Editais de concursos públicos 3 dicas Capa

Editais de concursos públicos: 3 dicas fundamentais para você se preparar

Chegou o dia da publicação do tão aguardado edital. Você está estudando faz meses, estava cheio de dúvidas e agora está tudo lá, à sua disposição. Para você estar preparado quando essa hora chegar, elencamos 3 dicas que irão ajudar você a não temer os editais de concursos públicos. Confira no artigo dessa semana!

Costumo brincar que quase todo edital é um “Kinder Ovo”, com alguma surpresa dentro. Os órgãos públicos querem candidatos que sabem agir sob pressão e que são mais estáveis emocionalmente. Não é à toa que elaboram editais de concursos públicos e provas cada vez mais difíceis, sem tempo suficiente para resolvê-las.

Muitas vezes, para a surpresa dos candidatos, aparecem algumas matérias novas em relação ao edital anterior. Qual o melhor procedimento a se fazer nesses casos? 


1) De olho nos editais de concursos públicos

Após a publicação do edital de concurso público, é normal bater um desespero. Passado o estresse inicial, é hora de estudar o edital detalhadamente. Saber analisá-lo, elaborar um calendário de estudos e controlar a quantidade de horas para se dedicar a cada disciplina são atitudes essenciais para quem quer ser aprovado. Conheça aqui os pilares para aprovação em concurso.


2) Separe o programa de cada disciplina do concurso público

Os editais de concursos públicos possuem regras distintas. Não vá estudar desesperadamente sem entender as regras do jogo. Um conselho que dou com muita ênfase é o de imprimir separadamente o programa de cada disciplina. Na hora que for estudar aquela disciplina sempre deixe o seu programa respectivo ao lado, assim você evita estudar algo que não cairá na prova. Essa dica também é útil para ir assinalando os tópicos estudados e revisados.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).


3) Definindo o novo material de concurso público

Com as regras do jogo em mãos, a preparação para concurso público passa a ser diferente. Como dizíamos no exército, “é quando a cobra começa a fumar”.

Um erro muito comum de muitos candidatos é comprar o primeiro material que encontra na internet em relação a uma disciplina que apareceu de surpresa no edital. Não faça isso!

Não adianta se desesperar ou desistir de fazer a prova, lembre-se de que as novidades são as mesmas para todos os candidatos. Por essas e outras que sempre ouvimos que devemos estudar o máximo possível antes de sair o edital, porque depois dele, a maior parte do tempo deve servir para revisar o que já foi estudado e estudar as novidades, se surgirem.

Agora que você já sabe as 3 dicas fundamentais para se preparar para quando sair o edital do seu concurso, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.