Cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil

Cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil: monte o seu com 4 passos

Os concursos públicos bancários estão entre os mais concorridos do país. Com nomes conhecidos de instituições respeitadas, como o Branco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, as provas da área bancária atraem inscritos que já se preparam há algum tempo e também iniciantes que ficam estimulados com a movimentação em torno do certame. Não importa em qual situação você se encaixa, preparamos um cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil que pode ser adaptado para concurseiros novatos ou experientes. 

O concurso do Banco do Brasil que aconteceu em 2018 recebeu 127 mil inscrições para o cargo de escriturário, oferecendo 60 vagas no total, sendo 30 para imediatas e 30 vagas para reserva. Ou seja, foram mais de 2.116 candidatos por vaga

É de se esperar que o número de candidatos dos concursos mantenham essa tendência de crescimento, afinal, com a instabilidade da economia brasileira, cada vez mais trabalhadores buscam pela segurança de ser aprovado em um concurso como este. 

Tudo o que falamos até aqui não foi para te assustar ou desmotivar. Ao contrário, nosso objetivo com a apresentação desses números é mostrar o quanto você precisa se dedicar para ser aprovado neste concurso público. 

A seguir, apresentamos algumas dicas e um cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil. Fique ligado!

Cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil em 3 etapas

Juntas, as etapas abaixo se tornam um guia importante para quem deseja aprender dicas para passar em concurso público

1. Conheça o edital e faça um levantamento sobre as matérias da prova

Você não espera ser aprovado em um concurso público sem saber o que cairá na prova, não é mesmo?

Por mais que pareça óbvio, muitos concurseiros sequer leem o edital da prova que irão prestar. Para essas pessoas o estudo é guiado pelo cursinho ou pela apostila. 

Não faça isso! 

Você precisa entender o que o edital está falando e fazer uma análise das matérias que serão cobradas na sua prova. 

Se você já estuda há algum tempo, marque os conteúdos com os quais você já teve contato e vai precisar fazer apenas uma revisão.

Se você é iniciante ou mesmo se já estuda a algum tempo, indique quais são as disciplinas com as quais você possui facilidade e as que você tem dificuldade ao estudar. Tudo isso será importante na hora de montar seu plano de estudo para concurso.

No último concurso (2018), a prova era composta de conteúdos de:

  • Língua portuguesa;
  • Língua inglesa;
  • Matemática;
  • Atualidades do mercado financeiro;
  • Probabilidade e estatística;
  • Conhecimentos bancários;
  • Informática.

O volume de matérias não é extenso, mas dentro de cada uma delas, as subdivisões em conteúdos é significativo. Por isso, tente entender o que é pedido “dentro” de cada uma dessas disciplinas macro, e análise como indicado acima:

  • quais você já tem domínio;
  • com quais tem facilidade ou dificuldade. 

2. Reúna seu material

Você está pensando em estudar para concurso público sozinho, em cursinho ou com um coach? Qualquer opção é bastante eficiente, basta se organizar. 

Para quem pretende seguir essa caminhada sozinho, e deseja aprender como estudar em casa para concurso público, a dica é reunir materiais que sejam relevantes para sua prova. Aqui podem entrar apostilas, videoaulas que você encontra na internet, podcasts, provas anteriores, que servirão para você treinar e revisar o conteúdo com exercícios que caem nos certames, entre outros. 

Novamente é importante que você esteja concentrado no que o edital pede para não estudar mais, nem menos, do que o solicitado. 

Com as matérias e os materiais em mãos, é hora de montar o seu cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil. 

3. Organize sua rotina 

Essa é uma etapa valiosa para criar o seu cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil, principalmente se você tiver outros compromissos fixos em seu dia a dia, como trabalho ou faculdade. 

Muitas pessoas que prestam a prova do Banco do Brasil buscam um plano de estudo para concurso para quem trabalha, se este for o seu caso você está no lugar certo, afinal, no tópico a seguir vamos te ensinar a montar um cronograma em formato de ciclo, o que é ideal para casos assim. 

Entretanto, antes de chegarmos é importante que você compreenda que mesmo o mais flexível dos planos de estudo exigirá que você separe alguns períodos da semana para estudar.  

Algumas dicas para aproveitar melhor o seu dia são:

  • acorde 2 horas mais cedo do que o de costume e estude antes de encarar o dia de trabalho. É provável que assim você assimile melhor o conteúdo, já que estará com a cabeça descansada;
  • estude depois do trabalho. Chegue a sua, coma e tome um banho, depois sente na cadeira de estudo e dedique-se a sua prova. Não vá dormir muito tarde para poder acordar cedo, como indicamos acima;
  • aproveite o final de semana para estudar! Pois é, não dá para dar bobeira! Final de semana de concurseiro é para se dedicar à prova. É claro que você também merece um descanso, então, permita-se ir ao cinema ou encontrar alguns amigos no sábado a noite, mas sem exageros, afinal você precisa estar bem para o dia seguinte ser produtivo;
  • vá e volte do trabalho ouvindo aulas em áudio. Você só precisa de um fone de ouvido e um smartphone (ou usar o som do carro mesmo);
  • na hora do almoço dê uma passada de olho em algum resumo para concurso. Os mapas mentais são ótimas opções para esses momentos.  

Com as dicas acima, você já terá um cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil organizado, falta só “encaixar” as matérias. Perceba que sua rotina estará focada na prova do concurso.

Para fecharmos com chave de ouro este tópico, indicamos o vídeo abaixo, com Alexandre Meireles dando dicas eficiente para quem trabalha e deseja estudar para concurso.  

4. Cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil [modelo ciclo de estudo]

Existem diferentes exemplos de plano de estudo, entretanto, vamos nos concentrar em explicar o ciclo de estudo, método criado por Alexandre Meireles, que otimiza seu tempo e ainda te mantém mais motivado para cumprir sua rotina de estudos para concurso

Para montar seu ciclo de estudos para o concurso do Banco do Brasil você pode seguir os passos abaixo: 

  1. Defina o tamanho do ciclo. Um ciclo de em 20 horas é uma boa opção;
  2. Organize a quantidade e o tempo dos blocos. Divida as matérias em blocos de no mínimo 1h e de no máximo 2h30, separando mais tempo para os conteúdos com os quais você tem mais dificuldade, até completar as 20 horas indicadas acima; 
  3. Distribua as matérias no ciclo, sempre alternando matérias teóricas com as de raciocínio lógico ou cálculo.

O ciclo vai ficar com um aspecto parecido com o do exemplo abaixo. Vale ressaltar que o exemplo abaixo é de um ciclo de estudo de um outro concurso público, e não do Banco do Brasil. Mas temos uma ótima notícia, veja o parágrafo abaixo.

O aplicativo de estudo da Estudaqui já tem a prova do Banco do Brasil cadastrada. Isso quer dizer que foi feito um levantamento minucioso e foram estudadas as estatísticas das provas passadas do BB para que nossa tecnologia monte para você um plano (ciclo) de estudo perfeito automaticamente. E o melhor, considerando as suas facilidades PESSOAIS em cada disciplina. Saiba mais sobre o estudaqui no final do artigo, continue lendo.

 Cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil

Se você quer mais detalhes sobre a construção de um ciclo de estudos, indicamos o post; “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”. E, também vamos mostrar abaixo, em mais detalhes, que o Estudaqui cria o seu ciclo com 1 clique. Isso mesmo, em 1 clique!

Antes, entretanto, é importante que você compreenda mais claramente os benefícios de adotar o ciclo de estudos ao organizar o seu cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil. Com esse método você ganhar:

  • mais produtividade ao estudar, pois sua mente não fica cansada com muitas horas concentrada em uma única disciplina; 
  • motivação, afinal, a cada bloco de estudo concluído você se sente avançando, o que torna sua evolução mais visível e gera um sentimento de competição com você mesmo;
  • organização do seu tempo. Você pode encaixar outros compromissos profissionais ou pessoais em sua rotina, sem atrapalhar seu cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil.

É importante que você use seus blocos de estudo não apenas para estudar conteúdos novos, mas também realizar revisões e se dedicar a exercícios para validar seu aprendizado.  

Leia mais em: Como estudar e memorizar o conteúdo? 5 métodos para concurso

Agora sim, o pulo do gato e a dica de ouro que você esperava, para montar o seu cronograma de estudo para o concurso do Banco do Brasil, em formato de ciclo. Acessando o aplicativo Estudaqui você só precisa fazer um cadastro, escolher o concurso que deseja e definir suas facilidades em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! 

Além de montar seu ciclo e organizar o tempo de estudo, o app também permite: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • apresenta relatórios de conclusão de estudo e avanços de conteúdo;
  • monta um histórico de tudo o que foi estudado;
  • indica ações para melhoria de desempenho. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, e bons estudos.