadas mesmo para outras matérias, já que tratam de organização e interpretação, dois fatores que podem ajudá-lo a estudar qualquer assunto.

Comece se organizando

O primeiro passo para estudar para um concurso público é se organizar. Separe os momentos que você tem livre no dia a dia e reserve-os para os estudos. Não se deixe enganar pela agenda: mesmo dias que parecem cheios têm algum espacinho que pode ser reservado para estudar.

A melhor dica para organizar os estudos de legislação para concursos é encaixar essa matéria em momentos em que você esteja mais descansado. Isso porque ela exige leituras pesadas e, se estiver com sono, vai ter dificuldades de se concentrar.

Leia o edital

Ler o edital do concurso que você quer prestar é a única maneira de saber quais leis vão cair na prova. Você não precisa – e nem mesmo deve tentar – decorar toda a constituição. Estudar muitas leis ao mesmo tempo pode até mesmo atrapalhar.

Se o edital do concurso ainda não saiu, procure por editais anteriores ou similares para começar a se preparar, e adapte seus estudos quando o edital de fato for lançado.

Não se apresse

A legislação está escrita em uma linguagem muito específica, que é difícil para a maioria das pessoas. Por isso, não pense que só passar os olhos por cima será o suficiente para aprender uma lei: você deve saber como interpretá-la.

Não tenha pressa e leia com muita calma. Se for preciso, pesquise palavras em um dicionário para não comprometer seu entendimento.

Faça pesquisas

Você não precisa estudar legislação para concursos apenas com a constituição nas mãos. Procure reportagens, casos de julgamentos, resumos, vídeos e outros tipos de materiais que deem exemplos e recursos visuais. Isso facilita muito a memorização.

Busque ajuda

É muito comum ter dificuldade em estudar legislação. Por isso, não tenha vergonha de pedir uma ajuda profissional para entender alguma lei ou compreender sua aplicação.

Com essas dicas básicas esclarecidas, você está pronto para passar a estudar a legislação para concursos com mais profundidade.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Como se aprofundar na legislação para concursos?

Legislação para concursos - como estudar e otimizar seu tempo 1

Com essas dicas, você vai ter mais facilidade para estudar e memorizar as leis, mesmo que a matéria seja mais pesada. Confira:

Analise as provas anteriores

Na maioria das vezes, fazer questões de provas anteriores é uma ótima ideia para estudar para concurso. No caso da legislação, no entanto, você não precisa apenas resolver as questões: analise-as, conferindo quais são os temas abordados e como eles aparecem na prova. Marque os artigos correspondentes na lei e os artigos que tenham a ver com eles.

Isso não apenas é uma maneira de fazer com que você estude e memorize com mais facilidade, mas também é uma forma bem visual de descobrir quais são as leis, artigos ou parágrafos que mais aparecem em provas de concursos e, assim, você consegue priorizar seus estudos.

Leia os artigos principais para a área

Alguns conteúdos são mais ou menos importantes na prova dependendo de qual cargo você quer assumir. Por exemplo, se você está concorrendo a um cargo técnico da área de tribunal, dê mais atenção aos atos processuais, como citações, intimações e cartas, que serão conteúdos comuns no seu dia a dia e, provavelmente, muito pedidos na prova.

Se você não souber o que é mais importante para sua área, não se preocupe: o exercício de marcar os artigos citados em provas anteriores, sobre o qual falamos na dica acima, provavelmente já vai apontar esse caminho.

Memorize o que não parecer lógico

Muitas leis são escritas de maneira confusa e, sem uma boa interpretação de texto, você pode compreender tudo errado. As provas de legislação para concursos se aproveitam disso para fazer “pegadinhas” e, naturalmente, criar questões que muitos concurseiros vão errar.

Por isso, se você identificar algum artigo ou lei que possa gerar confusão, memorize-o. Tente se lembrar também de sua aplicação. Isso evita que você caia nas pegadinhas da prova.

Revise constantemente

Agora que você tem os arquivos grifados e sabe quais são os principais e quais são as pegadinhas, revise todos constantemente.

Procure um horário do dia em que você não esteja tão cansado para fazer isso, já que, como dissemos, a leitura é pesada. Se preferir, grave-se lendo as leis para escutar enquanto está no trânsito. Nesse caso, a repetição ajuda muito a memorizar.

Não substitua a legislação

Mesmo que você encontre outros materiais que falem sobre as leis e os artigos que precisa estudar, não deixe de lado a legislação. Sempre que estiver estudando a partir de um vídeo ou resumo, tenha a lei em mãos para fazer anotações.

Acostumar-se com a linguagem da legislação para concursos é essencial para não se atrapalhar na hora da prova.

Essas foram algumas dicas que vão ajudá-lo a estudar melhor a legislação. Mas para realmente poder estudar, você deve aprender a otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade.

Otimização de tempo para o estudo de legislação para concursos

Saber otimizar seu tempo faz com que você possa estudar mais em menos tempo – o que é a própria definição de produtividade. Por isso, vamos dar três dicas para quem tem que estudar legislação, mas tem que conjugar esses estudos com o trabalho, a faculdade e a família.

Elimine as distrações

Um dos maiores problemas de quem estuda hoje em dia é o quanto estamos cercados por distrações o tempo inteiro. Seja o e-mail, as mensagens, as ligações ou as redes sociais, somos o tempo inteiro bombardeados por notificações que tiram nosso foco.

Por isso, quando quiser estudar legislações, desligue ou afaste todas essas distrações. Essa já é uma matéria complicada o suficiente, com um texto complexo e difícil. Não a deixe ficar pior com a falta de foco!

Encontre pequenos momentos

Ler uma lei e tentar compreendê-la pela primeira vez exige um tempo e dedicação. Porém, revisar aquilo que você já estudou e compreendeu é algo que pode ser feito a qualquer momento. Por isso, dedique seus minutos extras da hora do almoço, da fila do banco ou da sala de espera para revisar a legislação.

Reúna dúvidas

Não pare de estudar sempre que surgir uma dúvida qualquer e não se esqueça de sempre perguntar para um profissional da área!

Estudar legislação para concursos é uma mistura de interpretação de texto, persistência e otimização de tempo. Com esses três fatores, você vai se sair muito bem na prova!

É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães