Dicas para passar em concurso público Capa

Dicas para passar em concurso público: 3 pilares para o sucesso nas provas

Conheça quais são os 3 pilares para o sucesso nos concursos públicos que o concurseiro precisa levantar e fortalecer. Acompanhe, a seguir, as melhores dicas para passar em concurso público.


Ser aprovado num concurso público é o sonho de muitos concurseiros Brasil afora. Mas o que é necessário para ver o seu nome no Diário Oficial? Quais as dicas para passar em concurso público? Será que é só estudar o máximo possível de cada disciplina e ir fazer a prova?

Algum tempo atrás, conversando com um amigo aqui do trabalho, a respeito de como algumas pessoas falham no momento da prova por conta de detalhes que foram esquecidos na sua preparação, chegamos à conclusão que há três grandes fatores que influenciam a performance na hora do concurso e como apenas um deles pode ser suficiente para causar o insucesso.

Minha crença de que alguns requisitos são fundamentais para a aprovação de um candidato em uma prova de concurso é tão grande que eu criei um curso chamado Pilares da Aprovação, no qual você vai aprender tudo sobre concursos públicos, desde como funcionam os concursos públicos até dicas sobre cada área, como gerir seu tempo e organizar seu espaço de estudo. Vale a pena conhecer para começar com o pé direito!

Assim, neste artigo, vamos falar a respeito desses três fatores para o sucesso nos concursos públicos e como eles funcionam como verdadeiros pilares. Além disso, vamos apresentar superdicas para passar em concursos públicos, superando obstáculos.

Dicas para passar em concurso público: prepare-se para acumular conhecimento

O nosso primeiro pilar de sustentação para a aprovação num concurso público é o conhecimento. Aprender como estudar para concursos  é tão importante que, geralmente, é o único fator  lembrado durante toda a preparação do candidato.

Isso é justificado, afinal, se a pessoa não tiver o conhecimento necessário, dificilmente conseguirá ter sucesso na hora da prova.

Para construir uma base de conhecimento sólido das disciplinas, que permita ao concurseiro ter condições de ser aprovado, é necessário muito tempo de dedicação, muitas horas de HBCs como sempre digo.

É importante que esse tempo seja utilizado de maneira eficiente. Por isso, conhecer as melhores dicas para passar em concurso público   é tão importante, entre elas:

Todos esses fatores ajudam na construção do pilar do conhecimento.

Fato é que uma das principais dicas para passar num concurso é que precisamos conhecer como o nosso cérebro trabalha. O conhecimento adquirido deve ser armazenado na nossa memória de longo prazo. É por isso que o estudo para concurso público é bem diferente do estudo na época da escola ou faculdade.

Se você ainda não conhece o método de ciclo de estudos na preparação para os concursos públicos, aconselho que dê uma lida nos artigos que publiquei sobre o tema por meio dos links a seguir:

CICLO DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS | PARTE 1: CONCEITO

CICLO DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS | PARTE 2: PRÁTICA

Contudo, como dissemos no início deste artigo, o conhecimento é apenas um dos pilares para o seu sucesso. Vamos, agora, falar sobre o segundo fator determinante para a sua aprovação e listar as dicas para passar em concurso público, que vão solucionar os problemas que podem aparecer em seu caminho

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Saber como fazer a prova de concurso público

Nem sempre aquele que detém o maior conhecimento é o aprovado.

É importante termos a ideia de que o conhecimento é condição necessária, mas não suficiente para o sucesso numa prova de concurso público, como dito anteriormente.

Muitas provas, ultimamente, têm cobrado, além do conhecimento específico de cada disciplina, um raciocínio e uma forma de pensar na prova que vai além do conhecimento teórico das disciplinas que são ali cobradas e o concurseiro tem que ter uma habilidade de saber lidar com as dificuldades que se apresentam.

O tempo tem se tornado um inimigo implacável em alguns concursos. Nesses casos, mesmo que fosse possível o aluno conhecer 100% do conteúdo programático, ele não teria tempo suficiente para ler, analisar e fazer todos os exercícios propostos com o tempo disponível.

Assim, ter domínio sobre as dicas de como fazer uma boa prova, vai muito além do conhecimento do conteúdo que será cobrado. É necessário ter conhecimento sobre as técnicas para resolver questões do concurso, desenvolvendo as habilidades de:

  • resolver as questões no menor tempo possível;
  •  tomar a decisão de pular alguma questão (mesmo que você saiba como resolvê-la);
  • priorizar alguma disciplina em virtude das regras do edital.

Além disso, conhecer a banca examinadora e como ela tem cobrado certos pontos específicos de uma disciplina é necessário para fortalecer este pilar da nossa tríade, ajudando você a resolver a prova em menos tempo

Enfim, esse fator de sucesso depende de muito conhecimento e treino prévio e isso deve ser incorporado na sua preparação.

Seguem, abaixo, alguns artigos do nosso blog que abordaram essa questão:

FCC? ESAF? DICAS DE COMO FAZER PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

ANÁLISE DAS PROVAS DOS PRINCIPAIS CONCURSOS DA ÁREA FISCAL

Bom, quer ver seu nome no Diário Oficial como um dos aprovados? Chegou a hora de falarmos sobre o último pilar a ser construído e as dicas para passar em concurso público que consideram este tópico.

Condicionamento físico e mental

Muitos concurseiros se preocupam em estudar, fazer exercícios e conhecer a banca examinadora, mas se esquecem de um fator que pode fazer todo esse esforço naufragar na hora da prova.

A pressão psicológica nesse momento é enorme, em especial, para aqueles concurseiros que tiveram que esperar (e se dedicar) durante anos para aquele dia.

Mesmo durante a preparação, é muito difícil não ter momentos em que incertezas e aborrecimentos se tornam maiores que a vontade de estudar.

Por tudo isso, uma super dica para passar em concursos públicos, é  desenvolver um verdadeiro condicionamento mental. Não é fácil a pressão durante todo o período de estudo e, principalmente, na hora da prova.

Quantas pessoas não deixam a sua vaga escapar nos primeiros minutos da prova pelo desespero de não saber algumas poucas questões. Não estavam preparadas para o pior!

Além do condicionamento mental e a motivação, outro fator que também faz parte desse terceiro pilar é o condicionamento físico, tão esquecido por muitos concurseiros.

Alguns concursos chegam a ter quatro provas de três a cinco horas num único final de semana! Se a pessoa não tiver um condicionamento físico para aguentar tamanha maratona, as dores no corpo vão acabar por prejudicar o raciocínio.

Isso também se aplica durante a preparação, no dia a dia dos estudos. Assim, não deixe que o condicionamento físico seja o seu ponto fraco. Algumas semanas antes da prova, treine resolver questões por pelo menos umas cinco horas com um intervalo de 10 minutos no máximo. Afinal, na prova será assim.

Abaixo, alguns artigos que são voltados para esse nosso terceiro pilar:

SCHWARZENEGGER E OS CONCURSOS PÚBLICOS

CONCURSO PÚBLICO E FIM DE ANO: FOCO E DISCIPLINA

CONCLUSÃO: EQUILÍBRIO É TUDO!

Bom, espero que tenham gostado deste artigo com dicas para passar em concurso público. A ideia é que vocês prestem atenção a todos os fatores que foram colocados aqui. Eles podem influenciar na sua preparação e, principalmente, na hora da sua prova!

Deve haver um equilíbrio entre estes três pilares para que nenhum deles seja o responsável em prejudicar a sua aprovação.

Já vi e ouvi muitos casos de insucesso de pessoas que tinham um ou até dois desses fatores muito fortes, mas esqueceram de fortalecer o outro pilar.

Agora que você já sabe os 3 pilares para o sucesso nas provas, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.