Cronograma de estudos policia civil

Cronograma de estudos para Polícia Civil: Guia completo com 4 etapas [+ 1 app]

Se você está neste artigo, provavelmente é uma das milhares de pessoas que desejam ingressar na carreira policial e garantir a estabilidade financeira de ser aprovado em um concurso público. Por isso, está em busca de dicas de como montar um cronograma de estudos para a Polícia Civil. Acertei?

A carreira policial é sem dúvida uma das mais concorridas quando o assunto é concurso público. Em especial, a Polícia Civil atrai a atenção de grande parte dos concurseiros que pretendem se dedicar a essa área.

Não importa se você resolveu começar a estudar para concurso recentemente ou se já está há algum tempo na “batalha”. Neste artigo, nossa missão é apresentar a melhor forma de montar um cronograma estudos da Polícia Civil, independente do estágio em que você esteja.

Existe milagre? Não.

Existe alguma técnica que amplia suas chances? Sim.

De acordo com nossa experiência, a forma mais eficiente de elaborar um cronograma de estudos para concurso é por meio da adoção da metodologia do Ciclo de Estudos, criada por Alexandre Meirelles e testada por milhares de concurseiros que foram aprovados nos concursos mais difíceis do Brasil.

A seguir, nós vamos te ensinar como montar um ciclo de estudos para a Polícia Civil, e também sugerimos que você aprofunde seu conhecimento com o artigo Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”

Cronograma de estudos Polícia Civil: como montar um ciclo de estudos

Antes de apresentarmos o passo a passo de como montar um cronograma de estudos para Polícia Civil, é importante que você tenha em mente que outros fatores também devem ser considerados na preparação e na organização prática do plano de estudo:

  • conheça a banca avaliadora. Se você já está acostumado a fazer provas de concurso, sabe como esse fator pode ser importante para guiar sua preparação;
  • analise o edital. Você pode começar a estudar antes do edital ser divulgado usando como base os editais antigos, entretanto, é importante que ao ter o material em mãos você revise cada detalhe abordado no documento.

Apresentamos a seguir as 4 etapas para montar um ciclo de estudos para Polícia Civil. 

1. Entenda o que é ciclo de estudos

É importante que você esqueça aquela velha organização no formato de agenda, no qual as disciplinas eram divididas em dias da semana e horas do dia, por exemplo: Português na segunda-feira de 9h às 11h, Informática na segunda-feira, de 13h às 18h, e assim por diante.

Um ciclo de estudos organiza:

  • a ordem das disciplinas que você deve estudar;
  • o tempo que deve se dedicar a cada uma delas dentro de um ciclo;
  • a quantidade de blocos que cada disciplina terá em um ciclo.

Entretanto, um ciclo de estudos não delimita o dia nem a hora que você vai estudar.

Isso porque todo ser humano tem compromissos e imprevistos que podem atrapalhar o planejamento inicial e quando você tem uma agenda inflexível, você pode se desmotivar e diminuir seu rendimento.

Resumindo, um cronograma de estudos para a Polícia Civil tem uma aparência próxima a essa:

Cronograma de estudos policia civil

Entretanto, não se prenda ao modelo acima. Ele é apenas um exemplo!

Outra vantagem do ciclo de estudos é que você o monta de forma personalizada, de acordo com:

  • sua facilidade em cada disciplina;
  • seu tempo disponível para estudar;
  • o peso de cada conteúdo;
  • e muitos outros fatores que o deixarão ainda mais personalizado.

Parece complicado? Fique tranquilo, você pode contar com a tecnologia para tornar a construção do seu ciclo de estudos para Polícia Civil mais rápido e simples. O Estudaqui é um aplicativo no qual você só precisa inserir o nome do concurso, apontar suas dificuldades e aguardar que o ciclo personalizado seja montado automaticamente.

O passo a passo funciona da seguinte maneira:

  1. você escolhe a prova para a qual deseja estudar;
  2. o sistema preenche automaticamente todas as matérias que são pedidas no edital;
  3. você indica seu nível de conhecimento e facilidade em cada matéria;
  4. a tecnologia cria um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você.

Mesmo com toda essa facilidade é importante que você entenda o raciocínio por trás desse modelo de cronograma de estudos para a Polícia Civil. Então, vamos seguir com as etapas. 

2. Defina o tamanho do seu ciclo

Como o próprio nome propõe, o ciclo de estudos deve começar, terminar e reiniciar. Então, ao concluir todos os blocos de disciplinas, você deve reiniciar o ciclo. Esse processo é feito por bastante tempo.

Você não deve alterar seu ciclo semanalmente, por exemplo. Mudanças até podem acontecer, com a inserção de outras disciplinas e a redução (ou ampliação) do tempo de estudo de alguns conteúdos, entretanto, as alterações não são constantes, nem ocorrem ao fim de cada ciclo.

Você pode delimitar quantas horas deseja que seu ciclo possua, mas nós indicamos, para esse concurso, algo dentre 20h e 36h (dependendo das suas metas de estudo e da quantidade de matérias adicionadas ao ciclo).

Calma! Esse ciclo não é um ciclo de um dia. Você pode estabelecer uma meta de terminar o ciclo a cada 5 dias, ou a cada 2 semanas, por exemplo. Isso vai depender do tempo disponível que você tem para estudar.

O ciclo de estudo é, por exemplo, uma ótima opção de plano de estudo para concurso para quem trabalha. Você pode concluir, ou iniciar um bloco de estudo na hora do almoço no trabalho, por exemplo, aproveitando cada brecha do seu dia.

Além disso, você pode comparar quanto tempo demorou para concluir um ciclo com o tempo gasto no ciclo seguinte. Você completou o segundo mais rapidamente? Isso quer dizer que você estudou mais horas em menos dias. Ótimo para você!

Essa “competição” é um grande incentivo para qualquer concurseiro!

3. Organize seus blocos 

Os blocos são os “pedaços de tempo” definidos para cada conteúdo.

Indicamos que eles tenham, no princípio, algo entre 1h e 2h30min, no máximo. Depois de 2 horas seu rendimento cai e você aprende menos a cada minuto. Ou seja, você desperdiça seu tempo!

Outra dica para organizar o seu cronograma de estudos para a Polícia Civil é alterar entre disciplinas como Informática e Lógica com Português e Direito.

4. Faça revisão e exercícios

Um dos passos de como manter uma rotina de estudos eficiente é fazer exercícios de provas passadas e manter uma revisão constante das matérias já estudadas.

O modelo de ciclo para cronograma de estudos para Polícia Civil ajuda você a estar sempre revendo o conteúdo.

Para organizar sua revisão uma boa opção é apostar nos mapas mentais. Eles são uma forma simples de relacionar assuntos e tornar o aprendizado mais visual.

 

Com esses 4 passos de como montar um cronograma de estudos para a Polícia Civil você vai sentir uma evolução mais rápida conforme avança na conclusão de blocos e ciclos. Também é provável que se sinta mais motivado.

Lá em cima nós falamos sobre como o Estudaqui pode te ajudar a montar seu ciclo de estudos para a Polícia Civil, entretanto, além de organizar, ele também te ajuda a evoluir no estudo. Como? O app é capaz de:

  • acompanhar as porcentagens de acerto de questões, em qualquer celular ou tablet;
  • apresentar relatórios de conclusão de blocos e avanços no conteúdo;
  • controlar o histórico do que você já estudou;
  • indicar ações para melhoria de desempenho.

Quer mais?

Ele oferecerá num futuro breve um comparativo com os estudantes concorrentes que estudam para a mesma prova.

O Estudaqui é o único do mercado com tecnologia de criação de ciclos de estudo aprovada por Alexandre Meirelles, o inventor e maior especialista do Brasil em Ciclos de Estudo.

Acesse a plataforma e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar tempo e otimizar muito seus horários de estudo.

Um abraço, e bons estudos!