Dicas para provas de concurso - Por onde começar a responder [PARTE 2]

Dicas para prova de concurso público: durante o exame [parte 2]

Fizemos a primeira parte das dicas para prova de concurso público aqui no blog e você pode conferir neste link. Demos alguns conselhos do que você deve fazer na semana que antecede a prova, no que envolve a sua organização e o preparo psicológico.

Agora, na segunda parte, vamos apresentar dicas para provas de concurso público que você pode colocar em prática no dia da prova, durante a realização do certame.

Neste artigo, reunimos as orientações que irão garantir a sua tranquilidade, bem-estar e o melhor aproveitamento do tempo para a resolução das questões e desafios propostos no grande dia. Vamos lá? Continue a leitura!

Para facilitar sua vida, colocaremos primeiro a listagem, e depois colocaremos os detalhes de cada dica no restante do artigo.

Dicas para o dia da prova de concurso público:

  • Faça o seu “xixi preventivo”;
  • Reserve um tempo para uma nova ida ao banheiro;
  • Não tente resolver uma questão a todo custo e por honra;
  • Marque o gabarito em turnos intermediários;
  • Anote o gabarito para você conferir depois;
  • Canhotos devem antecipar sua entrada na sala;
  • Não discuta com outros candidatos.

Agora sim, vamos te mostar mais detalhes de cada dica :)

7 dicas para prova de concurso

1. Faça o seu “xixi preventivo”

Todo certame permite que os candidatos saiam de sala, após um determinado período de tempo, para que possam fazer quaisquer necessidades fisiológicas.

Entretanto, antes de entrar na sala, vá ao banheiro – mesmo que aparentemente você não esteja com vontade.

Isso é o que chamo de “xixi preventivo” – é uma das dicas para provas de concurso que parece boba, mas que irá prevenir que você tenha seu raciocínio atrapalhado em um momento importante da prova por aquela vontade enlouquecedora de ir ao banheiro.

2. Reserve um tempo para uma nova ida ao banheiro

Além do “xixi preventivo”, uma ida ao banheiro durante a prova também serve como um momento para se acalmar, espairecer e até se alongar.

Dessa forma, garanta que você tenha até 10 minutinhos mais tranquilos para ir ao banheiro e, mais uma vez, aliviar a bexiga, mas também diminuir a tensão da prova.

Lavar o rosto e levantar-se um pouco da carteira são boas dicas para provas de concurso que ajudam a dissipar o estresse que, ao extremo, pode gerar brancos, erros no gabarito e mais.

Após umas três horas de prova, mais ou menos, vá ao banheiro para “dar um break”.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

3. Não tente resolver uma questão a todo custo e por honra

Em outro artigo aqui no blog, trouxe para você dicas para provas de concurso para resolver provas em menos tempo, e uma deles é essencial que eu reforce agora.

Trata-se de um erro clássico de muitos candidatos: Começar a resolver uma questão, ter dificuldades, se embolar e ainda ficar persistindo.

Nesses casos, se você perceber que apresentou muita dificuldade e ficou “agarrado”, fuja. Passe para a próxima questão.

Também não tente resolver a todo custo uma questão que você não está conseguindo apenas porque você se sente “autoridade” no assunto ou é dedicado demais à disciplina.

Seja humilde, aceite os obstáculos e, assim sendo, prossiga para as próximas questões.

Não é porque você estudou para caramba um assunto que você tem a obrigação de acertar todas as questões dele.

Vale ressaltar que mesmo pulando para a próxima questão, seu cérebro continuará trabalhando em segundo plano na questão em que você está em dúvida. Logo, a resposta certa pode vir mais tarde!

 

4. Marque o gabarito em turnos intermediários

Uma das dicas para provas de concurso mais recorrentes é que você deve reservar os 30 minutos finais para a marcação do gabarito.

No entanto, eu não acredito que essa seja a melhor opção, afinal, nos minutos finais da prova você está exausto e a chance de cometer erros e se distrair é ainda maior.

Assim sendo, uma das dicas para provas de concurso mais valiosas que posso oferecer é a marcação intermediária do gabarito.

Por exemplo, ao chegar à metade da prova, pegue o gabarito e marque apenas com um pontinho mínimo o círculo das respostas certas. Esse processo deve ser repetido ao finalizar a segunda metade.

Essa pausa na metade da prova ajuda a relaxar o cérebro e diminuir a ansiedade, além de adiantar o preenchimento do gabarito e minimizar a ocorrência de erros.

Depois, reveja as questões e só depois de ter certeza absoluta, termine de preencher os círculos.

Essa é uma atitude que ajuda você a evitar os erros por conta de cansaço ao preencher no fim da prova. 

Se você estiver cansado, se distrair e pular uma questão, por exemplo, há chances de você preencher errado em cadeia boa parte do gabarito. Portanto, cuidado!

5. Anote o gabarito para você conferir depois

Todo concursando deve levar o seu gabarito para casa para conferir as respostas quando o gabarito oficial for divulgado.

Entretanto, anotar as respostas, atualmente, só é permitido em papel fornecido pela banca e de acordo com as suas instruções.

É passível de eliminação anotar também no seu cartão de confirmação de inscrição, por exemplo.

Assim sendo, as bancas oferecem um papel para que você possa anotar as suas respostas e levar com você.

De toda forma, outra das dicas para provas de concurso é jamais deixar de levar com você suas respostas. Isso é importante não só para medir seu desempenho por disciplinas, mas para o respaldar no pedido de recursos.

6. Canhotos devem antecipar sua entrada na sala

O terror dos canhotos são aquelas carteiras de braço adaptadas apenas para destros. Deve ser realmente muito difícil fazer uma prova em uma estrutura dessas!

Assim sendo, se você é canhoto, antecipe-se para entrar na sala. Isso irá garantir que você pegue uma cadeira adequada ou que seja providenciada uma para você.

Há concursos em que é possível informar que você é canhoto no ato da inscrição. Fique atento quanto a isso!

7. Não discuta com outros candidatos

Essa é uma das dicas para provas de concurso mais valiosas para quem irá fazer duas provas no mesmo dia.

No intervalo do almoço, por exemplo, evite conversar sobre a prova que passou com outros candidatos.

Isso porque você poderá ouvir respostas diferentes das que você assinalou, opiniões distintas e outros fatores que irão piorar sua ansiedade e poderão atrapalhar sua estabilidade emocional para a próxima prova.

O intervalo entre provas deve ser, sobretudo, um momento de relaxamento, assim como o fim de uma prova.

Lembre-se de que você já deu o seu melhor. Logo, discutir as respostas com outros candidatos só irá afetar sua saúde mental. Evite!

Dicas para provas de concurso: que tal se tranquilizar sabendo que você teve a melhor preparação?

Uma das melhores dicas para provas de concurso público, para ficar mais tranquilo, é ter a certeza de que você teve o melhor tipo de preparação possível durante os seus estudos.

Saber que você estudou de maneira mais eficiente do que a grande maioria dos seus concorrentes vai com certeza fazer toda a diferença na sua tranquilidade no dia da prova.

E pra isso, saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves